SóProvas



Questões de Sistemas de Esgoto


ID
189409
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os meios empregados na remoção ou transformação das características dos esgotos definem diferentes processos de tratamento conforme o tipo de material que se prioriza remover. Entre os meios adequados para a remoção de sólidos grosseiros, em suspensão e sedimentáveis, estão:

Alternativas
Comentários
  • Se não fosse o QC eu NUNCA imaginaria o que são esses processos no tratamento de Efluentes.

    Brabo kkkk

    Gab.: C

  • http://www.ebah.com.br/content/ABAAAetioAI/tratamento-aguas?part=2#

     

    Quem quiser dar uma olhada, fala sobre o assunto

  • a) remoção de material miúdo em suspensão;

    b) remoção de óleos, graxas e sólidos flutuantes;

    c) remoção de sólidos grosseiros em suspensão e sedimentáveis;

    d) remoção de substâncias orgânicas dissolvidas, semidissolvidas e finamente particuladas;

    e) controle de doenças de veiculação hídrica.

  • Crivos, grades e desintegradores (picadores) - removem os sólidos grosseiros

    Caixa de areia e centrifugadores - removem os sólidos que sedimentam (os sólidos em suspensão irão sedimentar após os processos de coagulação e floculação)


ID
189412
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Saneamento ambiental é definido como o conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar salubridade ambiental para proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural por meio de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra E
     

    Justificativa
    Segue abaixo o conceito de Saneamento Ambiental segundo a FUNASA (2006).

    “O conjunto de ações socioeconômicas que têm por objetivo alcançar Salubridade Ambiental, por meio de abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, promoção da disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis e demais serviços e obras especializadas, com a finalidade de proteger e melhorar as condições de vida urbana e rural.” (BRASIL, 2006).

    As demais alternativas estão incorretas pelas seguintes razões:
    a)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água, controle de doenças transmissíveis e obras especializadas;
    b)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água e drenagem urbana;
    c)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água e resíduos sólidos;
    d)    Restringe saneamento ambiental a abastecimento de água e aponta o tipo de estação  e formas exclusivas de tratamento da água, algo que não entra no mérito conceitual. O que esta implícito no conceito de saneamento ambiental, acerca da componente abastecimento de água, é o fato de que a água utilizada para abastecimento deverá atender aos padrões de potabilidade para consumo humano, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde.

ID
191617
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Qualquer ocupação urbana gera impactos sobre o meio
de diferentes formas e graus, que se refletem na poluição do ar,
das águas e dos solos. Em particular, como se observa nas
Regiões Metropolitanas das grandes capitais brasileiras, a
combinação das atividades típicas de cidades, como moradia,
indústria e comércio, demanda facilidades de energia, transporte,
vias de acesso e etc, que acentuam os problemas de
contaminação dos solos, enchentes, doenças respiratórias e
outros. O gerenciamento das grandes metrópoles exige da
engenharia o conhecimento dos fatores causadores destes
problemas, das tecnologias disponíveis para prevenção, manejo
e remediação e ainda a existência de um arcabouço legal e
institucional para sua efetivação.

Águas residuárias industriais com altas concentrações de sulfatos, quando lançadas no sistema público de esgotos, sem pré-tratamento, NÃO provocam:

Alternativas
Comentários
  • Fontes de sulfato:
    - Solo: A maior parte dos sulfatos é solúvel em água.
    - Efluentes industriais: Celulose e papel, Química e etc.
    - Águas de drenagem da agro-indústria.

    O excesso de sulfatos pode acarretar:
    - Efeitos laxativos.
    - Corrosão de estruturas hidráulicas.
    - Toxicidade.
    - Maus odores.
    - Competição pelo substrato e inibição das metanobactérias.
  • 1.2.31 Sulfato
    O sulfato é um dos íons mais abundantes na natureza. Em águas naturais, a fonte de sulfato ocorre através da dissolução de solos e rochas e pela oxidação de sulfeto.
    As principais fontes antrópicas de sulfato nas águas superficiais são as descargas de esgotos domésticos e efluentes industriais. Nas águas tratadas, é proveniente do uso de coagulantes.
    É importante o controle do sulfato na água tratada, pois a sua ingestão provoca efeito laxativo. Já no abastecimento industrial, o sulfato pode provocar incrustações nas caldeiras e trocadores de calor. Na rede de esgoto, em trechos de baixa declividade onde ocorre o depósito da matéria orgânica, o sulfato pode ser transformado em sulfeto, ocorrendo a exalação do gás sulfídrico, que resulta em problemas de corrosão em coletores de esgoto de concreto e odor, além de ser tóxico.
    Fonte: SIGNIFICADO AMBIENTAL E SANITÁRIO DAS VARIÁVEIS DE QUALIDADE DAS ÁGUAS E DOS SEDIMENTOS E METODOLOGIAS ANALÍTICAS E DE AMOSTRAGEM - CETESB - 2009

     
  • "Os diversos ramos industriais têm apresentado efluentes com concentrações de poluentes acima dos limites permitidos. O sulfato é um desses compostos e devido à dificuldade em diminuir sua concentração na própria fonte geradora é necessário conhecer o limite máximo que uma estação de tratamento de esgotos pode receber sem reduzir sua performance operacional.
    Os resultados obtidos durante a operação de um sistema completo, em escala de laboratório, contemplando decantação primária, tanque de aeração, decantação secundária e digestão anaeróbia, possibilitaram a determinação de limite seguro de tratamento de esgotos contendo sulfato. Em relação ao sistema aerado, verificou-se que o sulfato não altera as características de sedimentabilidade do lodo, não interfere na remoção de matéria orgânica, não interfere no processo de nitrificação e não afeta a microbiologia. Destacam-se os seguintes pontos: a eficiência de remoção de DQO no sistema aerado foi em média superior a 80%; o IVL esteve na faixa de 50 a 100 ml/g; não houve desenvolvimento de bactérias filamentosas. O sistema anaeróbio foi monitorado para verificar a influência da redução do sulfato a sulfeto. Os parâmetros monitorados foram à remoção de DQO, destruição de sólidos totais voláteis, alcalinidade, acidez e produção de biogás. Verificou-se que a remoção de DQO e a produção de gás são os primeiros parâmetros a serem afetados. Os resultados obtidos, ao longo de 10 meses de monitoramento, permitem concluir que a concentração limite para recebimento de sulfato em uma estação de tratamento de esgotos é de 1.000 mg/L."

    http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/mexico26/ii-125.pdf - INFLUÊNCIA DE ALTAS CONCENTRAÇÕES DE SULFATO NA REMOÇÃO CARBONÁCEA, NITRIFICAÇÃO E DIGESTÃO ANAERÓBIA EM ESTAÇÕES DE TRATAMENTO DE ESGOTO
  • item e):" intumescimento filamentoso dos lodos ativados": Perda de lodo biológico na saída do decantador secundário provocado pela falta de decantabilidade dos micro-organismos presentes no massa biológica. (SVI >=150).Geralmente causado pela presença de microorganismos filamentosos em excesso.

  • A presença de CaCO3 (carbonato de cálcio) está relacionada especificamente ao indicador químico de dureza.

     

    E a água dura causa problemas de incrustação. Pois o cálcio e o magnésio dissolvidos na água se cristalizam de forma desordenada e estes cristais se aderem um ao outro e às superfícies de contato, produzindo de imediato, crostas firmes e sólidas que tem um efeito danoso no fluxo da água.


ID
208756
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação aos processos de tratamento de esgoto em uma estação de tratamento de esgoto (ETE).

Alternativas
Comentários
  • Conferir:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_de_tratamento_de_%C3%A1guas_residuais#Fases_do_tratamento
  • A questão tem mais de uma resposta possível:

    Pacheco Jordão e Arruda Pêssoa, no livro Tratamento de Esgotos Domésticos (pág. 98) dizem:

    Tratamento Secundário:
    • Filtração Biológica;
    • Processos de Lodos Ativados; e
    • Lagoas de Estabilização aeróbias (facultativa, aerada).
    Tratamento Terciário:
    • Processos de remoção de organismos patogênicos;
    • Processos de remoção de nutrientes; e
    • Processos de tratamento avançado (filtração final, absorção por carvão, membranas).
    Diante do exposto, as alternativas B e D estão corretas.
  • Pra mim são as mesmas duas alternativas corretas.

    a) A remoção de nutrientes, 
    metais pesados e compostos não biodegradáveis ocorre no tratamento secundário. ERRADO.

    b) A eliminação de microrganismos patogênicos ocorre no tratamento terciário. CERTO. Só vejo esta alternativa errada se a banca considerar que a eliminação ocorre APENAS no tratamento terciário.

    c) A digestão do lodo é um processo típico do tratamento secundário. ERRADO. Embora a digestão do lodo possa ocorrer no tratamento secundário, ela não é um processo típico desta etapa, mas sim a redução da carga orgânica do efluente.

    d) A remoção da matéria orgânica por tratamento biológico ocorre no tratamento secundário. CERTO. O certo pra mim seria "redução da concentração da matéria orgânica".

    e) A remoção de areia ocorre no tratamento primário do esgoto. ERRADO, por que ocorre no tratamento preliminar.
  • A remoção ou eliminação de microrganismos patogênicos ocorre durante praticamente todo tratamento, sendo necessário um tratamento terciário quando é verificado altas concentrações desses microrganismos no afluente, ou falta de eficiência nos tratamentos anteriores. Ou seja, a remoção não acontece APENAS no terciário, como parece que a banca avaliou.

    A questão d) esta perfeita, já que especifica que a remoção citada é no tratamento biológico.

    As demais alternativas, já foram explicadas anteriormente.

    Abraços.
  • A banca foi um pouco infeliz nessa questão, mas é fato que a maior parte dos patogênicos são removidos durante o processo de remoção da matéria organica.

  • Esse é o tipo de questão que pega o candidato direto "no tornozelo" kkkkkkkk
    Força pessoal!

  • a) ERRADA - No nível secundário ocorre degradação de compostos biodegradáveis (reatores biológicos).

    b) ERRADA - A eliminação de microrganismos patogênicos ocorre ao longo do tratamento (todos os níveis)

    c) ERRADA - Não é típico do nível secundário (retirada de substâncias biodegradáveis).

    d) CORRETA - No nível secundário (Filtros biológicos; lodos ativados, lagoas de estabilização; lagoas aeradas).

    e) ERRADA - Ocorre no tratamento preliminar (gradeamento; peneiras, caixa de areia; caixa de gordura).

    Fonte:Apostila-Fundamentos-do-Controle-de-Poluição-das-Águas.pdf


ID
208783
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os processos de tratamento de água residuária são reunidos em grupos distintos, ou seja, os físicos, os químicos e os biológicos. Assinale a alternativa correta em relação aos processos de tratamento de água residuária.

Alternativas
Comentários
  • Águas residuais ou residuárias são todas as águas descartadas que resultam da utilização para diversos processos. Exemplos:

    Águas residuais domésticas: provenientes de banhos, provenientes de cozinhas, provenientes de lavagens de pavimentos domésticos.

    Águas residuais industriais: resultantes de processos de fabricação.

    Águas de infiltração: resultam da infiltração nos coletores de água existente nos terrenos.

    Águas urbanas: resultam de chuvas, lavagem de pavimentos, regas, etc.

  • a) Seria processos físicos e não químicos.
    b)Correta. Os processos citados são utilizados para remoção de de sólidos não removidos no processos fisícos, sendo necessário utilização de produtos químicos.
    c) A massa biológica é recirculada em contato com a matéria orgânica.
    d) Essas substância possuem a densidade MENOR que a água.
    e) As algas, na verdade, "roubariam" o oxigênio necessário a ação a biomassa presente no sistema. Alternativa confusa.
  • Complemento da alternativa E

    OBS:. As Lagoas aeradas não possuem algas, ja que nestas lagoas, há aeradores mecânicos, que fazem o papel das algas. Somente a lagoa facultativa que possui algas, pois nesta não há aerador mecanico para suprir a quantidade de oxigenio

     

    GAB. B

  • B) Não concordo que esteja certa, a cloração tem a função de remover os organismos patogênicos (desinfecção) e não a remoção de sólidos em suspensão coloidal ou mesmo dissolvidos.

    C) Errada. Fundamento: O lodo depositado no fundo do decantador secundário é recirculado ao tanque de aeração a fim de aumentar a concentração de microrganismos para estabilizar a matéria orgânica.

    https://tratamentodeagua.com.br/artigo/sistema-lodos-ativados/

    D) Errada. Fundamento: A água, padrão de referência, tem densidade de 1, 000 kg/m³, por definição. Já os óleos variam entre 700 kg/m³ e 950 kg/m³. Esse é o motivo pelo qual a maioria dos óleos flutua em água: são menos densos que ela.

    https://www.alsglobal.com/%2Fpt-br%2Fnews%2Fartigos%2F2018%2F09%2Fanlise-da-densidade-do-leo-quando-e-por-que-fazer#:~:text=A%20%C3%A1gua%2C%20padr%C3%A3o%20de%20refer%C3%AAncia,s%C3%A3o%20menos%20densos%20que%20ela

  • Desde quando a cloração e neutralização do pH removem sólidos em suspensão e dissolvidos ?


ID
231457
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Relacione os componentes principais do processo de tratamento de esgoto urbano/doméstico por lodo ativado e os processos envolvidos:

1. Decantador primário assistido;
2. Reator biológico;
3. Digestor anaeróbico;
4. Gradeamento grosso;
w - Processo aeróbico a céu aberto;
x - Separação de sólidos grosseiros;
y - Sedimentação e precipitação química;
z - Digestão microbiológica de lodo com formação de metano.

A associação correta é

Alternativas
Comentários
  • O funcionamento de uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE) compreende basicamente as seguintes etapas: pré-tratamento (gradeamento e desarenação), tratamento primário (floculação e sedimentação), tratamento secundário (processos biológicos de oxidação), tratamento do lodo e tratamento terciário (polimento da água).


ID
231514
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O desenvolvimento de técnicas de separação, por membranas, representa um grande avanço no campo de tratamento de água.

É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • em ordem decrescente do tanto dos poros: micro, ultra e nanofiltracao 

     

    A ultrafiltração utiliza pressões semelhantes à microfiltração, a grande diferença está no tamanho dos poros da membrana, que são bem menores, com 0,01 micrômetros de diâmetro. Esses poros conseguem separar macromoléculas do leite, como algumas proteínas, sendo o processo de membranas mais utilizado na indústria de laticínios.

     nanofiltração utiliza pressões maiores, que vão até 4 bar. Os poros também são menores, com média de 0,001 micrômetros de diâmetros, sendo possível separar moléculas pequenas, com peso molecular entre 250 e 1000 Daltons, como a lactose e os minerais do leite. 

