SóProvas


ID
2990680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Acerca dos biomas brasileiros e de interferências antrópicas nesses biomas, julgue o item subsecutivo.


Os processos de desertificação e de salinização dos perímetros irrigados são impactos da ação antrópica encontrados tanto na caatinga quanto nos biomas de clima subtropical.

Alternativas
Comentários
  • Entende-se por salinização do solo o processo de excessivo acúmulo de sais minerais, estes geralmente provenientes das águas pluviais, oceânicas ou aquelas utilizadas pela irrigação na agricultura. Trata-se de um problema que vem se acentuando em várias partes do mundo, podendo agravar processos de infertilidade dos solos e até de .

    O fenômeno da salinização pode ocorrer naturalmente em diferentes áreas da superfície terrestre – notadamente, nas de clima árido e semiárido –, mas são as ações humanas que ocasionam ou intensificam esse processo, principalmente pela adoção de métodos incorretos na agricultura

  • Bioma Subtropical é Pampas e lá ocorre Arenização. Na Caatinga ocorre desertificação (antrópico), que é diferente de desertização é que um fenômeno natural de formação de desertos.

  • No sul é chamado de ARENIZAÇÃO ...

  • JUSTIFICATIVA CESPE - ERRADO. Apesar de o Rio Grande do Sul apresentar o fenômeno de arenização, que é a formação de bancos de areia similares aos encontrados nos desertos, os processos de desertificação e de salinização ocorrem em ambientes áridos, semiáridos e subúmidos secos, e não em solos submetidos a climas subtropicais.

  • Desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos.

    O processo de desertificação ocorre em regiões de baixa:

    pluviosidade

    zonas áridas

    semiáridas e subúmidas secas

    envolvendo causas naturais e antrópicas.

    Exemplos de Desertificação:

    Variações climáticas

    Uso intenso do solo, tanto na agricultura quanto na pecuária

    Práticas inadequadas de irrigação

    Mineração.

  • Gabarito: ERRADO

    Os biomas de clima subtropical são típicos da região sul do Brasil onde os processos de desertificação e de salinização são quase inexistentes. A desertificação ameaça principalmente a Caatinga, um dos biomas mais degradados do País.

    O bioma corresponde a uma das maiores áreas do mundo susceptível ao processo de desertificação, em razão de fatores naturais (alterações e variabilidade climáticas) e antrópicos (degradação ambiental provocada por ações socioeconômicas). Lembre-se falou em desertificação pense no nordeste.

    TECCONCURSOS

  • "para muitos é o inferno, para nós é só o SERTÃO!!"

    "Só os perseverantes e os fortes de espírito aqui conseguem lutar" , XXVII CIOSAC

    BRASIL, SERTÃO!!

  • nem todos são por ações antrópicas , também ocorre por fenômenos naturais

  • Sul = Arenização

    Nordeste = Desertificação

  • A questão acima pede para o candidato ler uma afirmação e julgá-la como certa ou errada e tem como tema os problemas de desertificação e salinização do solo.
    A afirmação acima cita que esses processos ocorrem em áreas da Caatinga - bioma encontrado na Região Nordeste -, e nos biomas de clima subtropical, que correspondem a área do bioma Pampa, encontrado somente no Estado do Rio Grande do Sul.
    Pra responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba quais são as características climáticas dos biomas citados acima, além de entender como e onde ocorrem os processos de desertificação e salinização do solo.
    A Caatinga é um bioma situado no interior da Região Nordeste que apresenta em seu interior um clima semiárido, uma vegetação rala e com poucas folhas - que são adaptadas ao clima seco e pouco chuvoso -. 
    Já os Pampas, também chamado de Campos Sulinos, é um bioma brasileiro encontrado no Estado do Rio Grande do Sul, que possui um clima subtropical, caracterizado por possuir as quatro estações bem definidas e chuvas bem distribuídas ao longo de todo ano.
    Feita a breve descrição dos climas encontrados nos biomas citados no enunciado, é importante deixar claro como e onde ocorre o processo de desertificação e salinização do solo.
    O processo de desertificação caracteriza-se como o processo de degradação do solo em zonas áridas, semiáridas e subúmidas secas, que se intensificam a partir de atividades humanas (desmatamento, intenso uso do solo por práticas agropecuárias, irrigação inapropriada e mineração) ou de fatores naturais.
    Já o processo de salinização. também citado no enunciado, ocorre quando há o grande acúmulo de sais minerais no solo oriundas das águas da chuva, do oceano ou até mesmo da água utilizada pela irrigação na agricultura. Esse acúmulo de sais, faz com o que solo fique infértil e totalmente improdutivo. Assim como o processo de desertificação, também ocorre em maior frequência em ambientes áridos e semiáridos.
    Conforme podemos ver, esses dois problemas ambientais ocorrem em áreas áridas e semiáridas, como é o caso da Caatinga, mas não no Pampa, já que é um bioma situado em um clima subtropical, onde há chuvas bem distribuídas. O que ocorre no Rio Grande do Sul, é o processo de arenização que consiste na formação de bancos de areia que ocorrem a partir da excessiva retirada de cobertura vegetal em solos arenosos, sobretudo em áreas úmidas ou com chuvas bem constantes. Portanto, é um processo diferente da desertificação do solo, já que esse ocorrem em áreas áridas ou semiáridas.
    Portanto, a afirmativa está ERRADA.


    Gabarito do Professor: ERRADO.