-
GABARITO: LETRA D
A Teoria Neoclássica pode ser identificada através de algumas características marcantes: a ênfase na parte prática da Administração, a reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos, a ênfase nos primeiros clássicos de Administração, a ênfase nos resultados e objetivos e, sobretudo, o ecletismo aberto e receptivo.
O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o de ser a Administração uma técnica social básica. Isto leva à necessidade de o administrador conhecer, além dos aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, também os aspectos relacionados com a direção de pessoas dentro das organizações.
A Teoria Neoclássica surgiu com o crescimento exagerado das organizações. Uma das respostas que procurou dar foi a respeito do dilema centralização versus descentralização. Boa parte do trabalho dos neoclássicos está voltada para fatores que levam à decisão de descentralização, bem como às vantagens e desvantagens que a descentralização proporciona.
A Teoria Neoclássica enfatiza as funções do administrador: O Planejamento, a organização, a direção e o controle. No seu conjunto, essas funções administrativas formam o processo administrativo.
FONTE: https://administradores.com.br/artigos/teoria-neoclassica
-
A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.
A Teoria Neoclássica surgiu da necessidade de se utilizarem os conceitos válidos e relevantes da Teoria Clássica, expurgando-os dos exageros e distorções típicos de qualquer teoria pioneira e condensado-os com outros conceitos igualmente válidos e relevantes oferecidos por outras teorias administrativas ao longo das três últimas décadas.
A Teoria Neoclássica pode ser identificada através de algumas características marcantes:
-- a ênfase na parte prática da Administração.
-- a reafirmação relativa (e não absoluta) dos postulados clássicos.
-- a ênfase nos primeiros clássicos de Administração.
-- a ênfase nos resultados e objetivos.
-- o ecletismo aberto e receptivo.
https://drive.google.com/drive/folders/1nl5aBUwmJgLmYlNwyjx3clAHNTS_tfXH
-
A Teoria Neoclássica possui cinco características básicas, que são:
Administração interpretada como prática - Muito embora a Abordagem Neoclássica esteja respaldada em conceitos teóricos ela atribui grande importância à prática administrativa e aos seus resultados.
Os conceitos são apresentados de forma prática, visando à ação empresarial e enfatizando sua instrumentalidade.
Atualização dos princípios clássicos - A abordagem retoma vários princípios clássicos fazendo um redimensionamento e uma atualização de acordo com as circunstâncias e necessidades atuais da administração, ampliando e flexibilizando sua utilização prática.
Flexibilização na utilização dos princípios - Os princípios administrativos devem ser abordados como critérios elásticos e não como leis científicas.
Como serão aplicados às situações diversas e múltiplas, podem ser modificados ou adaptados de acordo com as circunstâncias, objetivando buscar as mais adequadas soluções administrativas práticas.
Foco nos objetivos e resultados - As organizações devem ser dimensionadas, organizadas, estruturadas e orientadas de acordo com os objetivos definidos e resultados esperados.
Esses objetivos representam, também, meios e parâmetros para avaliar o desempenho da organização e a eficiência de suas operações. Dentro deste enfoque foi desenvolvida a Administração por Objetivos.
Reafirmação de - Os princípios gerais envolvem as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar a serem desempenhadas por toda e qualquer organização.
-
Teoria NEOclassica - Peter Drucker
É uma evolução da Administração Científica, Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas.
Abordagem prescritiva/normativa; enfase na estrutura/ambiente; organizaçao formal/informal; incentivos mistos (sociais e financeiros); ambiente interno/externo; homem organizacional e papéis variados em diferentes funções.
CARACTERISTICAS DA TEORIA NEOCLASSICA:
Enfase nos resultados e objetivos (eficácia)
ecletismo na teoria clássica
Principios gerais da organização
Ênfase nas práticas da organização
Fonte: Meus resumos (aulas prof Heron Lemos)
obs: Em caso de erros, avisem por msg.
-
As principais características da Teoria Neoclássica
são as seguintes:
1. Ênfase na prática da administração.
2. Reafirmação dos postulados clássicos.
3. Ênfase nos princípios gerais de administração.
4. Ênfase nos objetivos e nos resultados.
5. Ecletismo nos conceitos.
-
D) Ela não apresenta limitação teórica, pois buscou aperfeiçoar teorias pretéritas. Logo, as utilizou como referência.
