SóProvas


ID
2999335
Banca
IDECAN
Órgão
Câmara de Natividade - RJ
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Para ler em 2050


      Quando um dia se puder caracterizar a época em que vivemos, o espanto maior será que se viveu tudo sem antes nem depois, substituindo a causalidade pela simultaneidade, a história pela notícia, a memória pelo silêncio, o futuro pelo passado, o problema pela solução. Assim, as atrocidades puderam ser atribuídas às vítimas, os agressores foram condecorados pela sua coragem na luta contra as agressões, os ladrões foram juízes, os grandes decisores políticos puderam ter uma qualidade moral minúscula quando comparada com a enormidade das consequências das suas decisões. Foi uma época de excessos vividos como carências; a velocidade foi sempre menor do que devia ser; a destruição foi sempre justificada pela urgência em construir. O ouro foi o fundamento de tudo, mas estava fundado numa nuvem. Todos foram empreendedores até prova em contrário, mas a prova em contrário foi proibida pelas provas a favor. Houve inadaptados, mas a inadaptação mal se distinguia da adaptação, tantos foram os campos de concentração da heterodoxia dispersos pela cidade, pelos bares, pelas discotecas, pela droga, pelo facebook.

      A opinião pública passou a ser igual à privada de quem tinha poder para a publicitar. O insulto tornou-se o meio mais eficaz de um ignorante ser intelectualmente igual a um sábio.

      Desenvolveu-se o modo de as embalagens inventarem os seus próprios produtos e de não haver produtos para além delas. Por isso, as paisagens converteram-se em pacotes turísticos e as fontes e nascentes tomaram a forma de garrafa. Mudaram os nomes às coisas para as coisas se esquecerem do que eram. Assim, desigualdade passou a chamar-se mérito; miséria, austeridade; hipocrisia, direitos humanos; guerra civil descontrolada, intervenção humanitária; guerra civil mitigada, democracia. A própria guerra passou a chamar-se paz para poder ser infinita. Também a Guernika passou a ser apenas um quadro de Picasso para não estorvar o futuro do eterno presente. Foi uma época que começou com uma catástrofe mas que em breve conseguiu transformar catástrofes em entretenimento. Quando uma catástrofe a sério sobreveio, parecia apenas uma nova série.

      Todas as épocas vivem com tensões, mas esta época passou a funcionar em permanente desequilíbrio, quer ao nível coletivo, quer ao nível individual. As virtudes foram cultivadas como vícios e os vícios como virtudes. O enaltecimento das virtudes ou da qualidade moral de alguém deixou de residir em qualquer critério de mérito próprio para passar a ser o simples reflexo do aviltamento, da degradação ou da negação das qualidades ou virtudes de outrem. Acreditava-se que a escuridão iluminava a luz, e não o contrário.

(Boaventura de Sousa Santos 16/08/2015. Disponível em:http://cartamaior. com.br/?/ Coluna/Para-ler-em-2050/34252.)

Acerca do período “Por isso, as paisagens converteram-se em pacotes turísticos e as fontes e nascentes tomaram a forma de garrafa.” (3º§) é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO:LETRA D

    Desenvolveu-se o modo de as embalagens inventarem os seus próprios produtos e de não haver produtos para além delas. Por isso, as paisagens converteram-se em pacotes turísticos e as fontes e nascentes tomaram a forma de garrafa. 

    ===> POR ISSO ===> conjunção coordenativa conclusiva, evidenciando comportamentos indevidos, trazendo uma conclusão ao modo como as paisagens foram convertidas.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito''D''.  

    Por isso, as paisagens converteram-se em pacotes turísticos e as fontes e nascentes tomaram a forma de garrafa.”

    D) a partir da expressão de uma conclusão, os efeitos de um comportamento indevido são evidenciados.

    Resolver só pelo conectivos Conclusivas: ligam a oração anterior a uma oração que expressa ideia de conclusão ou consequência. São elas: logo, pois (depois do verbo), portanto, por conseguinte, por isso, assim.

    É bom memorizar Entenda o que são conjunções Coordenativas aditiva, adversativa, alternativa e outras; e ainda Subordinativas como casual, comparativa, condicionais, entre outras. Conjunções são palavras invariáveis que ligam duas orações ou dois elementos semelhantes de uma mesma oração. Podem ser coordenadas ou subordinadas é bom levar para fazer uma boa prova.

    Não desista em dias ruins. Lute pelos seus sonhos!

  • Ao usar a conjunção "por isso", que indica claramente a conclusão de uma ideia posta anteriormente, o autor reforça a sua tese (evidencia com exemplos - paisagens e pacotes turísticos e as fontes/nascentes e a forma de garrafa) de que "desenvolveu-se o modo de as embalagens inventarem os seus próprios produtos e de não haver produtos para além delas". Nessa parte eu entendi que as coisas grandes foram tão simplificadas pelas "embalagens" (entendi propagandas) que se tornaram simples (de forma negativa). Um exemplo é quando em vez de curtir e observar uma paisagem, ficamos o tempo inteiro focados em apenas tirar fotos dela e mostrar para as outras pessoas.

  • Qual o erro da letra C?

  • Conjunção coordenativa conclusiva; "por isso", Letra D.

  • Conjunção coordenativa conclusiva; "por isso", Letra D.