-
Gabarito "E"
Segundo Marx, a práxis seria a atividade humana prático-crítica, que nasce da relação entre o homem e a natureza compreende as coisas materiais);
Práxis -> ponte entre o homem e a natureza; atividade sensível, consciente, racional;capacidade do homem de transformar a si mesmo e a natureza; atividade crítica, reflexiva, ou seja, não costumeira, cotidiana.
Nossa práxis profissional é influenciada pelo sistema econômico;
Vídeo de referência para a explicação do significado de "práxis profissional" -> Canal Espaço Serviço Social com Prof Núbia Lima
https://www.youtube.com/watch?v=eQ-UHXkqlWg
-
GABARITO:ERRADO
A práxis é ação social coletiva, generalizada em sentido e saberes, onde o ser singular se objetiva em sua essência, por meio de mediações que não podem ser percebidas pela aparência do cotidiano imediato, elevando o indivíduo singular ao humano genérico, universal.
Força, guerreiros(As)!!
-
Gabarito Errado
O cotidiano, propicia que o indivíduo se perceba somente como ser singular e não é próprio ao comportamento cotidiano a consciência humano genérica. Por isso a atividade cotidiana não é uma práxis.
De acordo com Reinaldo Pontes, se estamos tratando de práxis profissional, devemos consider a categoria mediação, que é uma categoria dialética, e se caracteriza por meio da perspectiva de totalidade. Sabendo que os elementos estruturantes da mediação são a universalidade, singularidade e a particularidade, a totalidade social e seus complexos devem fazer parte da intervenção profissional do assistente social no cotidiano.
-
qual artigo indicam para leitura de praxis?
-
A práxis é uma prática transformadora, crítica, atividade reflexiva, é pensada, é racional. No SSO chamamos práxis profissional aquela prática transformadora, não imediatista, que é pensada e crítica e tem a intenção de transformar a realidade social, portanto a práxis compreende um momento reflexivo de todas as práticas da sociedade.
De acordo com Iamamoto a práxis social
como qualquer ato social, é uma decisão entre alternativas efetuada pelo indivíduo singular, que faz escolhas acerca de propósitos futuros visados. Porém, não faz escolhas independentes das pressões que as necessidades sociais exercem sobre os indivíduos singulares, interferindo nos rumos e orientações de suas decisões (IAMAMOTO, 2011, p. 254).
Veja outra questão sobre praxis: Q620154
Referência: MADEIRA, Maria Zelma de Araújo; COSTA, Renata Gomes da. Trabalho, práxis e Serviço Social, localizado em .
-
Quem desejar se apropriar dessa discussão, indico o livro Ética e Serviço Social - Fundamentos ontológicos, de Maria Lúcia Silva Barroco.
-
JUSTIFICATIVA CESPE - ERRADO.
A práxis é ação social coletiva, generalizada em sentido e saberes, onde o ser singular se objetiva em sua essência, por meio de mediações que não podem ser percebidas pela aparência do cotidiano imediato, elevando o indivíduo singular ao humano genérico, universal.