SóProvas


ID
2991250
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em conformidade com o Anexo nº 11 da NR-15 – Agentes químicos cuja insalubridade é caracterizada por limite de tolerância e inspeção no local de trabalho –, especialmente com o quadro n° 1 do referido anexo, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) Os valores fixados como asfixiantes simples determinam que nos ambientes de trabalho, em presença dessas substâncias, a concentração mínima de oxigênio deverá ser de 18% em volume. As situações nas quais a concentração de oxigênio estiver abaixo desse valor serão consideradas insalubres.
( ) A avaliação das concentrações dos agentes químicos através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita pelo menos em 20 amostragens para cada ponto – ao nível respiratório do trabalhador –, com intervalo de no mínimo 10 minutos entre cada uma das amostragens.
( ) Para os agentes químicos que tenham valor-teto assinalado, considerar-se-á situação de risco grave e iminente quando qualquer uma das concentrações obtidas nas amostragens ultrapassar os valores fixados no quadro n° 1.
( ) O limite de tolerância será considerado excedido quando a média aritmética das concentrações ultrapassar os valores fixados no quadro n° 1.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (F) Os valores fixados como asfixiantes simples determinam que nos ambientes de trabalho, em presença dessas substâncias, a concentração mínima de oxigênio deverá ser de 18% em volume. As situações nas quais a concentração de oxigênio estiver abaixo desse valor serão consideradas insalubres. 

    Todos os valores fixados no Quadro n.o 1 como "Asfixiantes Simples" determinam que nos ambientes de trabalho, em presença destas substâncias, a concentração mínima de oxigênio deverá ser 18 (dezoito) por cento em volume. As situações nas quais a concentração de oxigênio estiver abaixo deste valor serão consideradas de risco grave e iminente.

    (F) A avaliação das concentrações dos agentes químicos através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita pelo menos em 20 amostragens para cada ponto – ao nível respiratório do trabalhador –, com intervalo de no mínimo 10 minutos entre cada uma das amostragens. 

    A avaliação das concentrações dos agentes químicos através de métodos de amostragem instantânea, de leitura direta ou não, deverá ser feita pelo menos em 10 (dez) amostragens, para cada ponto - ao nível respiratório do trabalhador. Entre cada uma das amostragens deverá haver um intervalo de, no mínimo, 20 (vinte) minutos.

    (F) Para os agentes químicos que tenham valor-teto assinalado, considerar-se-á situação de risco grave e iminente quando qualquer uma das concentrações obtidas nas amostragens ultrapassar os valores fixados no quadro n° 1. 

    Na coluna "VALOR TETO" estão assinalados os agentes químicos cujos limites de tolerância não podem ser ultrapassados em momento algum da jornada de trabalho.

    (V) O limite de tolerância será considerado excedido quando a média aritmética das concentrações ultrapassar os valores fixados no quadro n° 1.