-
Breve resumo (adaptado):
9 TEORIAS
1- CIENTIFICA - TAYLON - ENFASE NAS TAREFAS, HOMEM ECONOMICO, INCENTIVOS MATERIAIS E SIMBOLICOS, ORGANIZAÇÃO FORMAL
2- CLASSICA - FAYOL - ENFASE NAS ESTRUTURAS, HOMEM ECONOMICO, INCENTIVOS MATERIAIS E SIMBOLICOS , ORGANIZAÇÃO FORMAL
3- BUROCRATICA - ENFASE NA ESTRUTURA, HOMEM ORGANIZACIONAL, INCENTIVOS SALARIAIS E MATERIAIS, ORGANIZAÇÃO FORMAL
4- ESTRUTURALISTA - ENFASE NA ESTRUTURA E AMBIENTE, HOMEM ORGANIZACIONAL, INCENTIVOS MISTOS, ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL
5- NEOCLASSICA - ENFASE NO ECLETICISMO: TAREFAS, PESSOAS E ESTRUTURA, HOMEM ORGZ E ADM, INCENTIVOS MISTOS (MATERIAIS E SOCIAIS), ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL
6 - RELAÇÕES HUMANAS - ENFASE NAS PESSOAS, HOMEM SOCIAL, INCENTIVOS SOCIAIS E SIMBOLICOS, ORGANIZAÇÃO INFORMAL
7- COMPORTAMENTAL - ENFASE NAS PESSOAS E AMBIENTE, HOMEM ADM, INCENTIVOS MISTOS, ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL
8 - SISTEMAS - ENFASE NO AMBIENTE, HOMEM FUNCIONAL, INCENTIVOS MISTOS, ORGANIZAÇÃO COMO UM SISTEMA
9- CONTIGENCIA - ENFASE NO AMBIENTE E TECNOLOGIA, SEM DESPREZAR TAREFAS, PESSOAS E ESTRUTURAS, HOMEM COMPLEXO, INCENTIVOS MISTOS, ORGANIZAÇÃO VARIAVEL DEPENDENTE DO AMB E DA TECNOLOGIA.
FONTE: ESTRATEGIA CONCURSOS
-
A Teoria Neoclássica tem como características o ECLETISMO.
-
GAB D
Ela não apresenta limitação teórica, pegou um pouco de cada abordagem, vários autores contribuíram.
-
Teoria Neoclássica ---> ênfase na prática; reafirmação da T. Clássica; ênfase nos princípios gerais; ênfase nos objetivos e resultados; conceitos ecléticos.
Como ela possui conceitos ecléticos, logo NÃO possui limitação teórica.
-
Letra D
Limitação teórica – a Teoria Neoclássica apresenta um corpo teórico muito limitado e fechado em relação a outras abordagens teóricas.
-
"Observe que apenas a lei penal será retroativa, isso porque a lei penal leva em conta a data do cometimento do crime. Já a lei processual penal terá aplicação imediata, ou seja, será aplicada ao processo a partir daquele momento, sendo preservado, portanto, os atos processuais até então praticados."
-
A questão em exame exige que tenhamos conhecimento da Teoria Neoclássica. Para responder corretamente, devemos indicar a alternativa que não traz uma característica dessa abordagem. Vamos lá.
Para facilitar a nossa compreensão, podemos organizar as características da Teoria Neoclássica da seguinte forma:
- Ênfase na prática da administração – a utilização do pragmatismo em busca de resultados concretos e palpáveis, com base nos conceitos teóricos da administração. (A)
- Reafirmação dos postulados clássicos – retorno de um grande estudo desenvolvido pela Teoria Clássica, só que buscando dar uma reestruturação de acordo com a situação atual. (B)
- Ênfase nos objetivos e resultados – em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. (C)
- Ênfase nos princípios gerais de administração – os princípios utilizados na Teoria Clássica são encarados como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. (E).
Quanto a alternativa "D", que fique claro que a Teoria Neoclássica não se apresenta como muito limitada, pelo contrário. Se comparada com outras teorias, ela, certamente, mostra-se bastante completa, pois é formada por um conjunto de teorias. E uma das suas características é justamente o ecletismo nos conceitos, isto é, ela, apesar de se ancorar em conceitos da escola clássica, absorve o conteúdo das teorias e estudos mais recentes, torna-se com o passar do tempo mais completa ainda.
Após analisar a questão, podemos concluir que a alternativa "D" é o nosso gabarito.
GABARITO: D