Chiavenato (2010, p. 176) - os principais elementos da cultura são:
1. O cotidiano do comportamento observável. Como as pessoas interagem, a linguagem e gestos utilizados, os rituais, rotinas e procedimentos comuns.
2. As normas ou regras que envolvem os grupos e seus comportamentos, como nos momentos de lazer, nas refeições, nos dias informais.
3. Os valores dominantes. Defendidos por uma organização, como a ótica, o respeito pelas pessoas, a qualidade de seus produtos ou preços baixos.
4. A filosofia administrativa. Que guia e orienta as políticas da organização quanto aos funcionários, clientes e acionistas.
5. As regras do jogo. Como as coisas funcionam, o que um novo funcionário deve aprender para sair-se bem e ser aceito como membro de um grupo.
6. O clima organizacional. Os sentimentos das pessoas e a maneira como elas interagem entre si, com os clientes ou elementos externos
Para responder a questão em apreço corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre os elementos da cultura organizacional. Neste caso, marquemos a alternativa que contém o elemento marcado pelas expressões utilizadas mais frequentemente nos discursos e comunicações oficiais dos dirigentes, e como cada grupo se expressa em uma organização.
Para Maximiano (2018), para melhor compreender a cultura organizacional, é necessário diferenciar os componentes observáveis daqueles mais profundo e, por isso, mais difíceis de averiguação. Para melhor compreensão, vejamos quais são os componentes da cultura organizacional, segundo o autor supracitado.
1) ARTEFATOS
Estão entre os componentes mais visíveis de uma cultura organizacional, compreendem: arquitetura, veículos, roupas, produtos que as pessoas usam.
2) TECNOLOGIA
É o repertório de conhecimentos utilizados pelas pessoas e organizações para resolver problemas. Como destaca Maximiano (2018, p.380), "embora a palavra tecnologia faça pensar em artefatos, não está limitada a esse sentido".
3) SÍMBOLOS
Compreendem os comportamentos e objetos que carregam e transmitem mensagens e significados dentro de uma cultura organizacional. São elementos como cerimônias, rituais, imagens, hábitos e linguagem.
Em que:
Linguagem: é, certamente, o mais importante dos símbolos. Exprime-se por meio de um idioma ou jargões.
Arquitetura e vestuário: são os símbolos visíveis que identificam e diferenciam as pessoas nas organizações. Inclui a arquitetura, as instalações, o vestuário.
Histórias, mitos e heróis:
- Histórias e mitos são elementos das tradições orais passados para as novas gerações, de maneira a perpetuar a cultura dominante. As histórias são envolvem acontecimentos sobre os fundadores, as crises, os sucessos etc. As histórias, inclusive, podem acabar misturando elementos da realidade com a ficção. Os mitos, ao contrário das histórias, são totalmente fictícios.
- Os heróis são os personagens das histórias e mitos.
Rituais e cerimônias: são eventos estruturados e coreografados, que carregam significados, celebram acontecimentos e sucessos, mantendo viva a lembrança das tradições.
4) VALORES
Estão no íntimo da cultura organizacional. Compreendem as crenças, preconceitos, ideologia e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhados pelos integrantes da organização.
Atenção: para Maximiano, os níveis da cultura são (do mais profundo para o mais observável):
- Valores e crenças
- Histórias, mitos e heróis
- Artefatos, Hábitos, linguagem
Em relação ao que foi apresentado, podemos dizer que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.