-
GABARITO: LETRA C
===> não achei a referência;
===> Considerando o papel imputado à família sob a égide do neoliberalismo, um dos motivos dessa centralidade reside no fato de que ela funciona como uma unidade ===> lembramos de CONSUMO, a família é o centro do consumo que se desenvolve na sociedade.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Também é sabido que há a mercantilização das políticas sociais e os sujeitos passam de portadores de direitos para consumidores.
-
Behring e Boschetti em Política Social: fundamentos e história, 9a edição, (pp. 159) afirmam:
"Assim, há restrição do acesso universal a bens de consumo coletivo coletivo e aos direitos sociais, mas uma articulação entre assistencialismo focalizado, o que não pode ser confundido com assistência social, e mercado livre, este último voltado para o cidadão-consumidor."
-
Gabarito: C - consumo
[...]
A família ou famílias, independentemente de seus arranjos ou organizações concentram a motriz para o desenvolvimento e (re) estruturação da mobilidade de uma sociedade, sobretudo, em um contexto em que o imperialismo do consumo rege as relações entre os pares sociais. Contudo, clama-se a entender ou pelo menos à quisa de sensibilização, que a dinâmica da competitividade do sistema socioeconômico capitalista não se mostra, até então, uma estratégia condizente a reger as relações intrafamiliares nem destas com o Estado, sendo com este, mediadas através de políticas públicas. [...] (Pág. 12)
MACHADO André Sebastião Silva. A Família, Instrumento De Proteção Social: Redescoberta E Culpabilização https://www.cress-mg.org.br/arquivos/simposio/A%20FAMÍLIA,%20INSTRUMENTO%20DE%20PROTEÇÃO%20SOCIAL%20REDESCOBERTA%20E%20CULPABILIZAÇÃO.pdf
-
"Percebemos que, nessa trajetória, a família modificou seu papel de unidade de reprodução com o aceleramento do capitalismo, que veio separar a produção como esfera pública e família como esfera privada. A família tornou-se unidade de consumo na lógica do sistema capitalista."
Fonte: http://books.scielo.org/id/965tk/pdf/oliveira-9788579830365-02.pdf
-
Artigo Contexto da família:
"Percebemos que, nessa trajetória, a família modificou seu papel de unidade de reprodução com o aceleramento do capitalismo, que veio separar a produção como esfera pública e família como esfera privada. A família tornou-se unidade de CONSUMO na lógica do sistema capitalista. "
GABARITO: C
Link de acesso do artigo: http://books.scielo.org/id/965tk/pdf/oliveira-9788579830365-02.pdf
Receba dicas de concursos seguindo o meu instagram @profalucianafarias