    A osmose reversa é o processo de membrana que requer altíssimas pressões, de 4 até 10 bar. Alguns processos chegam a utilizar 70 bar. Os poros são menores que 0,001 micrômetros e a tecnologia é capaz de deixar passar apenas água pelas suas membranas, retendo inclusive íons. 
    A osmose reversa é utilizada na dessalinização da água do mar para consumo, purificação de água para caldeiras e produção de fármacos e produtos químicos. Esses sistemas requerem grandes estruturas e o custo é bastante alto.
     


ID
231517
Banca
VUNESP
Órgão
CETESB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em consequência do despejo de esgoto urbano, sem tratamento, em rios e lagoas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • EUTROFIZAÇÃO.

  •  a)a quantidade de oxigênio dissolvido na água aumenta. DIMINUI

     b)a concentração de fosfato e nitrato diminui. AUMENTA

     c)a quantidade de bactérias anaeróbicas diminui. AEROBIAS

     d)a concentração de fosfato e nitrato aumenta.

     e)a competitividade pelos nutrientes favorece espécies de peixes. DESFAVORECE, o oxigenio diminui, entao eh ruim para os peixes


ID
848017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPOG
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a projeto e execução de obras de saneamento, julgue o   item  a seguir.


No dimensionamento da rede coletora de esgoto, o coeficiente de retorno equivale à relação volumétrica entre o esgoto recolhido e o consumo de água.

Alternativas
Comentários
  • certissimo, o coeficiente de retorno é esgoto recolhido/agua fornecida

    geralmente é considerado o valor de 80% 

  • Fiquei em dúvida com a palavra recolhido. Segundo a NBR 9649, diz que é a relação entre volume produzido e água consumida.


ID
1020934
Banca
IBFC
Órgão
PC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere o texto a seguir, relacionado com esgoto, dividido em três segmentos, para responder a questão.

I. Os sistemas de coleta e tratamento dos esgotos sanitários compreendem, especificamente, as redes de coleta de esgotos (coletores), as estações de tratamento e a disposição de efluentes e lodo.

II. Os impactos ambientais são decorrentes das obras / supressão de cobertura vegetal, poeira, ruídos, etc - e da operação do sistema - riscos de acidentes, ocorrência de odores fétidos em estações de tratamento de esgotos (ETE's),

III. além dos impactos potenciais relativos à disposição do lodo, que pode contaminar o solo, as águas superficiais e subterrâneas.

Com respeito a atividade de saneamento ambiental, está(ão) correta(s) a(s) afirmação(ões) descrita(s) em:

Alternativas
Comentários
  • i - Errada (Os sistemas de coleta e tratamento dos esgotos sanitários compreendem as redes de coleta e transporte de esgotos (coletores, interceptores e emissários), as estações elevatórias, as estações de tratamento e a disposição de efluentes e lodo.)

  • http://www.deltasaneamento.com.br/noticia/31/saneamento-ambiental-atraves-de-coleta-e-tratamento-de-esgotos#.WM8DqyNv_qA Questão retirada desse site...o branquinha sem vergonha viu
  • Os sistemas de coleta e tratamento dos esgotos sanitários compreendem as redes de coleta e transporte de esgotos (coletores, interceptores e emissários), as estações elevatórias, as estações de tratamento e a disposição de efluentes e lodo.

    Os impactos ambientais são decorrentes das obras / supressão de cobertura vegetal, poeira, ruídos, etc - e da operação do sistema - riscos de acidentes, ocorrência de odores fétidos em estações de tratamento de esgotos (ETE's), além dos impactos potenciais relativos à disposição do lodo, que pode contaminar o solo, as águas superficiais e subterrâneas.


ID
1263943
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O trecho final da tubulação, que conduz o esgoto até a rede pública ou ao sistema de esgoto individual, é denominado

Alternativas
Comentários
  • O coletor predial é o trecho de tubulação compreendido entre a última inserção de subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga, ou caixa de inspeção geral e o coletor público ou sistema particular.

    Leia mais em: 

    Copyright © E-Civil


ID
1325761
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Rede coletora, linhas de recalque, estações de tratamento e ligações prediais e intradomiciliares são consideradas etapas do processo de implantação do seguinte projeto:

Alternativas
Comentários
  • saneamento basico? Saneamento básico é a atividade relacionada ao abastecimento de água potável, o manejo de água pluvial, a coleta e tratamento de esgoto, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos e o controle de pragas e qualquer tipo de agente patogênico, visando à saúde das comunidades.

     

    ERREI pensei esgoto e saneamento basico ser sinonimos, mais inclui a agua potavel. 

     

    Questao boa pra entender a diferença

  • Saneamento básico é o conjuto de processos (tratamento água, resíduo sólido, Esgoto, pluvial, limpeza das ruas).

     


ID
1366846
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Entre as partes constituintes dos sistemas de esgotos sanitários, há os interceptadores.

Pertencem a esse tipo os(as)

Alternativas
Comentários
  • Interceptadores ou Interceptores: São tubulações implantadas ao longo dos cursos d'água, que têm as funções de receber os esgotos coletados pelas redes coletoras e conduzi-los ao emissário ou diretamente às estações de tratamento. São assim denominados por interceptar ou impedir que os efluentes das redes coletoras sejam lançados nos rios ou córregos sem tratamento. Exemplo: interceptor oceânico de Santos que coleta 90% dos esgotos domésticos (instalado ao longo da praia ~8 km), conduz até a ETE e os esgotos depois de tratados são lançados em alto mar através de emissário submarino.

    Sifão Invertido: trecho de conduto rebaixado e sob pressão, com a finalidade de passar sob obstáculos que não podem ser transpassados em linha reta.
  • Que questão mal elaborada... Péssima! Não faz nenhum sentido.


ID
1366855
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Conforme a NBR 7229:1993 (Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos), o uso do sistema de tanque séptico é indicado para a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: alternativa A

    NBR 7229/1993 - Projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos

    Item 4.2. Indicação do sistema:

    O uso do sistema de tanque séptico somente é indicado para:

    [...]

    c) retenção prévia dos sólidos sedimentáveis, quando da utilização de rede coletora com diâmetro e/ou declividade reduzidos para transporte de efluente livre de sólidos sedimentáveis.

    -------------------

    Sobre a alternativa E, essa definição me parece a do sumidouro segundo essa mesma norma. Por isso ela está errada. É propriamente a função do sumidouro e não uma situação indicada para uso da fossa séptica.

    Veja:

    item 3.29. Sumidouro ou poço absorvente: Poço seco escavado no chão e nao impermeabilizado, que orienta a infiltração de água residuária (Líquido que contém resíduo de atividade humana) no solo.

     


ID
1367269
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo a Resolução CONAMA nº 430/2011, as condições e padrões para efluentes de sistemas de tratamento de esgotos sanitários admitem valores máximos de temperatura e de demanda bioquímica de oxigênio (DBO - 5 dias, 20°C), respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A

    Das Condições e Padrões para Efluentes de Sistemas de Tratamento de Esgotos Sanitários

    Art. 21. Para o lançamento direto de efluentes oriundos de sistemas de tratamento de esgotos sanitários deverão ser obedecidas as seguintes condições e padrões específicos:

    I - Condições de lançamento de efluentes:

    a) pH entre 5 e 9;

    b) temperatura: inferior a 40°C, sendo que a variação de temperatura do corpo receptor não deverá exceder a 3°C no limite da zona de mistura; 

    c) materiais sedimentáveis: até 1 mL/L em teste de 1 hora em cone Inmhoff. Para o lançamento em lagos e lagoas, cuja velocidade de circulação seja praticamente nula, os materiais sedimentáveis deverão estar virtualmente ausentes;

    d) Demanda Bioquímica de Oxigênio-DBO 5 dias, 20°C: máximo de 120 mg/L, sendo que este limite somente poderá ser ultrapassado no caso de efluente de sistema de tratamento com eficiência de remoção mínima de 60% de DBO, ou mediante estudo de autodepuração do corpo hídrico que comprove atendimento às metas do enquadramento do corpo receptor.

    e) substâncias solúveis em hexano (óleos e graxas) até 100 mg/L; e

    f) ausência de materiais flutuantes


  • se a temperatura é inferior a 40,   no caso 40 é superior a máxima !!! o que deixaria a alternativa A errada 

  • Coloquei a alternativa a, mas acho que está errada. A temperatura é inferior a 40○C e não superior a 40○C


ID
1413073
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação aos sistemas de tratamento de esgotos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • disposição final: após o tratamento, os esgotos podem ser lançados ao corpo
    d’água receptor ou, eventualmente, aplicados no solo. Em ambos os casos, há
    que se levar em conta os poluentes eventualmente ainda presentes nos esgotos
    tratados, especialmente organismos patogênicos e metais pesados. As tubulações
    que transportam estes esgotos são também denominadas emissário.

     

    MANUAL DE SANEAMENTO FUNASA

  • A) INCORRETA. PODE utilizar as águas provenientes do tratamento de esgotos, no setor urbano (reúso da água).

    As águas de qualidade inferior, tais como esgotos, particularmente os de origem doméstica, águas de dernagem agrícola e águas salobras, devem, sempre que possível, ser consideradas como fontes alternativas para usso menos restritivos. O uso de tecnologias apropriadas para o desenvolvimento dessas fontes é hoje, junto com a melhoria da eficiência do uso e o controle da demanda, a estratégia básica para a solução do problema da falta unversal de água.

    Embora a prática de reúso seja uma ferramenta bastante útil para minimizar os problemas de escassez de água, principalmente em regiões urbanas e industrializadas, a adoção dessa deve ser devidamente planejada de maneira a minimizar os riscos sobre a saúde humana e sobre o desempenho das atividades nas quais está sendo aplicado o reúso.

    De maneira geral, esgotos tratados podem, no contexto urbano, ser utilizados para fins potáveis e não potáveis.

    B) CORRETA. Emissário: conduto final de um sistema de esgotos sanitários, destinado ao afastamento dos efluentes da rede para o ponto de lançamento (descarga), sem receber contribuições no caminho.

    C) INCORRETA. As caixas de areia têm função de remover sólidos grosseiros sedimentáveis.

    D) INCORRETA. A remoção de gordura ocorre no tratamento PRELIMINAR do sistema de tratamento de esgotos.

    E) INCORRETA. O tratamento avançado compreende REMOÇÃO DE NUTRIENTES e COMPOSTOS ORGÂNICOS.

     

  • mas os emisarios, não seriam por acaso para despejar o o esgoto tratado ...

  • Para mim interceptores levam até a ete... emissários são depois da ete.

  • Resposta muito teorica, afastando-se da realidade vista, principalmente quanto a emissarios submarinos.

  • os emissários não encaminham PARA as ETE'S e sim DAS ETE's PARA O MAR

    Para mim não tem gabarito.

    os emissários constituem o conduto final de um sistema de esgotos, afastando os efluentes (V) e encaminhando-os para as estações de tratamento.(F)

  • Emissários não necessariamente precisam fazer a disposição final, como estamos acostumados a ver com emissários submarinos.


ID
1413079
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um elevado valor da Demanda Bioquímica de Oxigênio - DBO em um corpo de água significa

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    A decomposição da matéria orgânica de um curso de água é feita, inicialmente, por bactérias aeróbias, que utilizam o oxigênio dissolvido no meio. Quanto maior for a quantidade de matéria orgânica, maior a necessidade (demanda) de oxigênio para sua oxidação. Assim, quando se lança esgoto, contendo matéria orgânica, em um corpo de água, aumenta-se a demanda de oxigênio necessário às bactérias, para decompô-la.

    Essa necessidade é expressa por um parâmetro denominado DEMANDA BIOQUÍMICA DE OXIGÊNIO - DBO, o qual expressa a quantidade de oxigênio a ser usada pelos microrganismos, durante oxidação aeróbia da matéria orgânica.

  • A quantidade de oxigênio dissolvido na água NECESSÁRIA para a decomposição da matéria orgânica é chamada Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO). Em outras palavras, a DBO é o oxigênio que vai ser respirado pelos decompositores aeróbios para a decomposição completa da matéria orgânica lançada na água. Então, quanto mais esgoto, mais matéria orgânica, será NECESSÁRIO mais oxigênio, pois essas bactérias precisarão dele para decompor o esgoto.

  • DBO: Quantidade de oxigênio requerida por microrganismos aeróbios para a oxidação de compostos orgânicos presentes na fase líquida

    Importância Sanitária:

    Avaliação indireta da quantidade de material orgânico biodegradável presente na fase líquida


ID
1413082
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Se o efluente apresenta valor de DBO próximo ao valor do Demanda Química de Oxigênio - DQO significa que

Alternativas
Comentários
  • O esgoto é considerado biodegradável quando a relação DQO/DBO é menor que 5. 

  • A DQO, via de regra, é maior que a DQO. Quando analizamos a relação DQO/DBO verificamos o grau de biodegradabilidade de um elfluente, pois quando menor for este valor mais matéria orgânica biodegradável terá no efluente, exemplo:

    DQO/DBO = 7 ou seja, 7 unidades de DQO para  1 unidade DBO ( efluente com pouca matéria orgânica, menos biodegradabilidade)

    DQO/DBO = 2 ou seja, 2 unidades de DQO para 1 unidade DBO  (efluente com pouca matéria orgânica, menos biodegradabilidade)

     

    Assim, para um mesmo efluente, a relação DQO/DBO expressa muito sobre que tipo de oxi‑ dação será efetiva na degradação da carga orgânica presente. Para um dado efluente, se a relação DQO/ DBO < 2,5 o mesmo é facilmente biodegradável. Se a relação 5,0 < DQO/DBO ≥ 2,5 este efluente irá exigir cuidados na escolha do processo biológico para que se tenha uma remoção desejável de carga orgânica, e se DQO/DBO > 5, então o processo biológico tem muito pouca chance de sucesso, e a oxidação química aparece como um processo alternativo (JARDIM e CANELA, 2004).

    JARDIM, WILSON F.; CANELA, MARIA CRISTINA. 2004. Fundamentos da Oxidação Química No Tratamento de Efluentes e Remediação de Solos. UNICAMP. Campinas.


ID
1422646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A implementação de sistemas de abastecimento de água, de coleta e tratamento de esgotos e de resíduos sólidos urbanos, industriais e especiais contribui, de forma significativa, para a melhoria da qualidade ambiental. Com relação a saneamento ambiental, julgue o item.

Nas regiões com regime de chuvas torrenciais, a construção do sistema de esgotamento sanitário unitário demanda o uso de tubulações de grandes diâmetros, apresenta custos iniciais elevados, torna propensa a ocorrência de refluxo do esgoto sanitário para o interior das residências, em caso de chuvas, e pode ocasionar mau cheiro em determinados pontos do sistema.

