-
Acentuam-se as locuções conjuntivas.
As opções 1 e 4 são casos de substantivos.
GABARITO: LETRA C
-
GABARITO: LETRA C
1 – A medida que o engenheiro informou sobre a área construída não confere com a planta do imóvel. ===> o engenheiro informou o quê? A medida ===> temos um substantivo com função sintática de objeto direto, não leva crase.
2 – A medida que o tempo passa, vamos nos tornando mais tolerantes. ===> locução conjuntiva proporcional "à medida que."
3 – A medida que a noite ia surgindo, a tensão aumentava. ===> locução conjuntiva proporcional "à medida que."
4 – A medida que consta na receita é de duzentos gramas de farinha.===> temos em destaque um substantivo com função sintática de sujeito, e o sujeito nunca é preposicionado, logo não há crase.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
-
arthur ! você é abençoado, obrigadaaaaa
-
Bizu: trocar os ´´a medida que´´ por: na medida que
então , o que se encaixar com a mudança , leva crase
-
fiz por eliminação, o item 2 e 3 estavam similares,com isso, ou estavam as duas certas ou as duas erradas, com tinha certeza q o item 4 estava errado, matei a questão.
-
Troque-as por "À proporção que".
-
Complementando o colega Arthur:
Sujeito não pode ser preposicionado (NÃO LEVA CRASE)
1 – A medida que o engenheiro informou sobre a área construída não confere com a planta do imóvel. ===> o engenheiro informou o quê? A medida → SUJEITO NÃO LEVA CRASE.
4 – A medida que consta na receita é de duzentos gramas de farinha → O que é de duzentos gramas de farinha? → A medida que consta na receita → SUJEITO NÃO LEVA CRASE.
-
"À medida" quando há significado de "proporção" tem crase!!