SóProvas


ID
2994820
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Para modificar o tamanho do disco rígido virtual (VHDX) no Hyper-V instalado no Windows Server 2012, é necessário que o disco rígido virtual esteja conectado em uma controladora

Alternativas
Comentários
  • https://andrenovello.wordpress.com/2018/03/15/controlador-scsi-disco-rigido-vhdx-hyper-v-2016/

  • Inicialmente o Hyper-V oferece 3 tipos de controladores virtuais, sendo eles:

    SCSI / (SAS Controller)

    Controladores SCSI possuem algumas vantagens, cada controlador SCSI suporta até 64 dispositivos. Uma máquina virtual com este tipo de controlador pode ter discos adicionados “a quente” sem a necessidade de reinicialização (desde que o sistema operacional visitante suporte tal funcionalidade). Para melhor desempenho é recomendável que os vários discos (quando necessários) sejam adicionados no mesmo controlador, evitando vários controladores (você só deve adicionar novos controladores se atingir o volume máximo de discos suportados no controlador primário). Este tipo de controladora é preferível, pois apresenta melhor desempenho.

    IDE

    Quando este tipo de controlador é atribuído a uma máquina virtual, ele é emulado e é o único controlador disponível quando o “Virtual Machine Integration Services” não está instalado no sistema operacional visitante (“guest”), este tipo de disco tem limitações consideráveis de desempenho, pois existe uma limitação do I/O máximo suportado por este tipo de dispositivo, logo este tipo de controlador deve ser utilizado somente para a instalação do sistema operacional visitante. Este tipo de controlador não estará disponível se o tipo de máquina virtual for de segunda geração (introduzida com Windows Server 2012 R2).

    HBA Virtual

    Este tipo de controlador é utilizado raramente e só é necessário quando desejarmos permitir o acesso direto de máquinas virtuais a “LUNs” Fiber Channel ou Fiber Channel over Ethernet (FCoE). Discos virtuais que necessitam ser compartilhados entre múltiplas máquinas virtuais podem requerer este tipo de controlador (cenário muito raro, quando desejamos criar um cluster com os sistemas operacionais visitantes). Outra possibilidade de uso deste tipo de controlador é a necessidade de se conectar uma unidade de fita Fiber Channel a uma máquina virtual por exemplo. Até 4 HBA’s virtuais podem ser atribuídas a uma máquina virtual, para utilizar este tipo de controlador, a HBA física presente no servidor Hyper-V deve oferecer suporte a NPIV.