Alternativas
Comentários
  • 1.3.4. Comparação entre os Sistemas

    A evolução dos sistemas de esgotamento deu origem a dois tipos com características bem distintas, principalmente do ponto de vista da quantidade e qualidade das vazões transportadas, o Sistema Unitário e o Separador Absoluto, sendo este último o mais empregado nos tempos contemporâneos. Para melhor entender esta preferência pode-se elaborar uma série de comparações como as relacionadas a seguir:

    a) Desvantagens do Sistema Unitário

    1. dificulta o controle da poluição a jusante onerando o  tratamento, em virtude dos grandes volumes de esgotos coletados e transportados em épocas de cheias e, conseqüentemente, o alto grau de diluição em contraste com as pequenas vazões escoadas nos períodos de estiagem, acarretando problemas hidráulicos nos condutos e encarecendo  a manutenção do sistema;exige altos investimentos iniciais na construção de grandes galerias necessárias ao transporte das vazões máximas do projeto;tem funcionamento precário em ruas sem pavimentação, principalmente de pequenas declividades longitudinais, em função da sedimentação interna de material oriundos dos leitos das vias públicas;implicam em construções mais difíceis e demoradas em conseqüência das suas dimensões, criando maiores dificuldades físicas e no cotidiano da população da área atingida.
    b) Vantagens do Sistema Separador Absoluto permite a implantação independente dos sistemas (pluvial e sanitário) possibilitando a construção por etapas e em separado de ambos, inclusive desobrigando a construção de galerias pluviais em maior número de ruas;permite a instalação de coletores de esgotos sanitários em vias sem pavimentação, pois esta situação não interfere na qualidade dos esgotos sanitários coletados;permite a utilização de peças pré-moldadas denominadas de tubos, na execução das canalizações devido a redução nas dimensões necessárias ao escoamento das vazões, reduzindo custos e prazos na implantação dos sistemas;acarreta maior flexibilidade para a disposição final das águas de origem pluvial, pois estes efluentes poderão ser lançados nos corpos receptores naturais da área (córrego, rios, lagos, etc) sem necessidade prévia de tratamento o que acarreta redução das seções e da extensão das galerias pluviais;reduz as dimensões das estações de tratamento facilitando, conseqüentemente, a operação e manutenção destas em função da constância na qualidade e na quantidade das vazões a serem tratadasDiante destas circunstâncias é quase inconcebível nos dias de hoje, serem projetados sistemas unitários de esgotamento. Em vários países (entre estes o Brasil) é obrigatório o emprego do sistema separador absoluto. Um exemplo de sistema unitário moderno é o da Cidade do México, onde praticamente toda a água residuária gerada na área urbana é canalizada para utilização em áreas agrícolas irrigáveis.

  • o sistema unitario é bom para regioes que tem precipitacao constante ao longo do ano. o que evita que ocorrao eventos de cheia mto grandes. 


ID
1498795
Banca
IDECAN
Órgão
INMETRO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A água utilizada pela indústria para lavagem de máquinas, tubulações e pisos, em sistemas de resfriamento, na geração de vapor etc, contamina-se a tal ponto que, muitas vezes, não pode ser descartada diretamente em um manancial. Tal água, denominada efluente, quando apresenta alterações físicas, química ou biológica acima dos padrões estabelecidos por lei, deve ser convenientemente tratada. Sobre os processos de tratamento aplicados, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Lodo ativado - é o floco produzido num esgoto bruto ou decantado pelo crescimento de bactérias zoóeleas ou outras, na presença de oxigênio dissolvido, e é acumulado em concentração suficiente graças ao retorno de outros flocos previamente formados.

    A concentração de biomassa no reator é bastante elevada, devido à recirculação dos sólidos (bactérias) sedimentados no fundo do decantador secundário. A biomassa permanece mais tempo no sistema do que o líquido, o que garante uma elevada eficiência na remoção de DBO. Há necessidade da remoção de uma quantidade de lodo (bactérias) equivalente à que é produzida. Este lodo removido necessita de uma estabilização na etapa de tratamento do lodo. O fornecimento de oxigênio é feito por aeradores mecânicos ou ar difuso. A montante de reator há uma unidade de decantação primárias, de forma a remover os sólidos sedimentáveis do esgoto bruto.

     

     

  • a) lagoas aeradas facultativas são projetadas para operar com energias superiores às das lagoas aeradas aeróbias. 

    Errado

    Obs:. As lagoas aeradas facultativas gastam menos energia pelo fato de ser um processo que utiliza algas para produzir oxigênio (menos gasto). Já as aeradas gastam mais energia por utilizarem aeradores mecânicos para produzir oxigênio (mais gasto).

     

     b) não é possível remover organismos patogênicos e matéria orgânica não biodegradável com o tratamento terciário. 

     Errado

    Obs:. É possível sim. Inclusive, o tratamento utilizado para remoção de patogênicos é a cloracao. 

     

    c) lodo ativado é um processo de tratamento biológico baseado na oxidação de matéria orgânica por bactérias aeróbias  e facultativas em reatores biológicos seguida de decantação. 

    CERTO.

     

     d) em  lagoas aeradas aeróbias, a aeração é mantida de  forma que  toda a biomassa esteja uniformemente distribuída  pela massa líquida, ocorrendo, por consequência, sedimentação de lodo. 

    ERRADO

    ObS:. NAO NECESSARIAMENTE. É MANTIDO SIM A AERACAO, NO ENTANTO, A SEDIMENTACAO DO LODO NAO E CONSEQUENCIA DA AERACAO E SIM DA AÇÃO DOS MICROORGANISMOS AEROBIOS

     

     e) retirados  os  materiais  grosseiros  do  efluente,  busca-se  remover  o  material  em  suspensão,  sendo  necessário  o  emprego de equipamentos com o tempo de retenção igual ao tratamento preliminar.

    Errado

    Obs:. Nao e necessário equipamento o emprego de equipamento e sim de coagulantes para juntar os flocos

  • Sobre a letra D:

    Nessas lagoas a aeração é mantida de forma que toda a biomassa esteja uniformemente distribuída pela massa líquida, não ocorrendo por consequência nenhuma sedimentação de lodo nessa lagoa.

    Fonte: https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2011/10/quimica_controle_ambiental.pdf


ID
2349940
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em um sistema de esgoto é prevista a construção de uma instalação denominada “visita”, que é uma câmara que possui uma abertura para o acesso de equipamentos, e trabalhadores para executar trabalhos de manutenção.
Assinale a alternativa que corresponde a uma situação de obrigatoriedade para a construção dessa instalação.

Alternativas
Comentários
  • câmara que possui uma abertura para o acesso de equipamentos, e trabalhadores para executar trabalhos de manutenção (pela descrçã, denomina-se PV). Para este caso, de acordo com a NBR 9649, é OBRIGATÓRIO quando existir reunião de mais de DOIS coletores (RESPOSTA A). 

    Em relação à alternativa C "Coletores que apresentam mudanças na direção, de declividade ou de diâmetro" , levando em consideração somente essas características, pode ser PV, TL (terminal de limpeza, TIL (tubo de inspeção e limpeza) ou CP.

    Sendo, assim, a ALTERNATIVA A mais adequada.

  • Na verdade, essa questão está passível de anulação. Segundo a NBR 9649 - 5.2.2 Garantidas as condições de acesso de equipamento para limpeza do trecho a jusante, pode ser usada caixa de passagem (CP) em substituição a poço de visita (PV), nas mudanças de direção, declividade, material e diâmetro, quando possível a supressão de degrau.

    A letra A também não está correta, pois no item 5.2.4 Tubo de inspeção e limpeza (TIL) pode ser usado em substituição a poço de visita (PV), nos casos previstos em 5.2.2, 5.2.3 e nos seguintes casos:
    a) na reunião de até dois trechos ao coletor (três entradas e uma saída);

    Ou seja, na reunião de 3 coletores ainda é possivel utilizar o TIL. Assim essa questão não tem  gabarito.

  • Amigo, ao meu ver a letra A está completamente correta. Pois na norma especifica até dois trechos, portanto até dois coletores.

    O que confunde é que na verdada dois trechos significam três entradas.


ID
2349946
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O plano de escoamento em projetos de redes de esgoto sanitário é definido pela topografia, de modo que o fluxo seja orientado no sentido do ponto de maior para o de menor cota, fazendo com que o escoamento seja sempre gravitário. O tipo de traçado da rede de esgoto que normalmente é utilizado em localidades que apresentam baixas declividades é

Alternativas
Comentários
  • Tipos de traçado de rede:

    - perpendicular - cidades atravessadas ou circundadas por cursos d'água; traçado dos coletores perpendicular aos cursos d'água;

    - Leque - terrenos acidentados, lembra um espinha de peixe; coletor-tronco corre peloas fundos dos vales, nele incidem os coletores prímários e secundários;

    - radial ou distrital - utilizado em cidades planas; dividi-se em setores independentes criando-se pontos baixos, que por sua vez recalcam os esgotos para o destino final; comum em cidades litorâneas


ID
2349958
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A realização de estudos referentes a alguns fatores que determinam o perfil do consumidor são fundamentais para a análise de uma instalação hidrossanitária. Um desses fatores é o coeficiente de retorno.
Um coeficiente de retorno elevado indica que

Alternativas
Comentários
  • Vazão de esgotos domésticos:

    VAZÃO MÉDIA DE ESGOTOS

    Coeficiente de retorno (R): razão entre a vazão de esgotos e a vazão de água.

    Varia de 40 a 100% → usual 80%

    Pequenas comunidades R ≈ 40%


    Fonte:https://docs.ufpr.br/~heloise.dhs/saneamento%20ambiental%20I/Aula22_TH018_2015.pdf


ID
2494816
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A ABNT NBR 9649:1986 estabelece definições e critérios para projetos de redes de esgotamento sanitário.


De acordo com essa norma,

Alternativas
Comentários
  •  a) os trechos da rede de esgotamento devem ser verificados pelo critério de tensão trativa média de valor mínimo de 1 Pa.   CORRETA

     b) os diâmetros das redes de esgotos são previstos, nas normas e especificações brasileiras relativas aos diversos materiais, com o valor mínimo de DN 150.   ERRADA

    DN mínimo de 100.

    .

     c) coletor principal é a tubulação da rede coletora que recebe apenas contribuição de esgotos de outros coletores.   ERRADA

    Coletor tronco - tubulação do sistema coletor  que recebe apenas as contribuições de outros coletores.

    Coletor principal é aquele de maior extensão dentro de uma mesma bacia.

    .

     d) terminal de limpeza é o dispositivo não visitável no final da rede coletora, que permite inspeção e introdução de equipamentos de limpeza.   ERRADA

    Terminal de limpeza (TL) é o dispositivo que permite a introdução de equipamentos de limpeza, localizado na extremidade a MONTANTE dos coletores.


ID
2494837
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Para a elaboração de um projeto de rede coletora de esgoto, é necessário determinar as vazões domésticas, industriais e de infiltração.

Considere os seguintes dados:


• População inicial (Pi): 250.000 hab.

• População final (Pf): 300.000 hab.

• Consumo de água efetivo per capita (q): 200 l/hab.dia.

• Coeficiente de retorno (C): 0,8.

• Coeficiente de máxima vazão diária (K1): 1,2.

• Coeficiente de máxima vazão horária (K2): 1,5.


Nesse sistema, os valores aproximados das vazões doméstica inicial e final são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Questão complicada alguem sabe como resolver?

  • Segundo a norma ABNT NBR 9649/1986 as contribuições médias inicial e final de esgoto doméstico são dadas pelas equações:

    a) Qi = k2 x Qmed (não inclui K1)

    b) Qf = k1 x k2 x Qmed

    Onde Qmed para inicio do plano é dado pela população inicial e Qmed para fim do plano pela população final.

  • Primeiro acha-se a geração de esgoto per capita, que é o consumo vezes o coeficiente de retorno (200 x 0,8 = 160l/hab.dia)

    Depois joga nas fórmulas:

    Qi = (Pi x qi x K2)/86.400 = (250.000 x 160 x 1,5)/86.400 = 695l/s 

    Qf = (Pf x qi x K2 x K1)/86.400 = (300.000 x 160 x 1,5 x 1,2)/86.400 = 1.000l/s

     


ID
2494882
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A ABNT NBR 12209:2011 dá as diretrizes para a elaboração de projetos hidráulico-sanitários de estações de tratamento de esgotos sanitários.


De acordo com essa norma,

Alternativas
Comentários
  • a) vazão de dimensionamento do decantador primário deve ser a máxima horária afluente à unidade

    b) correta

    c) a vazão de dimensionamento dos filtros biológicos percoladores deve ser a vazão média afluente à ETE

    d) a utilização da ozonização para desinfecção do esgoto tratado requer um efluente com concentração de sólidos totais em suspensão inferior a 10 mg/l. 


ID
2536351
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A norma NBR 9649/1986 recomenda que, em qualquer trecho da rede coletora, o menor valor da vazão a ser utilizado nos cálculos do dimensionamento da tubulação é:

Alternativas
Comentários
  • NBR 9649/1986 - 5 Condições específicas

     

    5.1.1.1 Inexistindo dados pesquisados e comprovados, com validade estatística, recomenda-se como o menor valor de vazão 1,5 L/s em qualquer trecho

  • Chutei no menor valor das opções e acertei hahahahaha


ID
2536354
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A utilização de Poços de Visita em redes coletoras de esgoto é considerada obrigatória na reunião de coletores

Alternativas
Comentários
  • O Poço de Visita (PV) deve ser obrigatoriamente usado nos seguintes casos: 
    a) na reunião de mais de dois trechos ao coletor; 
    b) na reunião que exige colocação de tubo de queda; 
    c) nas extremidades de sifões invertidos e passagens forçadas; 
    d) nos casos previstos anteriormente quando a profundidade for maior ou igual a 3,00 m. 

  • Chutei no caso mais complexo e acertei hahaha


ID
2546545
Banca
FGV
Órgão
MPE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Dentre as regras de uso e ocupação da zona costeira, previstas no Decreto nº 5.300/2004, que regulamenta a Lei nº 7.661/1988, qualquer empreendimento na zona costeira deverá ser compatível com a infraestrutura de saneamento e sistema viário existentes, devendo a solução técnica adotada preservar as características ambientais e a qualidade paisagística.

