-
Se as tubulações de esgoto forem dimensionadas em regime de escoamento permanente e uniforme, a velocidade não mudará ao longo do tempo.
-
Errada.
Complementando
O escoamento pode ser considerado em regime permanente ou não-permanente. O escoamento permanente é utilizado para projeto, geralmente com as vazões máximas previstas para um determinado sistema hidráulico. O regime não-permanente permite conhecer os níveis e vazões ao longo do rio e no tempo, representando a situação real. Geralmente uma obra hidráulica que depende apenas da vazão máxima é dimensionada para condições de regime permanente e verificada em regime não-permanente.
Fonte: Águas Paraná.
-
a engenharia é sim uma ciência exata, mas não tão exata
acontece que no papel, no cálculo, é impossível colocar todas as variáveis que uma instalação pode depender em determinado sistema. Felizmente, o engenheiro dimensiona para a pior situação provável (que considera eventos imprevistos e margem de segurança)
no que tange ao sistema de coleta de esgoto, o dimensionar na maior vazão constante provável, não significa que ese escoamento será invariável. A cidade produz esgoto mais esgoto em intervalos diferentes do dia. Geralmente a maior vazão de esgoto produzida é o período de 9 a 13 horas (preparação do almoço) e de 17 a 20 horas (população está tomando banho depois do dia de serviço)
-
Segundo justificativa do CESPE: "JUSTIFICATIVA - ERRADO. Mesmo que as tubulações de esgoto sejam dimensionadas em regime permanente e uniforme, a vazão varia ao longo do tempo."
Então, na minha interpretação, simplesmente se explica por o dimensionamento não controlar 100% o regime de escoamento, sempre vai ter variações em situações reais.
-
Pegadinha a questão;
Realmente no movimento permanente, as variáveis hidráulicas NÃO variam com o TEMPO. E se é UNIFORME elas tb não variam no espaço.
O erro está em dizer que a vazão da rede de "esgoto não mudará"
No dimensionamento consideramos MPU (para simplificação dos cálculos), conforme as normas determinam, mas na realidade o esgoto não recebe uma vazão uniforme. Ela vai variar ao longo do dia.
Veja o que a NBR 9649 determina:
5.1.6 As lâminas d’água devem ser sempre calculadas admitindo o escoamento em regime uniforme e permanente, sendo o seu valor máximo, para vazão final (Qf), igual ou inferior a 75 % do diâmetro do coletor.
A NBR 12207 versão anterior ( de 1992), trazia essa informação:
4.2.3 Dimensionamento hidráulico
4.2.3.1 O regime de escoamento no interceptor é gradualmente variado e não-uniforme. Para o dimensionamento hidráulico, o regime de escoamento pode ser considerado permanente e uniforme.