-
Recomenda-se pequenas porcentagens de CO2.
-
No caso dos aços inoxidáveis, use a transferência por curto-circuito nas mesmas recomendações feitas para aço carbono. A indicação de gás de proteção é de He (90%) + Ar (7,5%) e O² (2,5%) para uma solda com resistência à corrosão, estabilidade de arco e boa penetração da solda, tanto para mono-passe como para multi-passe. Se for trabalhar com soldas mono-passe e que não exijam resistência à corrosão, você pode optar pela mistura Ar + CO² (25%).
-
Para aços inoxidáveis, recomenda-se o uso de Hélio, Argônio e O2. Para aços carbono é que o CO2 é recomendado.
-
Basicamente, a questão está afirmando que o processo MAG é usado para Aços Inox, o que é errado. MAG, via de regra, é usado para soldar aços-carbono e aços baixa liga.
-
JUSTIFICATIVA - ERRADO. No caso dos aços inoxidáveis, quando soldados pelo processo GMAW, são indicadas misturas levemente oxidantes de Ar e O2 , com percentuais
de 1% a 2% ou de Ar e CO2 , com percentuais entre 2% e 4%.
O excesso de oxigênio em misturas mais oxidantes pode afetar a composição da liga, por oxidação de elementos de liga, assim como produzir ejeção excessiva de gotículas, reduzindo tanto a qualidade da solda, quanto a eficiência da deposição. Misturas mais oxidantes são indicadas para aços carbono.
Justificativa do CESPE
-
Pode até ter um percentual de CO2, mas desde que seja um percentual baixo, no máximo 5%, por se tratar de um gás ativo.
-
No caso a questão se referiu ao processo MIG, visto que, este processo utiliza gases inertes como o Hélio e o Argônio para proteção. O processo MAG utiliza gases ativos. Ambos fazem parte do processo GWAW conhecidos como MIG/MAG.
Questão Errada.