Na hipótese de inexistência ou inacessibilidade à rede pública de coleta de lixo e de esgoto sanitário na área do empreendimento:

Alternativas

ID
2553739
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De forma a promover maior impacto na diminuição do custo de implantação de uma rede de esgoto, desde que seja viável tecnicamente, na fase de projeto deve-se:

Alternativas

ID
2702917
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Tratamentos a baixo custo para descarte adequado de efluentes industriais são alvos de buscas incessantes por engenheiros e outros profissionais. O uso de alguns resíduos vegetais em processos de coagulação e na remoção de íons cádmio de soluções aquosas por processos de adsorção, que seriam a princípio descartados em aterros sanitários, vem sendo utilizado em saneamento básico, podendo constituir uma alternativa viável de baixo custo e ambientalmente segura para a remoção de cátions metálicos tóxicos presentes em corpos d’água.


Este texto refere-se a

Alternativas

ID
2705731
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que concerne a sistema de coleta de esgoto, rede de esgoto, coletores e emissários interceptores, julgue o item subsecutivo.


Os interceptores de esgoto devem atender às seguintes condições: a tensão trativa deve ser superior à da rede coletora, a máxima declividade deve resultar em velocidade de 10 m/s para o início do trecho, a lâmina de água para a vazão máxima final deve ser limitada a 50% do diâmetro da tubulação e o ângulo máximo de deflexão em planta, entre trechos adjacentes, deve ser superior a 30º.

Alternativas
Comentários
  • Muitas restricoes no minimo tinha que esta errada!
  • nbr 9649

    5.1.5 A máxima declividade admissível é aquela para a qual se tenha vf = 5 m/s.

  • Por partes, baseada na NBR 12207/2016 Projeto de interceptores de esgoto sanitário

    • a tensão trativa deve ser superior à da rede coletora,
    • 4.2.3.2 Cada trecho do interceptor deve ser dimensionado para a vazão final avaliada pela forma conforme 4.2.1 e verificado pelo critério de tensão trativa média, de valor mínimo σt = 1,0 Pa, conforme a ABNT NBR 9649. 
    • 4.2.3.3 No caso de lançamento de contribuição de tempo seco ao interceptor, o valor mínimo da tensão trativa média deve ser de 1,5 Pa para a vazão inicial e coeficiente de Manning n = 0,013. A declividade que satisfaz esta condição pode ser calculada pela expressão aproximada:

    • a máxima declividade deve resultar em velocidade de 10 m/s para o início do trecho,
    • A norma de interceptores não menciona nada. Para rede coletora, a declividade máxima resulta em velocidade máxima de 5m/s.

    • a lâmina de água para a vazão máxima final deve ser limitada a 50% do diâmetro da tubulação
    • A norma de interceptores não menciona nada. A norma de rede coletora delimita a lâmina em função da velocidade crítica. Se velocidade abaixo da velocidade crítica, lâmina máxima de 75% da seção; se abaixo da velocidade crítica, no máximo 50% da seção.

    • e o ângulo máximo de deflexão em planta, entre trechos adjacentes, deve ser superior a 30º.
    • 4.2.2.2 O ângulo máximo de deflexão em planta entre trechos adjacentes deve ser de 30°. Ângulos maiores devem ser justificados técnica e economicamente.

ID
2705734
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que concerne a sistema de coleta de esgoto, rede de esgoto, coletores e emissários interceptores, julgue o item subsecutivo.


O coeficiente de rugosidade (n) da equação de Manning, aplicado em conduto circular para transporte de esgotos, depende da relação entre a lâmina de água e o diâmetro do tubo, em que os valores de n, em um tubo que funciona com capacidade parcial, são maiores que os da plena capacidade.

Alternativas
Comentários
  • que eu saiba o coef de rugosidade depende apenas do material do conduto.


ID
2705737
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que concerne a sistema de coleta de esgoto, rede de esgoto, coletores e emissários interceptores, julgue o item subsecutivo.


O valor máximo da tensão trativa ocorre próximo à geratriz inferior da tubulação de esgoto, ao passo que o valor mínimo se dá na superfície da água. Para lâminas menores que 50% do diâmetro da tubulação, a tensão trativa máxima medida é menor que a tensão trativa média.

Alternativas
Comentários
  • Onde ja viu a maxima ser menor que a media!
  • Tensão = Força / Área

    Portanto, a área de contato do líquido de esgoto em uma tubulação é maior na sua extremidade inferior, fazendo com que a tensão seja mínima.

    Devido ao fato de, normalmente, a tubulação de esgoto trabalhar a meia seção, os valores de tensão máxima ocorre na superfície do líquido, afastada da área de contato com a tubulação.

    Normalmente adota-se valores mínimos de 1,0 Pa para a tração trativa em tubulações de esgotos, evitando assim a deposição de sólidos grosseiros no seu interior como também evita a incrustação da tubulação.

  • Gabarito: Errado

    O comentário do colega PV Ribas está equivocado.

    De acordo com o livro Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário, dos autores Pedro Sobrinho e Milton Tsutiya, pg 89 da 2 ed.:

    Máxima tensão trativa ocorre próximo à geratriz inferior da tubulação;

    Mínima tensão trativa ocorre próxima à superfície da água.

    Até aqui, a questão está correta.

    Quanto maior for a relação y/D (lâmina d'água/diâmetro da tubulação), menor será essa diferença.

    Portanto, para y/D > 50%, a tensão trativa tende a ser uniforme ao longo do perímetro molhado e seu valor é praticamente igual a tensão trativa média.

    para lâminas menores, a tensão trativa máxima medida é maior que a tensão trativa média, superando em cerca de 20% o valor da tensão média, considerando y/D <= 1/3. Este é o erro da questão.

  • A mesma coisa passou pela minha cabeça

  • Na verdade é maldade da CESPE, pois ela deu um exemplo que nos faz questionar o óbvio: Porque que uma dotação de uma obra já concluída integrará o orçamento seguinte? ai tiramos a atenção do que é realmente interessante, se não enviar no tempo correto, vai a proposta que está vigente, e a lei não diz mais nada sobre o assunto. Bizu: Não mandou no tempo correto, vai a que está vigente, sem nada a adicionar, mesmo que seja um absurdo para nós, a lei para ali.


ID
2705740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que concerne a sistema de coleta de esgoto, rede de esgoto, coletores e emissários interceptores, julgue o item subsecutivo.


Em sifão invertido que conduz esgoto, a velocidade de escoamento deve ser garantida, pelo menos uma vez ao dia, para propiciar a autolimpeza ao longo do período do projeto.

Alternativas

ID
2705770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No recadastramento de um coletor tronco da rede coletora de esgotos de uma cidade, os poços de visita (PVs) 16, 17 e 18 apresentaram os dados topográficos a seguir.


PV16: cota da tampa = 802,352 m; cota do fundo = 800,852 m;

PV17: cota da tampa = 802,348 m; cota do fundo = 800,727 m;

PV18: cota da tampa = 802,325 m; cota do fundo = 799,402 m.

Com base nos dados apresentados, julgue o item que se segue.


Em horários de pico de produção de esgotos, as redes coletoras, incluídos os coletores troncos, podem funcionar como condutos pressurizados, dispensando, em muitos casos, a implantação de novas redes para atender à expansão e ao adensamento urbanos.

Alternativas
Comentários
  • Se falasse dispensando em alguns casos sim...
  • Conduto de esgoto pressurizado? Não.


ID
2705773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No recadastramento de um coletor tronco da rede coletora de esgotos de uma cidade, os poços de visita (PVs) 16, 17 e 18 apresentaram os dados topográficos a seguir.


PV16: cota da tampa = 802,352 m; cota do fundo = 800,852 m;

PV17: cota da tampa = 802,348 m; cota do fundo = 800,727 m;

PV18: cota da tampa = 802,325 m; cota do fundo = 799,402 m.

Com base nos dados apresentados, julgue o item que se segue.


Se a distância entre o PV16 e o PV17 for de 65 m, então a declividade da tubulação entre eles será superior a 0,25%.

Alternativas
Comentários
  • tem que calcular com os dados da cota de fundo

    800,852 -800,727 = 0,125m

    essa declividade é para distancia de 65m

    0,125m------65m

    x--------------100m

    x= 0,192m = 0,19% (menor que 0,25%)

  • Desnível: 0,852-0,727 = 0,125 = 5* 0,025

    Distância: 65m = 5*13

    Declividade: 5*0,025/5*13 = 0,025/13 = 0,25/130

    Tem-se que 0,25% = 0,25/100

    Comparando frações, 0,25/130 < 0,25/100


ID
2705776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No recadastramento de um coletor tronco da rede coletora de esgotos de uma cidade, os poços de visita (PVs) 16, 17 e 18 apresentaram os dados topográficos a seguir.


PV16: cota da tampa = 802,352 m; cota do fundo = 800,852 m;

PV17: cota da tampa = 802,348 m; cota do fundo = 800,727 m;

PV18: cota da tampa = 802,325 m; cota do fundo = 799,402 m.

Com base nos dados apresentados, julgue o item que se segue.


Considere que a distância entre o PV17 e o PV18 seja de 50 m e que se deseja manter uma declividade máxima de 0,25% entre eles. Nesse caso, haverá um degrau de 1,2 m na chegada da tubulação ao PV18, no qual deve haver um tubo de queda.

Alternativas
Comentários
  • (0,25/100) = (800,727 - P18)/50

    P18 = 800,727 - 50*0,0025

    P18 = 800,602 - 799,402 = 1,2m

    Uso do tubo de queda quando o desnível do coletor afluente ≥ 0,5m


ID
2705779
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No recadastramento de um coletor tronco da rede coletora de esgotos de uma cidade, os poços de visita (PVs) 16, 17 e 18 apresentaram os dados topográficos a seguir.


PV16: cota da tampa = 802,352 m; cota do fundo = 800,852 m;

PV17: cota da tampa = 802,348 m; cota do fundo = 800,727 m;

PV18: cota da tampa = 802,325 m; cota do fundo = 799,402 m.

Com base nos dados apresentados, julgue o item que se segue.


Considere que o referido coletor tenha sido construído em 1975 e que há frequentes transbordamentos nos poços de visita, com o aumento da vazão de esgotos produzidos. Nesse caso, uma das causas dos transbordamentos pode ser o adensamento urbano na área que drena para esse coletor.

Alternativas

ID
2721391
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A rede coletora (coletores) é uma parte constituinte de um sistema de esgotamento sanitário. É constituída por

Alternativas
Comentários
  • GABARITO

    LETRA B

  • Segundo NUVOLARI e TSUTYA, a rede coletora é o conjunto constituído por ligações prediais, coletores de esgoto e seus órgãos acessórios, onde:

    Ligação Predial: Trecho do coletor predial compreendido entre o limite do terreno e o coletor de esgoto (NBR ABNT 9649:1986)

    Coletor de Esgoto: Tubulação da rede coletora que recebe contribuição de esgoto em qualquer ponto ao longo de seu comprimento, sendo que:

    Coletor Secundário: Tubulação da rede coletora que recebe contribuição de esgoto das ligações prediais em qualquer ponto de sua extensão. Normalmente instalados no passeio com pequeno diâmetro e extensão.

    Coletor Primário: Tubulação da rede coletora que recebe contribuição de esgoto de ligações prediais e coletores secundários.

    Coletor Principal: Coletor de esgoto de maior extensão dentro de uma mesma bacia.

    Coletor tronco: Tubulação da rede coletora que recebe apenas contribuição de esgoto de outros coletores. Coletor de maior porte (diâmetro) dentro de uma bacia.

    Órgãos Acessórios: São dispositivos construídos em pontos singulares da rede coletora, com a finalidade de permitir a inspeção e desobstrução das canalizações, além de facilitar a manutenção da pressão atmosférica nos tubos garantindo o escoamento livre (NUVOLARI, 2011).

    Por eliminação, ficamos com a letra B, pois interceptores, estações elevatórias, sifões invertidos não fazem parte da rede coletora e, sim, do sistema de esgotamento sanitário como um todo.

  • Não há um alinhamento entre a s bibliografias de Von Sperling e TSUTYA referentes ao sistema convencional das redes coletoras de esgoto, sendo que há nomes diferenciados das partes constitutivas e o Interceptor do Von Sperling (coletor principal para TSUYTA) tem o diâmetro maior que o coletor- tronco pela razão de maiores vazões recebidas.

    Já peguei edital com essas duas fontes.


ID
2721430
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com a Norma NBR 8.160/1999 (Sistemas Prediais de Esgoto Sanitário – Projeto e Execução), um sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a

Alternativas
Comentários
  • NBR 8160:1999


    4.1.3 O sistema predial de esgoto sanitário deve ser projetado de modo a: a) evitar a contaminação da água, de forma a garantir a sua qualidade de consumo, tanto no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitários, como nos ambientes receptores; b) permitir o rápido escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos, evitando a ocorrência de vazamentos e a formação de depósitos no interior das tubulações; c) impedir que os gases provenientes do interior do sistema predial de esgoto sanitário atinjam áreas de utilização; d) impossibilitar o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema;e) permitir que os seus componentes sejam facilmente inspecionáveis; f) impossibilitar o acesso de esgoto ao subsistema de ventilação; g) permitir a fixação dos aparelhos sanitários somente por dispositivos que facilitem a sua remoção para eventuais manutenções.

  • A - evitar a contaminação da água, de forma a garantir a sua qualidade de consumo, tanto no interior dos sistemas de suprimento e de equipamentos sanitários como nos ambientes receptores. (CORRETA)

    B - permitir o lento (rápido) escoamento da água utilizada e dos despejos introduzidos, evitando a ocorrência de vazamentos e a formação de depósitos no interior das tubulações.

    C - possibilitar (impossibilitar) o acesso de corpos estranhos ao interior do sistema.

    D - possibilitar (impossibilitar) o acesso de esgoto ao subsistema de ventilação.

    E - impedir (permitir) a fixação dos aparelhos sanitários somente por dispositivos que facilitem a sua remoção para eventuais manutenções.

    "Esforça-te, e tem bom ânimo..."


ID
2838055
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em um projeto de sistema coletivo de esgoto, de acordo com a norma ABNT NBR 9649:1986, um poço de visita, garantidas as condições de acesso de equipamento para limpeza do trecho de jusante, pode ser substituído por

Alternativas
Comentários
  • Garantidas as condições de acesso de equipamento para limpeza do trecho a jusante, pode ser usada caixa de passagem (CP) em substituição a poço de visita (PV), nas mudanças de direção, declividade, material e diâmetro, quando possível a supressão de degrau.

