SóProvas


ID
2990908
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SLU-DF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Acerca de estudo social, perícia social, relatório social, laudo social e parecer social, julgue o item seguinte.


O estudo socioeconômico deverá ser encaminhado aos setores solicitantes.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    A elaboração do parecer social deve ter por base a elaboração do estudo socioeconômico. O estudo socioeconômico, por sua vez, não deverá ser encaminhado aos setores solicitantes, ficando o prontuário social, restrito o acesso aos assistentes sociais do núcleo em questão.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Olá Arthur, você pode por gentileza me passar a referência da justificativa da pergunta?

  • Perceba que o Estudo Social (ou estudo socioeconômico) é um instrumento próprio do assistente social, configurando-se como o "caminho de ida". É o momento da investigação, do profissional questionar a realidade para conhecê-la profundamente e de forma crítica. Após a realização do estudo social, o profissional elabora um Relatório Social, entendido como caminho de volta, onde ele organiza as informações que coletou na realidade (o concreto pensado), emitindo suas análises e posicionamentos. Se há um documento que deve ser encaminhado aos solicitantes, é o Relatório Social ou então o Laudo Social juntamente com o Parecer Social - ambos resultantes do Estudo Social inicial.

  • Acredito que tem uma galera confundindo "Estudo Socioeconômico" com "Estudo Social" são coisas diferentes minha gente. O estudo socioeconômico não é uma atribuição privativa do Assistente Social, mas o estudo social sim. Discordo da resposta da banca. Além disso, o estudo socioeconômico pode dá subsídio para o parecer social, sim, mas não somente ele, devemos lembrar que o serhumano é biopsicossocial, nesse sentido, as outras áreas influenciam e muito à vida social dele. se nos pegarmos apenas ao econômico, não dá para emitir um parecer fidedigno da realidade social desse indivíduo. nem tudo tem haver apenas com o econômico. Portanto, o estudo socioeconômico poderá ser socializado sim, pois ele poderá ser realizado por outros profissionais da área social, a exemplo do sociólogo, antropólogo, pedagogo, dentre outros. Na área de projetos urbano (a minha) é muito comum o profissional de sociologia fazer esse estudo e socializar as informações para os engenheiros, projetista pois esses dados influenciam e muito à dinâmica daquela determinada comunidade. Não vamos confundir as atribuições privativas do AS com as competências. só pq tem "sócio" não significa especificamente do SeSo. Não somos detentores exclusivos do "saber".
  • O Estudo Socioeconômico/Estudo Social não é encaminhado aos solicitantes. Esse instrumento dá origem a um Relatório Social e/ou Parecer Social e estes é que são encaminhados para quem o tenha solicitado.

    Segundo Mioto, os Estudos Socioeconômicos também foram se afirmando terminologicamente como Estudo Social, simplesmente. Nessa ótica, Fávero afirma que o Estudo Social busca conhecer com profundidade e de forma crítica uma determinada situação ou expressão da questão social.

    A finalidade do Estudo Socioeconômico/Estudo Social é a emissão de Parecer Social sobre uma situação específica, seja para o acesso a benefícios, serviços ou resolver litígios. Servindo assim como subsídio para o arbítrio de situações conflituosas no campo sócio jurídico ou para concessão de direitos nos mais diversos espaços socioocupacionais.

    Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8B11wB4614LYr7zq15a4.pdf

  • Pensei: "Estudo Socieconômico = análise aprofundada, que requer restrições ao ser repassada determinadas informações = Sigilo."

  • Sara, o estudo socioeconômico é estudo social + econômico, portanto é tão profundo quanto o estudo social, creio que até mais, diferente de um estudo econômico, que com certeza esse pode ser compartilhado para outras áreas.

  • Gabarito Errado

    O estudo socioeconômico NÃO deverá ser encaminado aos setores solicitantes, mas permanecer nos prontuários do assistente social, em arquivo próprio. Somente o parecer social é que deverá ser encaminhado. 

    O parecer social, um instrumento de viabilização de direitos (Relatos de uma experiência) - Marinete Cordeiro Moreira e Raquel Ferreira Crespo de Alvarenga. Pág.62. O Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos Contribuição ao debate no judiciário, Penitenciário e na Previdência Social/Conselho Federal de Serviço Socia, (org). 8ed. - São Paulo:Cortez, 2008.

  • Graciano (2013, p. 67) define o estudo socioeconômico como: “o registro vivo do cotidiano dos usuários dos serviços, suas carências e estratégias de sobrevivência e resistência”. Logo, entende-se que se trata, inclusive, em um assunto até sigiloso quando se situam em algumas particularidades do indivíduo, não sendo possível o seu encaminhamento aos setores solicitantes. Feriria até mesmo o sigilo profissional.