SóProvas


ID
2994172
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O Just in Time (JIT) surgiu no Japão, na década de 1970 e teve sua filosofia assimilada pela indústria ocidental a partir da década de 1980. Um dos fundamentos básicos do JIT é a meta do estoque "zero". Marque a opção de NÃO apresenta um objetivo do JIT.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Just in Time - JIT consiste em entrega de produtos e serviços, na hora certa para o uso imediato, tendo como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é obtida e desenvolvida através da redução dos estoques. Este sistema permite a continuidade do processo, mesmo quando há problemas nos estágios anteriores a sua produção final.

    Just in Time, que significa “no tempo justo”, exige do administrador o abastecimento ou desabastecimento da produção no tempo certo, no lugar certo e na quantidade certa, visando capacitar à empresa a produzir somente o necessário ao atendimento da demanda, com qualidade assegurada.

    O objetivo do JIT é promover a otimização de todo o sistema de manufatura, desenvolvendo políticas, procedimentos e atitudes requeridos para ser um fabricante responsável e competitivo. Para que isso ocorra da melhor forma possível, é necessário atingir algumas metas, tais como: projetar a otimização dos processos, interagirem bem com o cliente, obter relações de confiabilidade com fornecedores e clientes, adotar compromisso de melhoria contínua. Estas metas que juntas resultarão no objetivo final.

    O Just in Time tem também como objetivo principal a busca contínua pela melhoria do processo produtivo, que é alcançada e trabalhada através da redução dos estoques. Estes permitem a continuidade do processo produtivo mesmo quando há problemas nos estágios de produção. Ao se reduzir o estoque, os problemas que antes não afetavam a produção, torna-se agora visíveis, podendo, assim serem eliminados, permitindo um fluxo mais suave da produção.

    FONTE: https://administradores.com.br/artigos/o-que-e-just-in-time

  • Letra D

    Aumento dos prazos de fabricação dos produtos finais, evitando a colocação deste no estoque.

    Em essência, neste modelo, busca-se a diminuição dos prazos de fabricação.

  • Objetivos do JIT :

    - Minimização dos prazos de fabricação dos produtos finais;

    - Redução continua dos níveis de inventário através do enfrentamento dos problemas da manufatura;

    - Redução dos tempos de preparação de máquina, a fim de flexibilizar a produção;

    - Redução ao mínimo do tamanho dos lotes fabricados, buscando sempre o lote igual à unidade;

    - Liberação para a produção através do conceito de “puxar” estoques, ao invés de “empurrar”, em antecipação à demanda;

    - Flexibilidade da manufatura pela redução dos tamanhos dos lotes, tempos de preparação e tempo de processo. 

  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre a filosofia Just In Time. Para responder corretamente, precisamos apontar qual das alternativas não apresenta um objetivo dessa filosofia. Mas antes vejamos um pouco mais sobre ela.

    A filosofia Just In Time (JIT) é uma filosofia de gestão de estoques que defende a minimização dos níveis de estoques, com o objetivo de reduzir os desperdícios gerados pela manutenção de altos níveis de estoque. Para reduzir tais níveis, buscando o estoque nulo do produto final, essa filosofia prima pela produção apenas o que for necessário, nas quantidades necessárias e quando necessárias.

    Onde e quando surgiu a filosofia JIT? Surge no Japão, na década de 1950, com a Toyota Motor Company (empresa automobilística). Essa empresa atuou como pioneira no que diz respeito a defender a redução dos níveis de estoques, assim, o sistema Toyota passou a utilizar uma abordagem chamada Just In Time (que pode ser traduzida como "o que é necessário, quando necessário, e na quantidade necessária).

    Os fornecedores são vistos como parceiros e, diferentemente do sistema tradicional de produção, a organização busca um relacionamento estreito com eles.

    No Just In Time, o foco se concentra na demanda efetiva, e esta puxa a produção. Assim, podemos entender o JIT como um sistema de produção puxada. A depender do ritmo da produção, os estoques podem ser repostos com maior ou menor agilidade, visando cobrir a demanda do momento.

    Dito isso, concluímos que são objetivos do JIT:

    • Redução dos tempos de preparação da máquina, a fim de flexibilizar a produção.
    • Redução contínua dos níveis de inventário através do enfrentamento dos problemas da manufatura.
    • Flexibilidade da manufatura pela redução dos tamanhos dos lotes, tempos de preparação e tempo de processo.
    • Redução ao mínimo do tamanho dos lotes fabricados, buscando sempre o lote igual à unidade.

    Já não incluímos como objetivo dessa filosofia o que a alternativa "D" propõe, pois vai exatamente na contramão do que sugere a filosofia Just In Time.

    Após analisar o assunto, concluímos que a alternativa "D" é a que atende o comando da questão.

    GABARITO: D

    Fontes:

    DIAS. M. A. P. Administração de Materiais, princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos. 3.ed. São Paulo: Método, 2014.