  • a) caixas de passagem, nas mudanças de direção, declividade, material e diâmetro, quando possível a supressão do degrau. CORRETA

    "5.2.2 Garantidas as condições de acesso de equipamento para limpeza do trecho a jusante, pode ser usada caixa

    de passagem (CP) em substituição a poço de visita (PV), nas mudanças de direção, declividade, material e diâmetro, quando possível a supressão de degrau."

    b) caixa de passagem, na reunião que exige colocação de tubo de queda. ERRADA

    "5.2.5 Poço de visita (PV) deve ser obrigatoriamente usado nos seguintes casos:

    a) na reunião de mais de dois trechos ao coletor;

    b) na reunião que exige colocação de tubo de queda;

    c) nas extremidades de sifões invertidos e passagens forçadas;

    d) nos casos previstos em 5.2.2, 5.2.3 e 5.2.4 quando a profundidade for maior ou igual a 3,00 m."

    c) conexões, nas mudanças de direção e declividade quando as deflexões não coincidem com as dessas peças. ERRADA

    "5.2.2.1 As caixas de passagem (CP) podem ser substituídas por conexões nas mudanças de direção e declividade, quando as deflexões coincidem com as dessas peças."

    d) tubo de inspeção e limpeza, na reunião de mais de dois trechos ao coletor. ERRADA

    "5.2.5 Poço de visita (PV) deve ser obrigatoriamente usado nos seguintes casos:

    a) na reunião de mais de dois trechos ao coletor;

    b) na reunião que exige colocação de tubo de queda;

    c) nas extremidades de sifões invertidos e passagens forçadas;

    d) nos casos previstos em 5.2.2, 5.2.3 e 5.2.4 quando a profundidade for maior ou igual a 3,00 m."

    e) tubo de inspeção e limpeza, nos pontos com degrau de altura superiora 0,50 m. ERRADA

    "5.2.4 Tubo de inspeção e limpeza (TIL) pode ser usado em substituição a poço de visita (PV), nos casos previstos em 5.2.2, 5.2.3 e nos seguintes casos:

    a) na reunião de até dois trechos ao coletor (três entradas e uma saída);

    b) nos pontos com degrau de altura inferior a 0,50 m;

    c) a jusante de ligações prediais cujas contribuições podem acarretar problema de manutenção."


ID
2838058
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considerando as definições estabelecidas pela norma ABNT NBR 9649:1986, correlacione as estruturas do sistema de coleta de esgoto na primeira coluna com suas definições apresentadas na segunda coluna.


(1) Coletorde esgoto

(2) Coletor principal

(3) Coletor tronco

(4) Emissário

(5) Trecho


( ) Tubulação que recebe esgoto exclusiva mente na extremidade de montante.

( ) Coletor de esgoto de maior extensão dentro de uma mesma bacia.

( ) Tubulação da rede coletora que recebe apenas contribuição de esgoto de coletores.

( ) Tubulação da rede coletora que recebe contribuição de esgoto dos coletores prediais em qualquer ponto ao longo de seu comprimento.


A sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Emissário - tubulação que recebe esgoto exclusivamente na extremidade de montante.

    Coletor principal - coletor de esgoto de maior extensão dentro de uma mesma bacia.

    Coletor tronco - tubulação da rede coletora que recebe apenas contribuição de esgoto de coletores.

    Coletor de esgoto - tubulação da rede coletora que recebe contribuição de esgoto dos coletores prediais em qualquer ponto ao longo de seu comprimento.


ID
2838088
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com a norma ABNT NBR 8160:1999, Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a) os tubos de queda devem ser instalados com desvios feitos com peças formando ângulo central igual ou superior a 90°. (Errado - Deve ser igual ou inferior a 90°.)

    b) são recomendadas, nos ramais de descarga e de esgoto, declividades mínimas de 2% para diâmetros nominais iguais ou menores que 75, e 1% para diâmetros nominais iguais ou maiores que 100. (Correto)

    c) os subcoletores e os coletores prediais devem ser de preferência retilíneos, com declividade mínima a ser considerada de 5%. (Errado - 5% é a declividade máxima.)

    d) a distância entre dois dispositivos de inspeção não deve ser superior a 25,00 m, e a distância entre a ligação do coletor predial com o público e o dispositivo de inspeção mais próximo deve ser superior a 15,00 m. (Errado - Não deve ser superior a 15m.)

    e) a extremidade aberta de um tubo ventilador primário não deve estar situada a menos de 7,00 m de qualquer janela, porta ou vão de ventilação, salvo se elevada pelo menos 1,00 m das vergas dos respectivos vãos. (Errado - Não deve estar situada a menos de 4m de qualquer janela ou porta.)

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • Todos os trechos horizontais previstos no sistema de coleta e transporte de esgoto sanitário devem possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade, devendo, para isso, apresentar uma declividade constante.

    4.2.3.2 Recomendam-se as seguintes declividades mínimas: a) 2% para tubulações com diâmetro nominal igual ou inferior a 75; b) 1% para tubulações com diâmetro nominal igual ou superior a 100.

    4.2.4.1 Os tubos de queda devem, sempre que possível, ser instalados em um único alinhamento. Quando necessários, os desvios devem ser feitos com peças formando ângulo central igual ou inferior a 90°, de preferência com curvas de raio longo ou duas curvas de 45°.

    4.2.5.1 O coletor predial e os subcoletores devem ser de preferência retilíneos. Quando necessário, os desvios devem ser feitos com peças com ângulo central igual ou inferior a 45°, acompanhados de elementos que permitam a inspeção. 

    4.2.5.2 Todos os trechos horizontais devem possibilitar o escoamento dos efluentes por gravidade, devendo, para isso, apresentar uma declividade constante, respeitandose os valores mínimos previstos em 4.2.3.2. A declividade máxima a ser considerada é de 5%.

    O interior das tubulações, embutidas ou não, deve ser acessível por intermédio de dispositivos de inspeção. Para garantir a acessibilidade aos elementos do sistema, devem ser respeitadas no mínimo as seguintes condições: a) a distância entre dois dispositivos de inspeção não deve ser superior a 25,00 m; b) a distância entre a ligação do coletor predial com o público e o dispositivo de inspeção mais próximo não deve ser superior a 15,00 m; e c) os comprimentos dos trechos dos ramais de descarga e de esgoto de bacias sanitárias, caixas de gordura e caixas sifonadas, medidos entre os mesmos e os dispositivos de inspeção, não devem ser superiores a 10,00 m.

    4.3.6 A extremidade aberta de um tubo ventilador primário ou coluna de ventilação, conforme mostrado na figura 3: a) não deve estar situada a menos de 4,00 m de qualquer janela, porta ou vão de ventilação, salvo se elevada pelo menos 1,00 m das vergas dos respectivos vãos;


ID
2946871
Banca
FEPESE
Órgão
DEINFRA - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A Resolução Consema 98/2017 aprova a listagem das atividades sujeitas ao licenciamento ambiental e define os estudos ambientais necessários. Segundo essa Resolução, o estudo ambiental solicitado para as atividades da indústria editorial e gráfica com geração de resíduos perigosos ou com geração de efluentes líquidos ou com emissões atmosféricas é:

Alternativas
Comentários
  • A resolução define:

    29 - INDÚSTRIA EDITORIAL E GRÁFICA

    29.10.00 - Atividades da indústria editorial e gráfica com geração de resíduos perigosos ou com geração de efluentes líquidos ou com emissões atmosféricas.

    Pot. Poluidor/Degradador: Ar: M Água: M Solo: P Geral: M

    Porte Pequeno: 0,1 ≤ AU(3) ≤ 0,5 (RAP)

    Porte Médio: 0,5 < AU(3) < 3 (RAP)

    Porte Grande: AU(3) ≥ 3 (RAP) 

    XXXII - Relatório Ambiental Prévio (RAP): estudo técnico elaborado por um profissional habilitado ou por equipe multidisciplinar que oferece elementos para a análise da viabilidade ambiental de empreendimentos ou atividades consideradas potencial ou efetivamente causadoras de degradação do meio ambiente. O RAP deve abordar um diagnóstico simplificado da área do empreendimento e de seu entorno;


ID
2977267
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre o gerenciamento da drenagem, das águas pluviais e do esgoto doméstico no município de Curitiba, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Nos terrenos com edificações, independentemente de porte e uso, compete ao morador ou proprietário avisar e permitir à Prefeitura de Curitiba que esta faça a limpeza e manutenção dos cursos de água, lagos ou valas.

( ) Em todos os terrenos em que sejam erguidas construções com implantação de rua interna e pátios de múltiplo uso, será exigido projeto de drenagem com dispositivos que permitam aumentar a velocidade de transferência da vazão máxima de águas pluviais dos terrenos para a galeria pública de águas pluviais.

( ) No município de Curitiba, em áreas não atendidas por rede de coleta de esgoto, nas edificações que possuam fossa séptica, o proprietário fica obrigado a efetuar manutenções periódicas e manter sinalizada a sua localização precisa no lote.

( ) O escoamento deverá ser feito de modo que as águas sejam encaminhadas para curso de água ou vala que passe nas imediações, ou ainda para o sistema de captação de águas pluviais da via pública, devendo, neste caso, ser conduzida sob o passeio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • gabarito está errado, a banca alterou para C


ID
2977288
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Saneamento básico, como estabelecido nas diretrizes nacionais (Lei 11.445/2007), é o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Sobre o saneamento básico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Art. 43. A prestação dos serviços atenderá a requisitos mínimos de qualidade, incluindo a regularidade, a continuidade e aqueles relativos aos produtos oferecidos, ao atendimento dos usuários e às condições operacionais e de manutenção dos sistemas, de acordo com as normas regulamentares e contratuais.

    Parágrafo único. A União definirá parâmetros mínimos para a potabilidade da água.   

    B) Art. 44. O licenciamento ambiental de unidades de tratamento de esgotos sanitários e de efluentes gerados nos processos de tratamento de água considerará etapas de eficiência, a fim de alcançar progressivamente os padrões estabelecidos pela legislação ambiental, em função da capacidade de pagamento dos usuários.

    § 1 A autoridade ambiental competente estabelecerá procedimentos simplificados de licenciamento para as atividades a que se refere o caput deste artigo, em função do porte das unidades e dos impactos ambientais esperados.

    § 2 A autoridade ambiental competente estabelecerá metas progressivas para que a qualidade dos efluentes de unidades de tratamento de esgotos sanitários atenda aos padrões das classes dos corpos hídricos em que forem lançados, a partir dos níveis presentes de tratamento e considerando a capacidade de pagamento das populações e usuários envolvidos.

    C) Art. 45. Ressalvadas as disposições em contrário das normas do titular, da entidade de regulação e de meio ambiente, toda edificação permanente urbana será conectada às redes públicas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário disponíveis e sujeita ao pagamento das tarifas e de outros preços públicos decorrentes da conexão e do uso desses serviços.

    § 1 Na ausência de redes públicas de saneamento básico, serão admitidas soluções individuais de abastecimento de água e de afastamento e destinação final dos esgotos sanitários, observadas as normas editadas pela entidade reguladora e pelos órgãos responsáveis pelas políticas ambiental, sanitária e de recursos hídricos.

    § 2 A instalação hidráulica predial ligada à rede pública de abastecimento de água não poderá ser também alimentada por outras fontes.

    D/E) Art. 4 Os recursos hídricos não integram os serviços públicos de saneamento básico.

    Parágrafo único. A utilização de recursos hídricos na prestação de serviços públicos de saneamento básico, inclusive para disposição ou diluição de esgotos e outros resíduos líquidos, é sujeita a outorga de direito de uso, nos termos da , de seus regulamentos e das legislações estaduais.


ID
2977291
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre o Plano de Saneamento Básico, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) O plano de saneamento básico, ou o eventual plano específico, poderá ser elaborado mediante apoio técnico ou financeiro prestado por outros entes da Federação, pelo prestador dos serviços ou por instituições universitárias ou de pesquisa científica, garantida a participação das comunidades, movimentos e entidades da sociedade civil.

( ) O plano de saneamento básico será revisto periodicamente, em prazo não superior a dez anos, anteriormente à elaboração do plano plurianual.

( ) A delegação do serviço de saneamento básico não dispensa o cumprimento pelo prestador do respectivo plano de saneamento básico em vigor à época da delegação.

( ) Os planos de saneamento básico serão editados pelos prestadores de cada serviço.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    lei 11.445

    Art. 19.

    § 1 Os planos de saneamento básico serão editados pelos titulares, podendo ser elaborados com base em estudos fornecidos pelos prestadores de cada serviço.

    § 4 Os planos de saneamento básico serão revistos periodicamente, em prazo não superior a 4 (quatro) anos, anteriormente à elaboração do Plano Plurianual.

    § 6 A delegação de serviço de saneamento básico não dispensa o cumprimento pelo prestador do respectivo plano de saneamento básico em vigor à época da delegação.

  • Oi!

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • A segunda afirmativa está correta, pois com o novo marco do saneamento a revisão do plano deve ocorrer no prazo não superior a 10 anos.
  • Questão desatualizada


ID
2977300
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre os efluentes industriais, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: E

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
2989882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a tecnologias de tratamento de efluentes sanitários e de redes de esgotamento sanitário, julgue o item que se segue.


Se as tubulações de esgoto forem dimensionadas em regime de escoamento permanente e uniforme, a vazão não mudará ao longo do tempo.

Alternativas
Comentários
  • Se as tubulações de esgoto forem dimensionadas em regime de escoamento permanente e uniforme, a velocidade não mudará ao longo do tempo.

  • Errada.

    Complementando

    O escoamento pode ser considerado em regime permanente ou não-permanente. O escoamento permanente é utilizado para projeto, geralmente com as vazões máximas previstas para um determinado sistema hidráulico. O regime não-permanente permite conhecer os níveis e vazões ao longo do rio e no tempo, representando a situação real. Geralmente uma obra hidráulica que depende apenas da vazão máxima é dimensionada para condições de regime permanente e verificada em regime não-permanente. 

    Fonte: Águas Paraná.

  • a engenharia é sim uma ciência exata, mas não tão exata

     

    acontece que no papel, no cálculo, é impossível colocar todas as variáveis que uma instalação pode depender em determinado sistema. Felizmente, o engenheiro dimensiona para a pior situação provável (que considera eventos imprevistos e margem de segurança)

     

    no que tange ao sistema de coleta de esgoto, o dimensionar na maior vazão constante provável, não significa que ese escoamento será invariável. A cidade produz esgoto mais esgoto em intervalos diferentes do dia. Geralmente a maior vazão de esgoto produzida é o período de 9 a 13 horas (preparação do almoço) e de 17 a 20 horas (população está tomando banho depois do dia de serviço)

  • Segundo justificativa do CESPE: "JUSTIFICATIVA - ERRADO. Mesmo que as tubulações de esgoto sejam dimensionadas em regime permanente e uniforme, a vazão varia ao longo do tempo."

    Então, na minha interpretação, simplesmente se explica por o dimensionamento não controlar 100% o regime de escoamento, sempre vai ter variações em situações reais.

