SóProvas


ID
2994124
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dinara Maciel da Luz, servidora pública federal, teve aplicada contra si, através de processo administrativo disciplinar, a pena de advertência por ter violado o inciso III do art. 117 da lei 8.112/1990 no exercício de sua função ao recusar dar fé em documento público. Mesmo advertida, a servidora no exercício de suas funções passou a violar o inciso IV constante no art. 117 da lei 8.112/1990, que trata das proibições ao servidor, desta vez opondo resistência injustificada ao andamento de documento e processo. O art. 129 da lei 8.112/1990 preceitua textualmente:


Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.


Diante deste fato de reincidência de violação da lei apresentado com relação à servidora em questão e pelo exposto na lei 8.112/1990, conforme processo administrativo disciplinar competente, você diria que Dinara Maciel da Luz deverá

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

    FONTE: LEI N° 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • Suspensão -----> Quando? Reincidência punível com advertência/ violações não justifiquem demissão

    |

    | --------------------------> Até 90 dias

    |

    |

    | -------> Em caso de recusa de inspeção médica: 15 dias

    |

    |-------------->poderá ser revertida em multa (alternativa): 50% p/dia

  • Suspensão com ç????

  • Pena de suspensão ----> reincidência das faltas punidas com advertência ; Violação das demais proibições, que não justifiquem pena de demissão:

    ___________________________

    Art. 130. A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

    § 1º Será punido com suspensão de até 15 (quinze) dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

    § 2º Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

    Reincidência de faltas ---> até 90 dias de suspensão

    Recusa de inspeção médica----> até 15 dias de suspenção

    Poderá ser convertida em multa de 50% por dia de vencimento ou remuneração

  • também são penas passíveis de suspensão, acometer servidor a atribuições fora do cargo, bem como exercer atividade incompatível.

  • Para lembrar o limite de dias da SUSPENSÃO, basta contar quantas letras tem a palavra suspensão (9), logo, prazo máximo 90 dias.

  • GABARITO: D

    Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

  • Gabarito''D''.

    >Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias.

    Estudar é o caminho para o sucesso.

  • mulherzinha teimosa,

  • suspensão com ç. kkk

  • ART. 127. São Penalidades disciplinares

    I-ADVERTÊNCIA

    II- SUSPENSÃO

    III- DEMISSÃO

    IV- CASSAÇÃO DE APOSENTADORIA OU DISPONIBILIDADE

    V- DESTITUIÇÃO DE CARGO EM COMISSÃO

    VI- DESTITUIÇÃO DE FUNÇÃO COMISSIONADA

    art. 130 A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder 90 ( NOVENTA) DIAS.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 117, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 117. Ao servidor é proibido:

    (...)

    III - recusar fé a documentos públicos;

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;"

    Nesse sentido, conforme o artigo 129, da citada lei, "a advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave."

    Por fim, consoante o caput, do artigo 130, da citada lei, "a suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista o que foi explanado, percebe-se que, no caso em tela, Dinara Maciel da Luz, por ter reincido em uma falta punida com advertência, será punida com a pena de suspenção de até 90 dias.

    Gabarito: letra "d".

  • Como se extrai do enunciado proposto pela Banca, a hipotética servidora teria reincidido em conduta passível de advertência. Neste cenário, cumpre aplicar a norma do art. 130, caput, da Lei 8.112/90, que ora reproduzo para maior comodidade do prezado leitor:

    "Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias."

    À luz deste preceito normativo, não podem remanescer dúvidas de que a única solução jurídica correta é aquela exposta na letra D (ser punida com a pena de suspensão de até 90 dias).

    Todas as demais afirmativas destoam do figurino legal, o que as torna equivocadas.


    Gabarito do professor: D.