SóProvas


ID
2996353
Banca
IESES
Órgão
TJ-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Súmula 346 do Supremo Tribunal Federal ao estabelecer que “A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos”, trata:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Princípio da autotutela: “A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos”

  • GABARITO: letra C

    -

    De acordo com o princípio da autotutela, a Administração Pública exerce controle sobre seus próprios atos, tendo a possibilidade de anular os ilegais e de revogar os inoportunos. Isso ocorre pois a Administração está vinculada à lei, podendo exercer o controle da legalidade de seus atos. Situação essa que refere-se, portanto, ao controle administrativo exercido pela própria administração.

    -

    ► STF. Súmula 473

    A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque dêles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

    STF. Súmula 346

    A Administração Pública pode declarar a nulidade dos seus próprios atos.

  • GABARITO: "C".

    CONTROLE ADMINISTRATIVO é o poder de fiscalização e correção que a Administração Pública (em sentido amplo) exerce sobre a própria atuação, sob os aspectos de legalidade e mérito, por iniciativa própria ou mediante provocação; chamado de supervisão ministerial na esfera federal (Decreto-lei nº 200, de 25-2-67);

    ABRANGÊNCIA:

    a) sobre a administração direta (autotutela); Súmulas 346 e 473, do STF; exercido ex officio ou por provocação, por meio dos recursos administrativos;

    b) e sobre a administração indireta (tutela), exercido nos limites estabelecidos em lei, quanto aos órgãos que o exercem, aos atos de controle possíveis e aos aspectos sujeitos ao controle (legalidade e mérito);

    .

    (DI PIETRO, 2018).

  • Controle Administrativo

    Controle administrativo é o poder de fiscalização e correção que a Administração Pública (em sentido amplo) exerce sobre sua própria atuação, sob os aspectos de legalidade e mérito, por iniciativa própria ou mediante provocação. Trata-se de um controle interno exercido pelo poder executivo e pelos órgãos de administração (atos de natureza administrativa) do Poder Judiciário e Legislativo sobre os seus próprios atos e atividades.

    Þ     Hierárquico: Poder de autotutela

    Þ     Não hierárquico: Tutela administrativa e órgão especializados de controle.  

    Não há relação de hierarquia entre a administração direta e a indireta, mas apenas vinculação.

    Anulação: refere-se a controle de legalidade: anulam-se atos ilegais.

    Revogação: refere-se a controle de mérito: revogam-se atos inconvenientes ou inoportunos.

    Súmula 473 do STF:

    “A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.”

    GAB - C

  • C

  • Moleza essa pro candidato...

  • O verbete 346 do STF prevê a possibilidade de a Administração declarar a nulidade de seus próprios atos. Note-se que é a própria Administração quem exerce crivo sobre seus atos, e, não, outro Poder da República. Logo, evidentemente, a hipótese é de controle administrativo, de índole interna, porquanto efetivado dentro de um mesmo Poder.

    O controle jurisdicional (ou judicial) dos atos administrativos é aquele realizado pelo Poder Judiciário, no exercício de sua atividade típica, ou seja, a função jurisdicional, de aplicar a lei ao caso concreto, compondo litígios. Trata-se de controle externo, eis que realizado por um Poder sobre outro.

    Já o controle legislativo é de origem Parlamentar, efetivado, pois, pelo Poder Legislativo sobre os atos da Administração. Também constitui hipótese de controle externo, somente possível nos casos traçados na Constituição.

    À luz do exposto, a única opção correta é aquela indicada na letra C ("Do controle administrativo da Administração Pública.") 


    Gabarito do professor: C

  • Do controle administrativo da Administração Pública, denominado ''Autotutela Administrativa''...