  • Pegadinha a questão;

    Realmente no movimento permanente, as variáveis hidráulicas NÃO variam com o TEMPO. E se é UNIFORME elas tb não variam no espaço. 

    O erro está em dizer que a vazão da rede de "esgoto não mudará"

    No dimensionamento consideramos MPU (para simplificação dos cálculos), conforme as normas determinam, mas na realidade o esgoto não recebe uma vazão uniforme. Ela vai variar ao longo do dia.

     

    Veja o que a NBR 9649 determina:

    5.1.6 As lâminas d’água devem ser sempre calculadas admitindo o escoamento em regime uniforme e permanente, sendo o seu valor máximo, para vazão final (Qf), igual ou inferior a 75 % do diâmetro do coletor.

     A NBR 12207 versão anterior ( de 1992), trazia essa informação:

    4.2.3 Dimensionamento hidráulico

    4.2.3.1 O regime de escoamento no interceptor é gradualmente variado e não-uniforme. Para o dimensionamento hidráulicoo regime de escoamento pode ser considerado permanente e uniforme.


ID
2989885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Com relação a tecnologias de tratamento de efluentes sanitários e de redes de esgotamento sanitário, julgue o item que se segue.


O traçado da rede de esgotamento sanitário do tipo leque é indicado para cidades com terrenos acidentados, enquanto o traçado do tipo radial é indicado para cidades planas.

Alternativas
Comentários
  • gab.: CERTO

    perpendicular: utilizado em cidades atravessadas ou circundadas por cursos de água;

    leque: próprio para terrenos acidentados,

    radial ou distrital: sistema de rede característico de cidades planas.

  • Radial ou distrital é o sistema característico de cidades planas. A cidade é dividida em distritos que irão jogar o esgoto em pontos baixos e depois esse esgoto é recalcado ao destino final. Pode-se fazer referencia a classificação das estradas na qual as vias que vão ate Brasília são classificadas como radiais. Lembre Brasília é Plano :)

    Traçado do tipo leque é o traçado próprio a terrenos acidentados. Nesse tipo os coletores troncos ficam na parte baixa e deles partem os coletores secundários parecendo um leque ou tb uma espinha de peixe.

    Perpendicular é usada em cidades atravessadas ou circundadas por um curso d'água. Os coletores troncos ficam perpendicular ao rio. :) Dai que vem o nome.


ID
3051004
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A FUNASA – Fundação Nacional de Saúde é o órgão responsável pelo financiamento de ações de implantação, expansão e melhorias dos sistemas de esgotamento sanitário, em especial nos municípios com mais de 50.000 habitantes, visando ao controle de doenças de veiculação hídrica. A implantação e ampliação do sistema de esgotamentos sanitário envolvem, além de concepção do Sistema de Esgoto Sanitário, os projetos de

Alternativas
Comentários
  • estações elevatórias, de interceptores e de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).


ID
3051997
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goianira - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O sistema de esgoto sanitário é separado em partes, as quais têm funções específicas. Uma delas diz respeito à tubulação da rede coletora que recebe apenas contribuição de esgoto de outros coletores. Esta parte do sistema recebe o nome de

Alternativas
Comentários
  • coletor tronco é a tubulação que faz parte do sistema de coleta de resíduos que recebe contribuições de redes coletoras de esgoto e de outros coletores tronco e os conduz a um interceptor que por sua vez conduz os esgotos até uma estação de tratamento.

  • Um sistema de esgotos sanitários é formado por rede coletora, coletores-tronco, interceptores, emissários e estação de tratamento.


ID
3112546
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A manutenção de vazamentos em linhas alimentadoras que carecem de relativa urgência de reparo e não estão, até certo ponto, danificando a pavimentação, nem causando transtorno ao usuário, é chamada de:

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.


ID
3112549
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um dos métodos utilizados pelas prestadoras de serviço de saneamento para limpeza dos tubos, é o da passagem de equipamentos que removem as incrustações através de raspagem. A escolha do tipo da peça para efetuar a limpeza depende do material que caracteriza a tubulação e das incrustações existentes.

Esse tipo de limpeza é chamado de:

Alternativas
Comentários
  • Reabilitação: quando utiliza argamassa de cimento para recuperar tubulações de FoFo ou aço com sérios problemas de corrosão ou incrustação.

    Limpeza: processo de raspagem da tubulação.

    Fonte: https://antigo.mdr.gov.br/images/stories/ArquivosSNSA/Arquivos_PDF/recesa/construcaooperacaoemanutencaoderedesdedistribuicaodeagua-nivel2.pdf


ID
3112621
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o nome do sistema que tem como função transportar os esgotos até a estação de tratamento de esgoto.

Alternativas
Comentários
  • Um sistema de esgotos sanitários é formado por rede coletora, coletores-tronco, interceptores, emissários e estação de tratamento. 

  • Ao meu ver um interceptor poderia também para uma ETE, não necessariamente somente um emissário

  • poderia ser anulada. Várias livros trazem a configuração de um interceptor levando até a ETE.


ID
3112639
Banca
FEPESE
Órgão
SANEFRAI
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Analise o texto abaixo:

As determinações mais comuns para indicar a qualidade da água são o controle_______________e da presença de_______________ . Essas análises podem ser feitas com facilidade em quaisquer locais por processos especialmente colorimétricos.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • As determinações mais comuns para indicar a qualidade da água são o controle de pH e da presença de cloro residual

  • Fernando, grande Delegado da Polícia Federal..

  • O método DPD colorimétrico é operacionalmente mais simples para a determinação de cloro residual livre, quando comparado a titulação amperométrica. Neste método, o composto (DPD) é usado como indicador. A cor rosada característica desenvolve-se em águas que não contêm iodeto e indica a presença de cloro residual livre.


ID
3163957
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um sistema de esgotos sanitários é formado por rede coletora, coletores-tronco, interceptores, emissários e estação de tratamento. Sobre os sistemas de tratamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Tratamento preliminar: Remoção de sólidos grosseiros (areia, lixos). É considerado um processo físico.

    Tratamento primário: Predomina a remoção remoção de sólidos suspensos e sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica. processo físico e alguns casos químicos.

    Tratamento secundário: O objetivo principal é a remoção da matéria orgânica e eventualmente nutrientes (nitrogenios e fósforo). É considerado um processo biológico.

    Tratamento Terciário: remoção de poluentes específicos (usualmente tóxicos ou composto não biodegradáveis) ou ainda poluentes não suficientemente removidos nas etapas anteriores.


ID
3191614
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O tratamento de esgotos nas cidades é o maior desafio para a universalização do saneamento básico no Brasil. Mesmo entendendo a sua importância, boa parte da população ainda é contrária à instalação devido aos impactos negativos existentes. As maiores reclamações são relacionadas à presença de odores desagradáveis gerados na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a sua influência na vizinhança.

Qual o gás que provoca os maus odores e qual a medida de mitigação para resolver o problema RESPECTIVAMENTE?

Alternativas
Comentários
  • Plantio de árvores ?? É sério?

  • Sinceramente? Eu acho que algumas bancas perderam a noção de brincar com a cara do candidato. Existe inúmeras formas de reduzir e eliminar esses odores, mas plantar árvores é brincadeira. Pesquisei vários estudos sobre esse problema e nenhum citou essa solução.

  • Gabarito: Letra C

    Os problemas de odores e corrosão nas ETEs encontram-se associadas principalmente ao gás sulfídrico (H2S) gerado durante o processo anaeróbio. Esse gás, quando emitido para a atmosfera, possui odor característico de ovo podre e é perceptível ao olfato humano em baixíssimas concentrações, podendo causar impactos sobre o bem estar da população que vive no entorno.

    Uma das formas de minimizar tal impacto é implantando as chamadas "cortinas verdes", que funcionam como barreiras físicas no perímetro da ETE e induzem turbulência atmosférica.

    Podem procurar sobre "cortina verde" no Google que vocês vão achar extensa bibliografia sobre =) Aaaa, também podem ser usadas em aterros sanitários, com o mesmo propósito.


ID
3205840
Banca
FEPESE
Órgão
FEPESE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Os processos de tratamento de esgoto são formados por uma série de operações unitárias, que são empregadas para a remoção de substâncias indesejáveis ou para a transformação dessas substâncias em outras de forma aceitável.

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que as definições seriam, corrijam-me por ventura:

    a) Tratamento Biológico

    b) Air stripping

    c) Flotação

    d) Floculação

    e) Correta

  • Os processos de tratamento de esgoto são formados por uma série de operações unitárias, que são empregadas

    para a remoção de substâncias indesejáveis ou para a transformação destas substâncias em outras de forma aceitável. As mais importantes operações unitárias, empregadas nos sistemas de tratamento de esgoto, são:

    i) oxidação biológica: operação pela qual os micro-organismos decompõem a matéria orgânica contida no esgoto ou no lodo e transformam substâncias complexas em produtos finais simples.

    b)trocas de gás: operação pela qual gases são precipitados no esgoto ou tomados em solução pelo esgoto a ser tratado, pela sua exposição ao ar sob condição elevada, reduzida ou normal de pressão;

    c) flotação: operação pela qual a capacidade de carreamento da água é diminuída e sua capacidade de empuxo é então aumentada, às vezes até pela adição de agentes flotantes; as substâncias naturalmente mais leves que a água, ou que pela ação destes agentes flotantes são tornadas mais leves, sobem à superfície e são, então, raspadas. Os agentes flotantes costumam ser pequenas bolhas de ar ou compostos químicos;

    e) coagulação química: operação pela qual substâncias químicas formadoras de flocos – coagulantes – são adicionadas à água com finalidade de se juntar ou combinar com a matéria em suspensão decantável e, particularmente, com a não decantável e com a matéria coloidal; com isto se formam, rapidamente agregados às partículas em suspensão, os flocos. Embora solúveis, os coagulantes se precipitam depois de reagir com outras substâncias do meio;

    e) gradeamento: operação pela qual o material flutuante e a matéria em suspensão, que for maior em tamanho que as aberturas das grades, são retidos e removidos;

    Fonte: Apostila Operador ETAE


ID
3205843
Banca
FEPESE
Órgão
FEPESE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nos sistemas de tratamento de esgoto, pode-se dizer que o tratamento físico-químico remove sólidos em suspensão e o tratamento biológico remove o material orgânico com características biodegradáveis através da sua metabolização por bactérias, que ocorre por meio de dois processos distintos, aeróbio e anaeróbio.

Assinale a alternativa correta em relação ao assunto

Alternativas
Comentários
  • a) A implantação de sistemas anaeróbios (aeróbios é o correto) utiliza alguns equipamentos, tais como aeradores.

    b) Nos processos aeróbios (anaeróbios é o correto) um subproduto obtido é o gás metano (biogás), que pode ser utilizado como fonte de energia.

    c) O processo anaeróbio (aeróbios é o correto) caracteriza-se pela presença de oxigênio livre no processo de tratamento.

    d) Correto

    e) Nos sistemas aeróbios a produção de lodo ocorre em menor quantidade (maior quantidade é o correto) e já estabilizado (pelo que eu saiba não é estabilizado), sendo a característica mais valorizada nesse processo.


ID
3205852
Banca
FEPESE
Órgão
FEPESE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo em relação aos processos de lavação dos filtros.

1. Os filtros são lavados quando a qualidade da água não mais atende ao padrão de potabilidade ou quando o nível de água no filtro atinge o limite máximo estabelecido.

2. A frequência da lavagem dos filtros rápidos é bem menor em comparação à dos filtros lentos.

3. A frequência da lavagem dos filtros lentos é bem menor em comparação à dos filtros rápidos.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Filtro rápido: maior turbidez, maior frequência de lavagem;

    Filtro lento: menor turbidez, menor frequência de lavagem


ID
3205864
Banca
FEPESE
Órgão
FEPESE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Dependendo das características da água a ser tratada, são adotados diversos tipos de tratamento que possuem etapas diferenciadas. Assim:

“Utiliza-se um agente físico ou químico, cuja finalidade é a destruição de microrganismos patogênicos que possam transmitir doenças através das mesmas. Normalmente são utilizados em abastecimento público os seguintes agentes em ordem de frequência: cloro, ozona, luz ultravioleta, etc.”

O texto acima está relacionado à etapa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Floculação é formação de flocos;

    Decantação é a sedimentação desses flocos;

    Filtração é a clarificação da água após a decantação;

    Desinfecção é a adição de um agente oxidante para a remoção de microrganismos patogênicos;

    Fluoretação é adição de fluor para proteção dentaria

  • Ozona >>>  de cor azulada e cheiro característico, que é uma variedade alotrópica do oxigênio (O3). É formado por exposição de oxigênio a uma descarga elétrica, existindo em pequenas quantidades na atmosfera. É um poderoso agente oxidante.

    O que é um agente oxidante?

    Definição - O que é Agente Oxidante

    Substância que pode aceitar elétrons provenientes de outra substância ou aumentar o número de oxidação da outra substância. 

    Oxidante é a substância que possui o elemento que se reduz , causando a oxidação de outro.


ID
3205867
Banca
FEPESE
Órgão
FEPESE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As análises físico-químicas realizadas na água levantam as respectivas características para vigilância e monitoramento da qualidade da água.

Assinale a alternativa que contempla as análises que podem ser realizados por titulometria.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    dureza, alcalinidade total e gás carbônico livre.

  • Conforme a FUNASA (2014, p. 92, 96, 101), os parâmetros físico-químicos a baixo são realizados através do método titulométrico:

    - Determinação da Acidez (gás carbônico livre);

    - Dureza; e

    - Alcalinidade total.

    FONTE: FUNASA. MANUAL DE CONTROLE DA QUALIDADE DA ÁGUA PARA TÉCNICOS QUE TRABALHAM EM ETAS. Brasília, 2014.


ID
3210547
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma estação de tratamento de águas residuárias lança em um corpo d’água uma vazão de 30 m3 /s a uma concentração de sólidos, em peso, de 0,002%.

Sabendo que a densidade da água residuária é de 1 g/cm3, assinale a opção que indica a quantidade de sólidos que será descarregada pela estação.

Alternativas

ID
3210562
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

As estações de tratamento de esgoto utilizam processos físicos, químicos e biológicos, sendo que esses utilizam micro-organismos aeróbios e anaeróbios.

Assinale a opção que apresenta um reator que trata esgotos por processo biológico anaeróbio.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Numa fossa séptica não ocorre a decomposição aeróbia e somente ocorre a decomposição anaeróbia devido a ausência quase total de oxigênio. 


