SóProvas


ID
2990641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Julgue o próximo item, acerca de elaboração, análise e avaliação de projetos.

Situação hipotética: A equipe de gerenciamento de um projeto de melhoria das condições de vida de comunidades próximas a um aterro sanitário identificou risco de boicote e de sabotagem por parte de uma das comunidades a ser contemplada com o projeto. Em razão disso, essa equipe decidiu alterar o escopo do projeto, deixando de contemplar a comunidade que se encontrava resistente ao projeto. Assertiva: Nesse caso, a equipe do projeto decidiu prevenir o risco como estratégia de resposta ao risco.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    A política de gerenciamento de riscos em projetos pode ser vista como um conjunto de estratégias que são aplicadas em cada etapa de uma iniciativa para evitar falhas e problemas.  Cabe a essa política definir estratégias de prevenção, criar rotinas de monitoramento e planejar medidas para a eliminação de falhas. Visa eliminar os prejuízos ao fim de cada etapa, e que a empresa possa manter um fluxo de trabalho de alta qualidade.

  • Estratégias de prevenção e respostas a riscos:

    Riscos positivos: Aceitação; Melhorar/ potencializar; Explorar; Compartilhar (quando não for possível usufruir sozinho.

    Riscos negativos: Aceitação (risco baixíssimo); Eliminar; Mitigar (reduzir o impacto do risco); Transferir (ex: seguradoras).

  • Segundo o PMBOK, existem quatro estratégias para os riscos negativos: prevenir (ou evitar), transferir, mitigar e aceitar.

    Prevenir (ou evitar) – tem como objetivo eliminar a causa raiz do risco, implementando ações para levar a probabilidade do risco a zero;

    Transferir – confere à outra parte a responsabilidade por seu gerenciamento. As transferências podem ser através de seguros, clausulas contratuais, limites de responsabilidades, garantias, etc... A transferência de um risco não o elimina nem diminui a probabilidade de sua ocorrência, apenas discute quem ficará com o ônus.

    Mitigar – busca reduzir a probabilidade de ocorrência ou o impacto de um risco a um nível abaixo do limite aceitável. Exemplo: prever sistemas ou recursos redundantes.

    Aceitação – nos casos em que a probabilidade de ocorrência e o impacto são baixos, ou ainda nada se pode fazer, podemos simplesmente aceitar os riscos. A aceitação do risco pode ser do tipo ativa ou passiva. A passiva não exige nenhuma providencia, já a ativa não inclui um plano de contingência caso o risco ocorra.

  • É notório que as bancas estão amando cobrar as estratégias para lidar com ameaças e também as técnicas de resolução de conflito. Portanto, bizu estudar bem essas estratégias.

    Atualização

    De acordo com PMBOK 6, CINCO estratégias alternativas podem ser consideradas para lidar com ameaças:

    Escalar. A escalação é apropriada quando a equipe do projeto ou o seu patrocinador concorda que uma ameaça está fora do escopo do projeto ou que a resposta proposta exceda a autoridade do gerente do projeto. 

    Prevenir. A prevenção de riscos ocorre quando a equipe do projeto atua para eliminar a ameaça ou proteger o projeto de seu impacto.

    Transferir. A transferência envolve passar a responsabilidade de uma ameaça a terceiros para gerenciar o risco e suportar o impacto, caso a ameaça ocorra.

    Mitigar. Na mitigação de riscos a ação é realizada para reduzir a probabilidade de ocorrência e/ou o impacto de uma ameaça. A ação de mitigação antecipada é quase sempre mais efetiva do que tentar reparar o dano depois que a ameaça ocorreu.

    Aceitar. A aceitação de risco reconhece a existência de uma ameaça, mas nenhuma ação proativa é tomada.

  • A prevenção de riscos ocorre quando a equipe do projeto atua para eliminar a ameaça ou proteger o projeto de seu impacto. Pode ser apropriado para ameaças de alta prioridade com alta probabilidade de ocorrência e um impacto negativo importante. A prevenção pode envolver a alteração de algum aspecto do plano de gerenciamento do projeto ou alterar o objetivo em perigo para eliminar inteiramente a ameaça, reduzindo a sua probabilidade de ocorrência a zero. O responsável pelo risco também pode agir para isolar os objetivos do projeto do impacto do risco, caso ocorra.

    Exemplos de ações de prevenção podem incluir: remover a causa de uma ameaça, prorrogar o cronograma, mudar a estratégia do projeto ou reduzir o escopo. Alguns riscos podem ser evitados pelo esclarecimento de requisitos, obtenção de informações, aprimoramento da comunicação ou aquisição de expertise.

  • A prevenção pode ser adotada nos casos em que o nível do risco geral do projeto for

    significativamente negativo e fora dos limites acordados para o projeto. Isso envolve tomar uma

    ação focada para reduzir o efeito negativo da incerteza sobre o projeto no seu todo, e trazer o

    projeto de volta aos seus limites.

    Gabarito: correta.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • A equipe adotou uma estratégia de prevenção como resposta ao risco. A prevenção pode ser adotada nos casos em que o nível do risco geral do projeto for significativamente negativo e fora dos limites acordados para o projeto. Isso envolve tomar uma ação focada para reduzir o efeito negativo da incerteza sobre o projeto no seu todo, e trazer o

    projeto de volta aos seus limites.

    Gabarito: correta.

    Fonte: Estratégia Concursos - Prof Stefan Fantini

  • Estratégias de resposta para riscos negativos: 

    Prevenir/Evitar: Nos casos em que o nível do risco geral do projeto for significativamente negativo e fora dos limites acordados. = atua para eliminar o risco ou proteger o projeto contra o impacto negativo que o risco pode causar.

    Transferir:  nível de risco for alto, mas a organização for incapaz de solucioná-lo de forma efetiva, um terceiro poderá ser envolvido. = transfere o impacto para terceiros, juntamente com a responsabilidade pela sua resposta.

    Mitigar: envolve alterar o nível de risco geral para otimizar as chances de alcançar os objetivos do projeto. = reduzir a probabilidade e/ou do impacto de um evento de risco negativo para dentro de “limites aceitáveis”.

    Estratégias de resposta para riscos positivos: 

    Explorar: Nos casos em que o nível do risco geral do projeto for significativamente positivo e fora dos limites dos riscos acordados. = ação focada em capturar o efeito positivo da incerteza sobre o projeto no seu todo. 

    Compartilhar: nível de risco for alto, mas a organização for incapaz solucioná-lo de forma efetiva, um terceiro poderá ser envolvido. = responsabilidade poderá ser compartilhada para colher os benefícios associados. 

    Melhorar: envolve alterar o nível de risco geral para otimizar as chances de alcançar os objetivos do projeto.= melhorar ainda mais os resultados e impactos positivos

    Estratégias de resposta para riscos negativos e/ou riscos positivos:

    Aceitar: continuar com o projeto conforme a definição atual. = reconhecer a existência do risco e não agir (a menos que o risco ocorra). 

    Stefan Fantini, Estratégia Concursos.

    *(Guia PMBOK). 6a Edição.

  • Gab: CERTO

    Estratégia de Resposta para Risco Negativo no Projeto:

    1. Prevenir/Evitar: Nos casos em que o nível do risco geral do projeto for significativamente negativo e fora dos limites acordados -------> Deve-se atuar para eliminar o risco ou proteger o projeto contra o impacto negativo que o risco possa causar.

    FONTE: Meu resumo de Gestão de Projetos, pág. 19.

    OBS: Vendo meu resumo de Gestão de Pessoas. Interessados, solicitem amostra: Soresumo.com.br@gmail.com