-
Planejar
Planejar significa estabelecer os objetivos da empresa e por quais caminhos s e chegará a eles.
Organizar
E como colocar em prática tudo aquilo que foi planejado? Organizando os recursos da empresa.
Ou seja, definir de que maneira o projeto será feito e distribuí-lo entre os departamentos e profissionais correspondentes.
Aí, entra em jogo a produtividade e eficiencia , isto é, fazer o trabalho no menor tempo e com o menor desperdício possível – sem prejudicar a qualidade de entrega, é claro.
Para essa função, obviamente, o administrador precisa de uma ótima capacidade de organização – individual e coletiva.
Visão sistêmica e um bom conhecimento sobre os processos produtivos do setor da empresa também são características essenciais
Dirigir
Dirigir significa liderar. Ou seja, a capacidade de mobilizar os recursos humanos para que os resultados desejados sejam alcançados.
Aqui, não estamos falando apenas de distribuir as tarefas, mas sim de influenciar e motivar os funcionários da empresa de maneira positiva.
Controlar
Você planejou, organizou e delegou as tarefas aos seus empregados.
Isso tudo não é garantia de que, na prática, o trabalho será bem executado e dará os resultados previstos.
Para isso, existe o controle.
-
Função Dirigir - Liderar e motivar funcionários
-
Liderar e motivar os funcionários se refere a função direção (ato de dirigir).
-
No processo administrativo, a função organizar, no nível tático da organização, é responsável pelo gerenciamento dos recursos, e por liderar e motivar os funcionários.
Alocar recursos (humanos, financeiros, etc) - Organização
Envolveu dirigir, liderar pessoas, motivação - Direção
-
Gabarito letra B para os não assinantes.
1. Planejamento: é etapa referente à formulação dos objetivos e os meios para alcançá-los. É o processo contínuo de percepção e análise em que se desenvolve as tomadas de decisões, ou seja, consiste em definir objetivos para traçar metas, identificando as oportunidades, interpretando as informações e analisando os recursos disponíveis na organização.
2. Organização: é o processo de designar tarefas, alocar os recursos e coordenar atividades. De maneira mais simples, refere-se à distribuição e adequação dos recursos da organização. Organizar é o mesmo que preparar os processos a fim de obter os resultados planejados. Ela pode compreender várias fases administrativas.
3. Direção: conduzir as pessoas de acordo com o plano estratégico, visando a realização dos objetivos e metas estabelecidos pela empresa. Esta é a função da tomada de decisões, da liderança e da comunicação com os subordinados, é o processo administrativo que conduz e coordena o pessoal na execução das tarefas anteriormente planejadas. A direção também se trata de uma atividade atribuída à administração geral da empresa;
4. Controle: é a comparação do desempenho atual com o que foi planejado, estabelecendo as correções necessárias no decorrer do processo. O controle restringe e regula a execução da tarefa, ou seja, verifica à execução e avalia os resultados, pelos quais compara ambos com os padrões pré estabelecidos. É a função que corrige os desvios, adota o planejamento como medida-padrão e aponta as falhas e correções que precisam ser feitas.
-
Gab. B - No processo administrativo, a função organizar, no nível tático da organização, é responsável pelo gerenciamento dos recursos, e por liderar e motivar os funcionários.
-
Letra B
No processo administrativo, a função(DIRIGIR) organizar, no nível tático da organização, é responsável pelo gerenciamento dos recursos, e por liderar e motivar os funcionários
-
A questão quer que indiquemos a alternativa INCORRETA em relação aos temas "processo administrativo" e "níveis organização".
Para tal, é sempre importante recordamos cada função que compõe o processo ou ciclo administrativo:
◾ PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los.
◾ ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional.
◾ DIREÇÃO é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização.
◾ CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado.
Já em relação aos níveis organizacionais, temos a seguinte divisão:
Os níveis são: Estratégico, Tático e Operacional e as suas principais características são (Fonte: Chiavenato, 2014):
◾ NÍVEL ESTRATÉGICO OU INSTITUCIONAL
➡ "É o nível em que as decisões são tomadas e são definidos os objetivos da organização e as estratégias para alcançá-los." Esse nível tem visão sistêmica, global (olha para organização como um todo). Suas decisões e planejamentos são de longo prazo (voltado para o futuro) e também possuem maior risco.
◾ NÍVEL TÁTICO/DEPARTAMENTAL/ GERENCIAL/MEDIADOR OU INTERMEDIÁRIO
➡ "Atua na escolha e captação dos recursos necessários, bem como na distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado." Tem visão departamental/setorial e suas decisões e planejamentos são de médio prazo envolvendo médio risco;
◾ NÍVEL OPERACIONAL
➡ "Está ligado aos problemas de execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da organização e orientado para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada, com os materiais a serem processados e a cooperação de vários especialistas." Tem visão específica voltada para as operações e suas decisões e planejamentos são de curto prazo envolvendo baixo risco.
_
ANALISANDO OS ITENS:
A) CORRETO. O planejamento operacional de fato estabelece as atividades mais específicas e do dia a dia.
B) INCORRETO. No nível tático, a organização trabalha com a definição dos departamentos. liderar e motivar são atividades da "direção".
C) CORRETO. A função direção no nível mais alto se preocupar em formular as normais gerais no que tange às pessoas que compõem a organização.
D) CORRETO. O controle operacional é o mais específico (na tarefa ou operação) da organização. São exemplos:
Controle de estoque, qualidade, rotatividade de pessoal e satisfação do cliente.
E) CORRETO. A organização nos níveis:
▪ Global: trata do chamado desenho
▪ Departamental: trata do desenho departamental
▪ Operacional: É o chamado desenho dos cargos ou tarefas.
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014
GABARITO: LETRA B
-
Princípios básicos da Administração:
Chiavenato, 2009, as funções do administrador que formam o processo administrativo são mais do que uma seqüência cíclica, pois elas estão intimamente relacionadas em uma interação dinâmica. O processo administrativo é cíclico, dinâmico e interativo.
Planejamento: definição de objetivos, definir recursos; definir meios para alcançar os objetivos; traçar planos estratégicos.
Organização: alocar recursos, distribuir tarefas.
Direção: conduzir os trabalhos; influenciar, orientar e motivar; liderança e comunicação.
Controle: monitorar as atividades; fazer correções necessárias; medir desempenho; objetiva assegurar que os resultados sejam alcançados.
-
Gabarito B
Liderar e motivar empregados faz parte da função DIREÇÃO.