SóProvas


ID
2995693
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para a construção de uma cultura avaliativa mediadora é necessário que se compreenda que a avaliação do processo ensino-aprendizagem deve ter como objetivo a melhoria do ensino e da aprendizagem. De acordo com essa perspectiva, a prova, como instrumento de avaliação do processo ensino-aprendizagem, deve

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (B)

    As funções da avaliação são 3 - Função pedagógico-didática, Função de diagnóstico e Função de controle.

    A função cobrada na questão tem aspecto diagnóstico.

    Função de diagnóstico: permite identificar progressos e dificuldades dos alunos e a atuação do professor que, por sua vez, determinam modificações do processo de ensino para melhor cumprir as exigências dos objetivos. Segundo o autor, é a função mais importante, pois é a função que possibilita a avaliação do cumprimento da função pedagógico-didática e a que dá sentido pedagógico à função de controle. A Avaliação Diagnóstica deve ser realizada no início, durante e no final do processo de ensino.

    a. No início devem ser diagnosticadas as condições prévias do aluno, sendo uma etapa de sondagem de conhecimentos e de experiências já disponíveis bem como de provimento dos pré-requisitos para a sequência da unidade didática.

    b. Durante o processo de ensino é feito o acompanhamento do progresso dos alunos, apreciando os resultados, corrigindo falhas, esclarecendo dúvidas, estimulando-os a continuarem trabalhando até que alcancem resultados positivos. Ao mesmo tempo, essa avaliação fornece ao professor informações sobre como ele está conduzindo o seu trabalho: andamento da matéria, adequação de métodos e materiais, comunicação com os alunos, adequabilidade da sua linguagem etc.

    c. No Final de uma determinada unidade didática, do bimestre ou ano letivo, por exemplo, o diagnóstico realizado nesta fase tem o intuito de avaliar o resultado global do processo de aprendizagem.

  • “Aprender não é só memorizar informações. É preciso saber relacioná-las, resignificá-las e refletir sobre elas. É tarefa do professor, então, apresentar bons pontos de ancoragem, para que os conteúdos sejam aprendidos e fiquem na memória, e dar condições para que o aluno construa sentido sobre o que está vendo em sala de aula”. (Revista Nova Escola, p. 55, 2012)