SóProvas


ID
2992069
Banca
Aeronáutica
Órgão
EEAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.

A elevação da glicose no sangue, acompanhada também de altos níveis de açúcar na urina, causando vontade frequente de urinar e, por consequência, aumento da sede, são característicos de

Alternativas
Comentários
  • Hiperglicemia - elevação da glicose no sangue, acompanhada também de altos níveis de açúcar na urina, causando vontade frequente de urinar e, por consequência, aumento da sede. Alternativa A está correta.

    Hipercalemia - caracterizada por níveis muito altos de potássio no sangue – geralmente acima de 5,5 mmol/L (mEq/L). Portanto, alternativa B está errada.

    Hipocalcemia - é a diminuição dos níveis de cálcio no sangue. Alternativa C incorreta.

    Hipernatremia - é uma concentração anormalmente alta de sódio no sangue, é definida pela concentração de sódio (Na) sérico acima de 145 mEq/L (ou mmol/L). Alternativa D está errada.

    Gabarito do Professor: Letra A.


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.


  • tremia - sódio calcemia- cálcio glicemia- açúcar calemia- potássio