-
GABARITO: LETRA C
Cultura organizacional refere-se a um sistema de valores compartilhado pelos membros que difere uma organização das outras. Temos sete características básicas que conjuntamente, captam a essência da cultura de uma organização.
São elas:
1 – A inovação
2 – assunção de riscos – grau que os colaboradores são estimulados a inovar e assumir riscos.
3 – A atenção aos detalhes – Grau esperado com precisão, análise e atenção aos detalhes.
4 – A orientação para os resultados – Os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e o emprego dos processos para alcançá-los.
5 – A motivação das pessoas – As tomadas de decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre os colaboradores na organização.
6 – A orientação para equipe – As atividades de trabalho são organizadas mais em função do grupo do que dos indivíduos.
7 – A competitividade – As pessoas, em vez de afáveis e acomodadas, se apresentam competitivas e até mesmo agressivas.
FONTE: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/7-caracteristicas-de-uma-cultura-forte/
-
ALTERNATIVA C)
No processo de ajudar a criar um entendimento mútuo da vida da organização, a cultura organizacional desempenha quatro funções básicas:
Em primeiro lugar, ela dá aos membros uma identidade organizacional. Isto é, compartilhar normas, valores e percepções proporciona às pessoas um sentimento de união que ajuda a promover o sentimento de propósito comum.
Em segundo, ela facilita o compromisso coletivo.
Em terceiro, ela promove a estabilidade organizacional.
Em quarto lugar, ela molda o comportamento ao ajudar os membros a dar sentido aos seus ambientes.
Ao desempenhar essas quatro funções básicas, a cultura organizacional funciona como um tipo de cola social que ajuda a reforçar comportamentos persistentes e coordenados no trabalho.
Fonte: Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva - John Wagner
-
Dez características principais da Cultura Organizacional
• Identidade do membro – O grau com que os empregados se identificam com a organização como um todo;
• Ênfase no grupo – O grau com que as atividades de trabalho são organizadas em torno de grupos em vez de indivíduos;
• Foco nas pessoas – O grau com que as decisões da administração levam em consideração o efeito dos resultados em pessoas da organização;
• Integração das unidades – O grau com que as unidades da organização são estimuladas a operar de uma maneira coordenada ou interdependente;
• Controle – O grau com que regras, regulamentos e supervisão direta são usados para inspecionar e controlar o comportamento dos empregados;
• Tolerância a risco – O grau com que os empregados são incentivados a ser agressivos, inovadores e propensos ao risco;
• Critérios de recompensa – O grau com que recompensas como aumentos de salário e promoções são distribuídos por critério de desempenho do empregado em contraste com o tempo de casa, favoritismo e outros fatores não-ligados ao desempenho;
• Tolerância a conflito – O grau com que os empregados são estimulados a expressar conflitos e críticas abertamente;
• Orientação meios-fins – O grau com que a administração enfatiza resultados ou efeitos em detrimento de técnicas e processos usados para alcançar aqueles resultados;
• Foco em sistemas abertos – O grau com que a organização monitora e responde a mudanças no ambiente externo.
-
C) A cultura organizacional, por promover a coesão de valores entre os profissionais, tende a estimular a colaboração entre eles.
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o que está envolvido nas funções da cultura organizacional, devendo ser marcada a alternativa que faz uma afirmação incorreta sobre o assunto.
Já que a alternativa a ser marcada deve apresentar uma afirmação incorreta, vamos organizar as que estão corretas.
O que podemos destacar de uma cultura organizacional? Chiavenato (2014, p.154) nos dá alguns algumas informações valiosas:
- A cultura representa o universo simbólico da organização e proporciona um referencial de padrões de desempenho entre os funcionários, influenciando a pontualidade, produtividade e preocupação com qualidade e serviço ao cliente. A cultura exprime a identidade da organização.
- A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas que é compartilhado por todos os membros de uma organização. Refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira com que faz seus negócios, a maneira com que trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e colaboradores da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Mais do que isso, a cultura organizacional é uma forma de interpretação da realidade organizacional e constitui uma modelagem para lidar com questões organizacionais. Por essa razão, ela condiciona fortemente a gestão das pessoas
Dito isso, nós podemos dizer que todas as alternativas, com exceção da "C", estão corretas. A alternativa "C" deve ser reescrita de outra forma:
- A cultura organizacional promove a existência de um ambiente organizacional competitivo e de muita colaboração.
Do jeito que está acima, sim, estaria correta também, pois o ideal da cultura organizacional é aumentar a colaboração entre todas as pessoas para que os objetivos institucionais sejam alcançados.
GABARITO: C
Fonte:
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.