SóProvas


ID
2995855
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Analise as afirmações acerca da motivação e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:


( ) A teoria da motivação desenvolvida por Maslow afirma que as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia. Essas necessidades são divididas em primárias: fisiológicas e de segurança; e secundárias: sociais, financeiras, de estima e de autorrealização.

( ) Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores que procura explicar o comportamento de trabalho. Esses fatores são classificados em: fatores higiênicos ou extrínsecos, que se referem às condições dentro das quais o indivíduo desempenha seu trabalho, e fatores motivacionais ou intrínsecos, que estão relacionados com o conteúdo do cargo ou com a natureza das tarefas.

( ) Para Vroom há três forças básicas que determinam a motivação para produzir: Expectativas, a relação entre produtividade e o alcance dos objetivos de produção; Recompensas, os objetivos indivíduais e a forma de atingi-los; e Relações entre expectativas e recompensas, capacidade percebida de influenciar o próprio nível de produtividade.

( ) As necessidades ou motivos não são estáticos, pelo contrário, são forças dinâmicas e persistentes que provocam comportamento.


A sequencia correta é:

Alternativas
Comentários
  • A teoria da motivação desenvolvida por Maslow afirma que as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia. Essas necessidades são divididas em primárias: fisiológicas e de segurança; e secundárias: sociais, de estima e de autorrealização.

    NÃO TEM FINANCEIRAS

  • Teoria de VROOM

    EXPECTATIVA:

    A pessoa, com base na sua própria capacidade, analisa as possibilidades e toma a sua decisão se conseguirá ou não realizar o que lhe for proposto

    INSTRUMENTALIDADE:

    É o chamado pensamento “O que eu ganho com isso?

    VALOR:

    É a balança entre os prós e contras que alguém terá ao conquistar algo

    Fonte: Jovemadministrador

  • Para Vroom há três forças básicas que determinam a motivação para produzir:

    expectativa é a crença de que o aumento do esforço levará a um aumento do desempenho, ou seja, se eu trabalhar mais, então isso será melhor.

    Instrumentalidade é a crença de que uma pessoa receberá uma recompensa se a expectativa de desempenho for cumprida. Ou seja, se eu faço um bom trabalho, há algo nele para mim. 

    Valência é a importância que o indivíduo atribui às recompensas. Os desejos ou objetivos individuais, podem ser classificados por sua importância (valência), representando o quanto aquele desejo pode ou não influir na motivação, de acordo com a importância que tem para a pessoa

  • Gab. D - F, V, F, V.

  • Forma como eu decoro a Expectância:

    (E) x (I) x (V) ==> E.D.R.O

    Expectância: esforço -> desempenho

    Instrumentalidade: desempenho -> resultado

    Valência: resultado -> objetivo

  • FALSA -  A teoria da motivação desenvolvida por Maslow afirma que as necessidades humanas estão organizadas em uma hierarquia. Essas necessidades são divididas em primárias: fisiológicas e de segurança; e secundárias: sociais, financeiras, de estima e de autorrealização - não existe necessidades financeiras na teoria de Maslow.

    VERDADEIRA - Herzberg desenvolveu a teoria dos dois fatores que procura explicar o comportamento de trabalho. Esses fatores são classificados em: fatores higiênicos ou extrínsecos, que se referem às condições dentro das quais o indivíduo desempenha seu trabalho, e fatores motivacionais ou intrínsecos, que estão relacionados com o conteúdo do cargo ou com a natureza das tarefas.

    FALSA- Para Vroom há três forças básicas que determinam a motivação para produzir: Expectativas, a relação entre produtividade e o alcance dos objetivos de produção ( Expectativas: os objetivos individuais e a força do desejo de atingir os objetivos); Recompensas, os objetivos indivíduais e a forma de atingi-los ( recompensas: a relação percebida entre sua produtividade e o alcance dos objetidos); e Relações entre expectativas e recompensas, capacidade percebida de influenciar o próprio nível de produtividade. - a banca trocou o conceito

    VERDADEIRA - As necessidades ou motivos não são estáticos, pelo contrário, são forças dinâmicas e persistentes que provocam comportamento.

    *Complementando a teoria da expectância de Vroom, a motivação é baseada em 3 parâmetros:

    1. Expectativa: meu esforço melhora o desempenho;
    2. Instrumentalidade: meu desempenho traz recompensas;
    3. Valência: as recompensas são atraentes e valiosas.

    *Segundo Vroom, os parâmetros acima são fundamentais para manter um colaborador motivado de maneira eficaz.