SóProvas


ID
2996092
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A respeito de um triângulo retângulo cuja medida da hipotenusa é a e cujos catetos medem, na mesma unidade de comprimento, b e c, considere as três afirmações:


I Sendo T1 , T2 e T3 triângulos equiláteros de perímetros 3 a, 3 b e 3 c , respectivamente, a área de T1 é igual à soma das áreas de T2 e T3 .

II A área de um círculo, C1 , de raio com medida a é igual à soma das áreas de dois círculos, C2 e C3 , cujos raios medem b e c , respectivamente.

III A área de um quadrado cujo lado mede a é igual à área do quadrado cujo lado mede (b + c).


É verdadeiro o que é afirmado apenas em

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é conceitual, portanto, é preciso saber que a^2=b^2+c^2 por um motivo: ao prolongar cada lado de modo a formar uma figura parecida em cada um deles, a área formada por cada uma das figuras se relaciona a partir da fórmula acima. Ou seja, se eu utilizo o lado "a" como base para um triângulo equilátero, o lado "b" como base para outro triângulo equilátero e o lado "c" como base para outro desses triângulos, a relação entre eles se dará pela mesma fórmula acima. A figura formada por cada lado não importa, contanto que sejam parecidas, logo, se todas as figuras forem circunferências, a relação vale, mas se uma for um triângulo retângulo, outra for um triângulo equilátero e outra uma semi-circunferência, por exemplo, a relação não valeria.

  • b e c tem a mesma unidade de medida. isso significa que as duas podem estar em metros ou centimetros. interpretei como se as duas tivessem o mesmo lado