-
Na encíclica Divini redemptoris, Pio XI desenvolve reflexões bastante usuais sobre a necessidade de tolerância e paciência por parte dos pobres, que têm de estimar mais bens espirituais que bens e prazeres terrenos. E os ricos, como administradores de Deus, devem dar aos pobres o que lhes excede:
"Os ricos não têm que colocar as coisas da terra a sua felicidade nem direcionar à realização de seus esforços ao seu melhor; mas, considerando-os só como administradores que sabem de ter que prestar contas ao Senhor supremo, eles contam como meios preciosos que Deus lhes dá por fazer o bem; e não deixais de distribuir aos pobres os seus excedentes, de acordo com o preceito do Evangelho." —Papa Pio XI, Divini redemptoris, 44-45, 1937
-
É uma encíclica escrita pelo Papa Leão XIII a 15 de maio de 1891. Era uma carta aberta a todos os bispos, sobre as condições das classes trabalhadoras(Wikipédia)
-
A) Paulo VI - La Populorum progressivo
B) João XXIII - Mater et Magistra
C) Leão XIII - Rerum Novarum
D) Pio XI - A Encíclica Divini redemptoris
-
Segundo a doutrina, em razão da forma de exploração do trabalho humano ao final do século XXIX, as organizações de trabalhadores pressionavam cada dia mais os Poderes Públicos, exigindo uma solução para questão social, com a qual se preocupou também a conhecida "doutrina social da Igreja". Através desta, foram criadas Encíclicas (documentos pelos quais a Igreja Católica analisa a situação social e propõe posicionamentos para sua superação), como a “Rerum Novarum" (1891) do Papa Leão XIII, a “Quadragesimo Anno" (1931) e a “Divini Redemptores" (1931), estas do Papa Pio XI.
RESPOSTA: D.
-
Nos livros doutrinários de autores brasileiros, é muito comum serem encontradas alusões à doutrina social da Igreja Católica como entre as principais, senão a principal, influências nesse ramo do Direito, sobretudo inspirando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), de 1943 (Estado Novo, Era Vargas).
Se considerado o período de formação do Direito do Trabalho e do Direito Sindical no país, importante destacar três encíclicas papais, vejamos:
1) Rerum Novarum, do Papa Leão XIII, de 1891,
2) Quadragesimo Anno, de 1931, Pio XI;
3) Divini Redemptoris, de 1937, Pio XI.