ID
3210601
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma Estação de Tratamento de Água tem uma vazão de 25.000 m3/dia e possui um decantador convencional projetado para uma taxa de aplicação superficial (Tes) de 30 m3 /(m2 .dia). Sabendo que a altura desse decantador é de 3 m, o tempo de detenção do fluido nesse reator é de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    Primeiro encontrar a área, volume e depois o tempo de detenção;

    taxa de aplicação superficial = vazão / área

    30 = 2500 / A

    A= 83,33 m²

    Volume = área x altura

    V = 83,33 x 3

    V = 249,99 = 250m³

    Tempo = volume / vazao

    T = 250/2500

    T = 0,1 dia

    T = 2,4 horas


ID
3249196
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma estação de tratamento de esgoto (ETE) está na fase final de construção. Para a próxima etapa, o Engenheiro Sanitarista precisa solicitar ao órgão ambiental a licença de operação (LO) da ETE. De acordo com a Resolução Conama nº 237 de 19 de dezembro de 1997, o prazo de validade deverá:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Prazo das licenças:

    Licença prévia (LP): 5 anos;

    Licença de Instalação (LI): 6 anos;

    Licença de Operação (LO): mínimo 4 anos e máximo 10 anos.

  • LP5

    LI 6

    LO410


ID
3249202
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Uma unidade escolar está situada a montante de uma cidade que é abastecida por um córrego de água doce classificada como Classe 2, de acordo com a Resolução Conama nº 357, de 17 de março de 2005, e suas alterações. Devido a um vazamento na rede coletora de esgotos da unidade escolar, um funcionário resolveu, sem aviso prévio ao órgão ambiental, vazar o esgoto coletado do refeitório diretamente no córrego que abastece a cidade. A atitude do funcionário NÃO foi correta, pois:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    Lei de Crimes Ambientais(Lei nº 9.605/98)

    Seção III

    Da Poluição e outros Crimes Ambientais

    Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:

    § 2º Se o crime:

    V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:

    Pena - reclusão, de um a cinco anos.


ID
3249205
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em 2018, o Instituto Trata Brasil, com a parceria da Fundação Getúlio Vargas (FGV), lançou a pesquisa “Trata Brasil: Saneamento, Saúde, Educação, Trabalho e Turismo” que mostra como a falta de saneamento afeta a qualidade de vida da população nos setores da saúde, educação, trabalho e turismo. Os dados das pesquisas comprovaram que a falta de saneamento afeta a educação já que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Crianças que vivem em áreas sem saneamento apresentam redução de 18% no aproveitamento escolar quando comparadas com crianças que vivem em áreas saneadas, revela a pesquisa Trata Brasil: Saneamento, Saúde, Educação, Trabalho e Turismo, desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O impacto é mais perceptível na queda do aproveitamento dos alunos do que na presença. Os índices de reprovação são 46,7% menores entre as crianças e jovens que vivem em locais com instalações adequadas. A melhora na qualidade da educação está diretamente ligada aos índices de saúde.

    Trata brasil


ID
3254782
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A falta de saneamento básico está fortemente associada às doenças diarreicas e parasitoses, que figuram entre as principais causas de morbidade entre menores de cinco anos, em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento. Isso incide, especialmente, em três indicadores de saúde. Quais são esses fatores?

Alternativas

ID
3264286
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o processo de separação física das partículas em suspensão, clarificando a água e reduzindo em grande porcentagem as impurezas.

Alternativas
Comentários
  • Coagulação e Floculação são técnicas fisico-químicas. Não é somente física. Decantar é um processo físico mesmo.


ID
3264289
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Bombinhas - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Assinale a alternativa que indica corretamente o reator biológico com fluxo através do lodo aderido e retido em um leito fixo de material inerte e que remove a maior parte dos sólidos em suspensão.

Alternativas
Comentários
  • A única opção que funciona com leito fixo é o filtro anaeróbio.

  • Gabarito: letra B.

    De acordo com Souza et al. (2010), os filtros anaeróbios podem ser definidos como reatores biológicos preenchidos com algum material com boa superfície de aderência, imóveis e inertes. São sistemas que facilitam a proliferação de microrganismos anaeróbios formando uma fina camada, denominada biofilme ou lodo, envolvendo um material de enchimento, atuando como absorvente. Tonetti et al. (2011) reforçam que os filtros anaeróbios são uma opção de baixo custo tanto no aspecto construtivo, quanto operacional, removendo aproximadamente 70% da matéria orgânica e produzindo reduzida quantidade de lodo.

    Fonte: https://seama.es.gov.br/Media/Seama/Documentos/Pr%C3%AAmio%20Ecologia/vencedores%202017/Pesquisa%20Gradua%C3%A7%C3%A3o%202%C2%BA%20Lugar.pdf


ID
3265960
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A implantação de infraestrutura de saneamento é uma das necessidades básicas para o desenvolvimento de uma sociedade e tem grande importância devido ao impacto significativo nas condições sanitárias das áreas beneficiadas.

Com relação ao gerenciamento técnico da execução de obras de saneamento, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab. - D

  • A) O PLANEJAMENTO define a precedência entre as atividades da obra com base na metodologia construtiva (por meio do quadro de sequenciação).

    B) O DIAGRAMA DE GANTT é um instrumento esquematizado por barras, distribuídas numa escala de tempo, e que marcam o início e o fim de cada atividade da obra, sem estabelecer uma correlação entre elas.

    C) A ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP) consiste numa estrutura hierárquica que decompõe a totalidade da obra em pacotes progressivamente menores, sendo uma forma prática para identificar as atividades, o que possibilita a fácil checagem e a correção destes.

    D) GABARITO

    Fonte: https://aprender.ead.unb.br/pluginfile.php/712769/mod_resource/content/1/livro%20pini%20-%20planejamento%20e%20controle%20de%20obras%20-%20aldo%20d%C3%B3rea%20mattos%20%281%29.pdf


ID
3284452
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A regulação do setor de saneamento é necessária com a finalidade de

Alternativas
Comentários
  • favorecer a autonomia administrativa das empresas públicas e ampliar a participação privada


ID
3284533
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Nos sistemas sanitários de esgotamento, as estações elevatórias

Alternativas
Comentários
    • Estação Elevatória de Esgoto é um equipamento de suma importância para intermediar a passagem dos efluentes entre o ponto de geração e a Estação de Tratamento de Esgoto ou a rede de coleta de esgoto.

    • O equipamento realiza o bombeamento do efluente que possui dificuldade em passar pelas tubulações, sejam essas muito profundas, ou muito declinadas. Dessa maneira, após o bombeamento, o efluente segue até o seu destino.

    GAB: B


ID
3284554
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em terrenos acidentados, nos quais os coletores-tronco, que recebem coletores secundários, se encontram em fundos de vales, geralmente o sistema de esgotamento apresenta traçado, em relação ao corpo receptor, tipo

Alternativas
Comentários
  • Leque é o traçado próprio a terrenos acidentados

  • GABARITO A

    Traçado Perpendicular = É quando o sentido do escoamento da rede está perpendicular ao curso de água.

    Traçado em Leque = Relacionado com a topografia irregular do terreno, o traçado próprio do terreno acidentado. Lembra uma espinha de peixe

    Traçado Radial ou Distrital = Sistema característico de cidades planas, litorâneas.


ID
3284563
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em um sistema coletivo de tratamento de esgotos, a remoção de matéria orgânica dissolvida ou em suspenção ocorre em nível

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Tratamento preliminar: Remoção de sólidos grosseiros (areia, lixos), processo físico

    Gradeamento, caixa de areia, peneiras

    Tratamento primário: Predomina a remoção remoção de sólidos suspensos e sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica. processo físico e alguns casos químicos.

    Decantadores. A fossa séptica é considera um tratamento primário

    Tratamento secundário: O objetivo principal é a remoção da matéria orgânica e eventualmente nutrientes (nitrogenios e fósforo) processo biológico.

    As Lagoa de estabilização, tanques de aeração, Lodo ativado, Reator anaeróbios (UASB), filtros biológicos, filtro anaeróbio

    Tratamento Terciário: remoção de poluentes específicos (usualmente tóxicos ou composto não biodegradaveis) ou ainda poluentes não suficientemente removidos nas etapas anteriores.

    Microfiltração, troca iônica, adsorção, osmose reversa

  • suspenção com "ç"?

  • Ocorre em nível secundário mas não necessariamente em tanque de aeração


ID
3302758
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Quanto ao tratamento de efluentes,alguns sistemas são compostos por lagoas, as quais apresentam diferentes objetivos. Uma dessas lagoas é especialmente dedicada à remoção de patógenos e possui as seguintes características: Alta penetração da radiação solar (radiação ultravioleta); pH alto (devido à alta atividade fotossintética); Alta concentração de DO (favorecendo a comunidade aeróbica, que é mais eficiente na remoção de coliformes, além de aumentar essa taxa de remoção devido a outros mecanismos, como foto-oxidação). O enunciado refere-se à lagoa

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Lagoa de maturação tem como principal característica a remoção de organismos patogênicos, apresentando condições adversas para as bactérias patogênicas.

  • A lagoa e maturação é uma das lagoas de estabilização, sendo utilizada para realizar o polimento da água.

    Assim como a disposição no solo, é um mecanismo natural de desinfecção dos efluentes.


ID
3302761
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um dos principais problemas que podem ocorrer durante a operação das lagoas anaeróbias corresponde à ocorrência de maus odores. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma possível causa desse problema.

Alternativas
Comentários
  • a) A sobrecarga favorece anaerobiose, podendo haver maus odores

    b) Tempo de detenção alto favorece anaerobiose, podendo haver maus odores

    c) Dependendo da substância, ela em si pode causar maus odores

    d) CORRETA. Acredito que seja pelo fato da escuma bloquear a saída dos maus odores, porém, ao meu ver, algumas escumas em si poderiam ocasionar maus odores...

    e) Acredito que a temperatura poderia diminuir a atividade dentro da lagoa, favorecendo a anaerobiose

  • A questão quer a alternativa que impede a geração de maus odores nas lagoas.

    a) Errada. A sobrecarga e o baixo tempo de detenção, dificulta o processo de depuração de matéria orgânica, ou seja o efluente ficará mais tempo retido na lagoa, facilitando a ocorrência de maus odores.

    b) Errada. O tempo de detenção excessivamente alto irá dificultar o processo de depuração, ou seja, a matéria orgânica não terá tempo de se estabilizar, assim gerará maus odores.

    c) Errada. Substâncias tóxicas impedem o desenvolvimento dos organismos responsáveis pela decomposição biológica, e não devem ser admitidas no afluente.

    d) Alternativa correta. A camada de escuma, dentre outras vantagens, impede a saída do gás sulfídrico para a atmosfera.

    e) Temperaturas baixas dificultam o processo de depuração de matéria orgânica facilitando a formação de maus odores.

  • Pelo simples fato de ser lagoa anaeróbica já haverá mal odor.

    Achei a questão estranha:

    Temperatura baixa dificulta a biodegradação, portanto diminuiria a produção de odores, a degradação seria mais lenta, diluída ao longo do tempo.

    Produtos Químicos pode inibir a ação das bactérias, portanto tb diminuiria a decomposição, consequentemente, haveria menor produção de odor, visto q o odor está diretamente relacionado ao gás produzido durante a decomposição na ausência de O2.

    Entendi a ideia da questão, mas a achei mal elaborada.


ID
3302764
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A rede coletora de efluente sanitário compreende ligações prediais, coletores de esgoto e seus órgãos acessórios. Dentro desse conjunto, qual tubulação recebe esgoto exclusivamente na extremidade de montante?

Alternativas
Comentários
  • Ligação predial = tubulação externa à edificação, anterior ao coletor de esgoto (secundário ou primário);

    Coletor principal = tubulação de maior extensão na rede coletora de esgoto;

    Coletor tronco = tubulação de maior diâmetro na rede coletora de esgoto;

    Sifão invertido = tubulação rebaixadas, destinadas as travessias de obstáculos que impeçam a passagem da canalização em linha reta.

  • emissário não seria extremidade de jusante?

  • emissário não seria extremidade de jusante?

  • Um sistema de esgotos sanitários é formado por rede coletora, coletores-tronco, interceptores, emissários e estação de tratamento.

    O emissário só recebe efluente na sua parte montante.

  • O emissário só recebe em sua extremidade de montante, não quer dizer que o acessório está a montante, apenas é o lugar do qual é recebido o efluente em relação a ele mesmo.


ID
3302776
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Segundo suas características, o efluente sanitário de residências pode ser segregado em diferentes águas residuárias. Qual é o tipo de água originado pela lavagem de roupas?

Alternativas

ID
3309406
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Em relação aos principais métodos utilizados para estimar a projeção da população de municípios, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3323455
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A tecnologia de filtro biológico percolador pode ser adotada como alternativa para o tratamento de esgotos sanitários.
Com relação a essa tecnologia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Filtro Biológico:

    biomassa cresce aderida ao meio suporte; sistema aeróbio; crescimento bacteriano na superfície do material do leito; dispositivo rotativo; sistema que necessita de decantador primário.

  • a) Não é disperso, é aderido ao material filtrante

    b) Por ter aplicação superior, acredito que haja maior presença de microrganismos aeróbios, já que o método de aplicação introduz O2 no sistema

    c) CORRETA

    d) Baixa carga -> Menor geração de lodo

  • Sidnei, no caso em tela, não há falar que a partícula "se" é um pronome oblíquo. Trata-se, com efeito, de uma conjunção condicional. O erro da questão encontra-se em outros pontos, que já foram abordados pelos colegas.


ID
3323458
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A carga de nitrogênio total do efluente produzido por uma indústria alimentícia, com vazão de 0,3 m³ /s e cuja concentração média é de 42 mg/L, é igual a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Converter 0,3m³/s ===> 300L/s

    Carga do efluente = (Vazão x concentração)

    C = (300 L/s x 42 mg/L)

    C = 12000 mg/s

    C = 12,6 g/s


ID
3323476
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Considere que o esgoto sanitário de uma comunidade, após passar por tratamento, é lançado em um rio. A vazão do efluente tratado é de 0,001 m3 /d, e sua concentração de DBO, igual a 60 mg/L.
Considerando que a vazão do rio é de 10 L/d e que sua concentração de DBO é igual a 1 mg/L, a concentração de DBO no ponto de mistura do efluente com o rio é igual a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    converter 0,001m³/d ===> 1L/d

    Concentração C = ((Vazão do efluente x DBO efluente) + (Vazão do rio x DBO do rio)) / (Vazão do efluente + Vazão do rio)

    C = ((1 x 60) + (10x1)) / (1 + 10)

    C = 6,3636 mg/L

  • Questão sobre Equação de Mistura;

    FÓRMULA:

    DBOf = (DBO1 x Q1) + ( DBO2 x Q2) + (DBOn x Qn) ... / Qt


ID
3323497
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A NBR 7.229/93 aborda condições exigíveis para o projeto, construção e operação de sistemas de tanques sépticos.
A esse respeito, considere as afirmativas a seguir.

