-
comentarios, plz!
-
Daniel, não sei te ajuda, mas segundo a Criminologia Crítica, a criminalização é entendida como "processos seletivos de construção social do comportamento criminoso e de sujeitos criminalizados, como forma de garantir as desigualdades sociais entre riqueza e poder, das sociedades contemporâneas." Desta forma, a solução seria a abolição da exploração econômica e da arbitrariedade política sobre as classes dominadas.
-
Questão totalmente enviesada. Método científico passou longe aqui.
-
a
-
Enviesar, nesse caso, em ato político ou idealístico "na visão de", cabe a nós respondermos a tal "na visão de". Porem, destaca-se a necessidade de aparatos 'mais científicos' para o aproveitamento das questões elencadas.
-
A questão não é "enviesada". Ta pedindo pra responder de acordo com a perspectiva da genealogia dos poderes, de Foucault, então obviamente depende do que foi proposto pelo autor.
-
gab A
a delinquência é um efeito desejável por meio da qual a ilegalidade é gerida e controlada;
-
A prisão e a delinquência em Foucault
"O sucesso da prisão para Foucalt, por trás de seu aparente fracasso (que ela fracassou em reduzir os crimes), é que a prisão conseguiu produzir a delinquência, tipo específico e utilizável de ilegalidade. “O sucesso da prisão: nas lutas em torno da lei e das ilegalidades, especificar uma ‘delinquência’. Vimos como o sistema carcerário substituiu o infrator pelo ‘delinquente’” (Foucalt, Vigiar e Punir, 2007, p.230). Ou seja, a prisão consolidou a delinquência no movimento das ilegalidades. E essa ilegalidade controlada é diretamente útil. Mas, por que é útil? Ao se diferenciar das outras ilegalidades populares, a delinquência pesa sobre elas. A delinquência, ao ser vigiada e controlada, torna-se um agente para a ilegalidade dos grupos dominantes, daí o interesse cínico de ser a prisão um meio onde nasce e se organiza a delinquência, há um interesse político e econômico, ou seja, de favorecer os interesses dos grupos dominantes e de combater as ilegalidades populares. A delinquência torna-se, por fim, um instrumento para gerir e explorar as ilegalidades."