SóProvas


ID
2995474
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As listas e tabelas de descarte e os planos de destinação são considerados por SCHELLENBERG (2006):

Alternativas
Comentários
  • e)

     

    destinação
    Decisão, com base na avaliação , quanto ao encaminhamento dos documentos para guarda
    permanente, descarte ou eliminação . Ver também plano de destinação, tabela de temporalidade
     

    Fonte: DBTA (2005)

     

     

     

  • GABARITO: LETRA E

    COMPLEMENTANDO:

    A destinação é um conjunto de operações subsequentes à fase de avaliação, visando encaminhá-los à guarda temporária (transferência) ou permanente (recolhimento), à eliminação ou à microfilmagem.

    Plano de destinação – Segundo o Dicionário brasileiro de terminologia arquivística (publicação do Arquivo Nacional, 2005), plano de destinação é o “esquema no qual se fixa a destinação dos documentos”.

    FONTE:  Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.

  • Os instrumentos de destinação são os que identificam os documentos produzidos e recebidos por um órgão e indicam o destino que se deve dar aos mesmos. A tabela de temporalidade é um dos intrumentos, determinando o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação após este prazo.

  • Resolução: as listas e tabelas de descarte são instrumentos que sistematizam os documentos que receberam a eliminação como destinação final. Já o plano de destinação é o instrumento que define a própria destinação final, que pode ser o recolhimento ou guarda permanente. Os três instrumentos são de destinação.

    Resposta: E