I. No tanque séptico, ocorre o processo de decantação, onde, por gravidade, um líquido se separa dos sólidos, prestando-se a sua zona inferior ao acúmulo e digestão do lodo sedimentado.
II. Os tanques sépticos podem ser cilíndricos ou prismáticos retangulares, sendo os prismáticos empregados em situações em que se pretende minimizar a área útil em favor da profundidade.
III. No processo de digestão ocorrida nos tanques sépticos, há a decomposição aeróbia da matéria orgânica, que é convertida progressivamente em substâncias mais simples e estáveis.

Nesse contexto, pode-se afirmar que está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Alternativas
Comentários
  • III. No processo de digestão ocorrida nos tanques sépticos, há a decomposição aeróbia da matéria orgânica, que é convertida progressivamente em substâncias mais simples e estáveis.

    Na fossas sépticas, a decomposição da matéria orgânica se dar por meio de bactérias ANAERÓBIAS

  • Complementando:

    II: NBR 7229, 5.8, Geometria dos tanques:

    Os cilíndricos são empregados em situações onde se pretende minimizar a área útil em favor da profundidade


ID
3329389
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Ibirité - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que se refere aos sistemas de esgoto sanitário, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas

ID
3336151
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre o tratamento de efluentes sanitários, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • O que é um tanque séptico?

    É uma unidade cilíndrica ou prismática retangular, de fluxo horizontal, para tratamento de esgotos por processos de sedimentação, flotação e digestão.

     

    Para que serve a sua utilização?

    De acordo com a NBR 7229 os tanques sépticos são indicados para:

    - Áreas desprovidas de rede pública coletora de esgotos;

    - Como alternativa de tratamento de esgotos em áreas providas de rede coletora local;

    - Quando da utilização de redes coletoras com diâmetro e/ou declividades reduzido

     

    Quais as suas funções?

    - Separação gravitacional da escuma e dos sólidos, em relação ao líquido afluente, vindo os sólidos a se constituir em lodo;

    - Digestão anaeróbia e liquefação parcial do lodo;

    - Armazenamento do lodo.

  • Questão um pouco duvidosa em relação às alternativas a) e b) ao meu ver. Mas a letra d) está claramente "mais errada", ao meu ver, por não apresentar que deve receber efluente de máquina de lavar. Lógico que não é ideal para o funcionamento do sistema, porém, ao se considerar que a residência não possui tratamento de esgoto, o efluente de máquina de lavar não pode ser lançado em outro lugar, a não ser para tratamento no tanque séptico.


ID
3336166
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberaba - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No que diz respeito às redes de esgotamento sanitário, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Sistema unitário ou combinado - esgoto + águas pluviais. Todos são coletados e transportados por um único coletor.

    Sistema separador absoluto - existe um sistema para os esgotos domésticos e industriais e outro para águas pluviais. É mais econômico e pode ser implementado em etapas.

  • a) Errado, é a Definição de sistema separador absoluto, e não de sistema unitário

    b) Correta, pois se não é necessário encaminhar o esgoto para uma ETE, não haverá o inconveniente da variação de vazão que a água da chuva causa

    c) Errado, pois o esgoto doméstico e industrial estão na mesma rede

    d) Acredito que esteja errada pois o custo de um sistema separador absoluto (pensando somente no esgoto) é menor, pois a tubulação utilizada será de menor diâmetro, portanto, tudo será mais barato.

  • mds como alguem consegue ser tao ruim e tratamento de esgoto... ata sou eu


ID
3337591
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CISABRC-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A NBR 9648:1986 – Estudo de Concepção de Sistemas de Esgoto Sanitário – define o sistema separador absoluto como o conjunto de condutos, instalações e equipamentos destinados a coletar, transportar, condicionar e encaminhar somente esgoto sanitário a uma disposição final conveniente, de modo contínuo e higienicamente seguro.

Sobre os sistemas de esgotos sanitários, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Na letra b, essa é uma das desvantagens do sistema combinado (esgoto+águas pluviais)


ID
3442036
Banca
IBADE
Órgão
SAAE de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Existem basicamente duas formas em que a fonte de poluentes pode atingir um corpo d'água. Em uma delas os poluentes atingem o corpo d'água de forma concentrada no espaço. Um exemplo é a descarga em um rio de um emissário transportando os esgotos de uma comunidade. É denominada poluição:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Fonte Pontual: é uma fonte de poluição que pode ser mensurável, localizado, identificável, logo é mais fácil o controle. Ex: lançamento de esgoto

    Fonte Difusa: contrária da pontual, em que nao é possível identificação e mensuração. É considerada de dificil controle e combate. Ex: Poluentes agricolas


ID
3442039
Banca
IBADE
Órgão
SAAE de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Um termo técnico que define a fração da água fornecida que adentra a rede de coleta na forma de esgoto é denominado coeficiente de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

    Coeficiente de retorno: é a relação do volume de esgoto recebido nos coletores e o volume de água fornecido no abastecimento. A taxa de retorno é de 80% do volume da água distribuída.


ID
3442042
Banca
IBADE
Órgão
SAAE de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Todos os contaminantes da água, com exceção dos gases dissolvidos, contribuem para a carga de sólidos. Consideram-se como sólidos sedimentáveis aqueles que sejam capazes de sedimentar no período de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    RESOLUÇÃO CONAMA N 430/2011

    c) materiais sedimentáveis: até 1 mL/L em teste de 1 hora em cone Inmhoff. Para o lançamento em lagos e lagoas, cuja velocidade de circulação seja praticamente nula, os materiais sedimentáveis deverão estar virtualmente ausentes;

    Cone Inmhoff: Recipiente cônico graduado, feito de vidro ou plástico que serve para medir a sedimentação natural dos sólidos em suspenção de efluentes orgânicos nas Estações de Tratamento.

  • Sólidos Sedimentáveis (SSed): É a porção dos sólidos em suspensão que se sedimenta sob a ação da gravidade durante um período de uma hora, a partir de um litro de amostra mantida em repouso em um cone Imhoff. 

    FONTE: http://www.leb.esalq.usp.br/disciplinas/Fernando/leb360/Fasciculo%205%20%20Caracteristicas%20Fisicas%20das%20Aguas.pdf


ID
3442051
Banca
IBADE
Órgão
SAAE de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Na depuração de esgotos, a matéria orgânica em suspensão que se sedimentou forma o lodo de fundo, e necessita ser também estabilizada. Grande parte desta estabilização será em condições anaeróbias, em virtude da dificuldade da penetração do oxigênio na camada de lodo. Esta forma de estabilização, por ser anaeróbia, não implica, portanto, em consumo de oxigênio. No entanto, a camada superior do lodo, da ordem de alguns milímetros de espessura, tem ainda acesso ao oxigênio da massa líquida sobrenadante. A estabilização do lodo se dá aerobiamente nesta fina camada, resultando no consumo de oxigênio. Ademais, alguns subprodutos parciais da decomposição anaeróbia podem se dissolver, atravessar a camada aeróbia do lodo, e se difundir na massa líquida, exercendo uma demanda de oxigênio. A demanda de oxigênio originada por este conjunto de fatores gerados pelo lodo de fundo é conhecida como demanda:

Alternativas
Comentários
  • Na autodepuração natural de um curso d’água, observa-se um balanço entre o consumo e aprodução do oxigênio. Diversos processos estão envolvidos neste equilíbrio, para produção de oxigênio a fotossíntese e a reaeração atmosférica; e para consumo de oxigênio a oxidação da matéria orgânicada da coluna d’água, a demanda bentônica e a nitrificação.

    [...]

    Depósitos bentônicos, em qualquer localidade de um sistema aquático, são resultado do transporte e sedimentação de matéria orgânica

    https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/140/o/DETERMINA%C3%87%C3%83O_DA_DEMANDA_BENT%C3%94NICA_DE_RIO_EM_ZONA_TROPICAL_UM_ESTUDO_DE_CASO_NO_RIBEIR%C3%83O_GRIMPAS__GOI%C3%81S.pdf


ID
3442057
Banca
IBADE
Órgão
SAAE de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A remoção dos poluentes no tratamento, de forma a adequar o lançamento a uma qualidade desejada ou ao padrão de qualidade vigente, está associada aos conceitos de nível do tratamento e eficiência do tratamento. Em relação ao nível do tratamento quando predominam mecanismos biológicos, e o objetivo é principalmente a remoção de matéria orgânica e eventualmente nutrientes (nitrogênio e fósforo), está se definindo o nível de tratamento:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    Tratamento preliminar: Remoção de sólidos grosseiros (areia, lixos). É considerado um processo físico.

    Tratamento primário: Predomina a remoção remoção de sólidos suspensos e sedimentáveis e, em decorrência, parte da matéria orgânica. processo físico e alguns casos químicos.

    Tratamento secundário: O objetivo principal é a remoção da matéria orgânica e eventualmente nutrientes (nitrogenios e fósforo). É considerado um processo biológico.

    Tratamento Terciário: remoção de poluentes específicos (usualmente tóxicos ou composto não biodegradáveis) ou ainda poluentes não suficientemente removidos nas etapas anteriores.

  • O tratamento terciário também remove nutrientes (nitrogênio e fósforo).

    Quando o tratamento secundário não remove nitrogênio e fósforo nos percentuais exigidos pelo órgão ambiental, utiliza-se o tratamento terciário. A remoção de nitrogênio é normalmente realizada no processo de lodos ativados. Já a remoção de fósforo, geralmente é realizada através de tratamento químico, utilizando-se sulfato de alumínio, cloreto férrico, dentre outros.

    Fonte: https://portalresiduossolidos.com/processos-de-tratamento-de-esgoto-sanitario/#:~:text=Quando%20o%20tratamento%20secund%C3%A1rio%20n%C3%A3o,no%20processo%20de%20lodos%20ativados.

  • Ano: 2013 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: ANTT Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Terrestres - Engenharia Ambiental e Florestal

    Em processos de tratamento de águas residuárias, o tratamento secundário, no qual predominam mecanismos biológicos, tem como objetivo principal a remoção da matéria orgânica e eventualmente de nutrientes como nitrogênio e fósforo.

    GAB: C


ID
3442063
Banca
IBADE
Órgão
SAAE de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

A vazão do esgoto doméstico varia durante as horas do dia, com os dias, meses e estações do ano, dependendo de muitos fatores, entre os quais, a temperatura e a precipitação atmosférica. Para o projeto dos sistemas de esgoto são usados coeficientes. Existe um coeficiente de mínima vazão horária (relação entre a vazão mínima e a vazão média), que recebe o código:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    K1 = Máxima vazão diária

    K2 = Máxima vazão horária

    k3 = Mínima vazão horária


ID
3442066
Banca
IBADE
Órgão
SAAE de Vilhena - RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

No sistema convencional de esgoto, o recobrimento das tubulações para rede na via de tráfego e para rede no passeio são, respectivamente, de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A

    Profundidades mínimas dos coletores de esgoto:

    > Passeio: recobrimento superior a 0,65m;

    > Via de Tráfego: recobrimento superior a 0,90m.


ID
3494740
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IFF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sempre que esgotos domésticos são despejados nos corpos d’água, imediatamente após o lançamento, ocorre uma nova concentração dos parâmetros indicativos da qualidade da água, o que se pode chamar concentração da mistura. No caso de lançamento de esgoto in natura com vazão de 5.000 m³/dia e DBO de 100 mg/L em um rio cuja vazão é 50.000 m³/dia e DBO é 5 mg/L, o valor da DBO na zona de mistura é igual a

Alternativas
Comentários
  • CM= ((Qr.Cr) + (Qe.Ce)) / (Qr + Qe)

    Onde: CM= concentração de mistura

    Qr= vazão do rio (m³/s)

    Cr= Concentração do rio

    Qe= vazão do esgoto (m³/s)

    Ce= Concentração do esgoto

    Ce= 5000 m³/dia= 0,0578 m³/s Qe= 100 mg/L

    Cr= 50000 m³/dia= 0,578 m³/s Qr= 5 mg/L

    Colocando os dados na fórmula, temos:

    CM= ((0,578.5) + (0,0578.100)) / (0,578 + 0,0578)

    CM= 13,6 mg/L

  • Simples assim Milena kkk

  • Também pode ser feito assim na hora da prova:

    Cm = ((5*10^6 L/dia*100 mg/L)+(5*10^7 L/dia*5 mg/L))/(5*10^6 L/dia+5*10^7 L/dia)

    Cm = (50*10^7 mg/dia)+(25*10^7 mg/dia)/(5*10^6 L/dia+50*10^6 L/dia)

    Cm = (75*10^7 mg/dia)/(55*10^6 L/dia)

    Cm = (150*10^6)/(11*10^6) mg/L

    Cm = 13,6 mg/L

  • Tranquilo kkkkk


ID
3512122
Banca
IBFC
Órgão
SES-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

De acordo com o art. 16 da Resolução CONAMA 430/2011, que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente no corpo receptor se a temperatura do efluente for inferior a ______, sendo que a variação de temperatura do corpo receptor não deverá exceder a ______ no limite da zona de mistura, resguardadas outras exigências cabíveis.
Assinale a alternativa que preenche as lacunas corretamente.

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Art. 16. Os efluentes de qualquer fonte poluidora somente poderão ser lançados diretamente no corpo receptor desde que obedeçam as condições e padrões previstos neste artigo, resguardadas outras exigências cabíveis:

    I - condições de lançamento de efluentes:

    a) pH entre 5 a 9;

    b) temperatura: inferior a 40°C, sendo que a variação de temperatura do corpo receptor não deverá exceder a 3°C no limite da zona de mistura;

    c) materiais sedimentáveis: até 1 mL/L em teste de 1 hora em cone Inmhoff. Para o lançamento em lagos e lagoas, cuja velocidade de circulação seja praticamente nula, os materiais sedimentáveis deverão estar virtualmente ausentes;

    d) regime de lançamento com vazão máxima de até 1,5 vez a vazão média do período de atividade diária do agente poluidor, exceto nos casos permitidos pela autoridade competente;

    e) óleos e graxas: 1. óleos minerais: até 20 mg/L; 2. óleos vegetais e gorduras animais: até 50 mg/L;

    f) ausência de materiais flutuantes; e

    g) Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO 5 dias a 20°C): remoção mínima de 60% de DBO sendo que este limite só poderá ser reduzido no caso de existência de estudo de autodepuração do corpo hídrico que comprove atendimento às metas do enquadramento do corpo receptor