-
Correta:
LETRA C
CONVENÇÃO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS (1969)*
(PACTO DE SAN JOSÉ DA COSTA RICA)
Artigo 7º - Direito à liberdade pessoal
5. Toda pessoa presa, detida ou retida deve ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz ou outra autoridade autorizada por lei a exercer funções judiciais e tem o direito de ser julgada em prazo razoável ou de ser posta em liberdade, sem prejuízo de que prossiga o processo. Sua liberdade pode ser condicionada a garantias que assegurem o seu comparecimento em juízo.
-
Complementando, creio que o erro da alternativa B seja a nomenclatura. Na verdade a CF fala em direitos humanos e não em direitos fundamentais da pessoa humana. Existe diferença ontológica entre os termos e talvez este seja o motivo que levou o examinador a considerar a alternativa como incorreta.
-
A questão proposta tem uma orientação falha pois é pedido que seja assinalada a "resposta correta" e não é enunciada uma pergunta. A temática das alternativas não é oferecida, o que faz com que o que se pede que seja um pouco "adivinhação". Isso pode ser um elemento desequilibrador.
Há, portanto, que ler atentamente cada alternativa para que seja possível assinalar a afirmativa que é correta. Não há uma temática principal. Cada afirmativa apresentada trata de um tema diferente.
Isso exige estudos específicos em várias áreas do conhecimento, de acordo com programa e bibliografia normalmente relatados quando da inscrição em algum concurso.
A) INCORRETA – A APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) está vinculada ao Ministério das Relações Exteriores e ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.
B) INCORRETA - A República Federativa do Brasil rege-se, nas suas relações internacionais, dentre outros, pela prevalência dos direitos humanos, a auto-determinação dos povos.
C) CORRETA - A CONVENÇÃO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS (1969) ou Pacto de San José da Costa Rica determina, em seu artigo 5 que “Ninguém deve ser submetido a torturas, nem a penas ou tratos cruéis, desumanos ou degradantes. Toda pessoa privada da liberdade deve ser tratada com o respeito devido à dignidade inerente ao ser humano" e em seu artigo 7 ítem 5 que “toda pessoa presa, detida ou retida deve ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz", posto ostentar o status jurídico supralegal que os tratados internacionais sobre direitos humanos têm no ordenamento jurídico brasileiro, legitima a denominada “audiência de custódia". O Brasil só aderiu e depositou ratificação em 1992, após o período militar
D) INCORRETA – O trecho é da obra Os Lusíadas, de Luiz Vaz de Camões, considerado um dos maiores escritores da Língua Portuguesa, expoente do período do Renascimento em Portugal , no século XVI ( 1572). O estilo é poesia épica.
RESPOSTA : C
-
Toda pessoa detida ou retida deve ser conduzida, sem demora, à presença de um juiz ou outra autoridade autorizada pela lei a exercer funções judiciais e tem direito a ser julgada dentro de um prazo razoável ou a ser posta em liberdade, sem prejuízo de que prossiga o processo. Sua liberdade pode ser condicionada a garantias que assegurem o seu comparecimento em juízo.
Resposta letra C
-
O que está incorreto na B é "assim entendidos aqueles estabelecidos em documentos internacionais". Os direitos fundamentais são direitos humanos positivados. Estão, primeiramente, em nossa Constituição Federal, podendo ser extraídos de legislação infraconstitucional (ou supralegal, como é o caso dos tratados internacionais).