-
GABARITO: LETRA B
===> SOMENTE A I ESTÁ INCORRETA ===> A questão social é indissociável da sociedade capitalista e tem sua gênese na sociedade burguesa, ligada à produção individual (COLETIVA), em contraposição à apropriação privada.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Achei esse item III tão mal escrito... enfim, segue trecho da Revista em Pauta, no qual a resposta se baseia:
"Como lembra Yazbek (2001), o pensamento neoliberal estimula um vasto empreendimento de 'refilantropização do social' com seus chamamentos à 'sociedade civil' e opera uma profunda despolitização da 'questão social', ao desqualificá-la em suas dimensões de questão pública, questão política e questão nacional".
Texto: Mundialização do capital, “questão social” e Serviço Social no Brasil.
Marilda Iamamoto
Disponível em PDF
-
I A questão social é indissociável da sociedade capitalista e tem sua gênese na sociedade burguesa, ligada à produção individual, em contraposição à apropriação privada.
A assertiva I está muito mal elaborada. A apropriação privada é condição sine qua non para a sociedade burguesa. A questão mal colocada na assertiva é sobre a produção individual ser fruto da alienação, embora, na verdade, a produção seja coletiva. O examinador não soube escrever a assertiva da melhor maneira.
III A refilantropização do social opera uma profunda despolitização da questão social ao qualificá-la como questão pública, questão política e questão nacional.
Penso que a assertiva III está errada, já que no que se refere à refilantropização do social a questão social, além de ser despolitizada, é desqualificada como questão pública, questão política e questão nacional.
-
A assertiva III está errada :A refilantropização do social opera uma profunda despolitização da questão social ao qualificá-la como questão pública, questão política e questão nacional.
qualifica-la:Avaliar, julgar
desqualificada:desclassificada, desconceituada.
-
Não há gabarito correto para a questão, pois apenas as alternativas II e IV estão corretas.
I - A produção de riquezas é feita de forma coletiva enquanto que a sua apropriação é privada, e cada vez mais restrita.
III - a refilantropização do social” opera uma profunda despolitização da “questão social”, ao desqualificá-la em suas dimensões de questão pública, questão política e questão nacional.
Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/8j7F236BNGDj5r58l1Ax.pdf
-
Penso que a III está errada também, além do que já foi explicitando pelos colegas, sobre a citaçao de YazveK. Penso que qualificar a questão social como questão pública (como colocado na assertiva) foi um avanço da luta de classes, para que o Estado desse resposta as expressões da QS.
-
Questão extremamente mal elaborada, como que no terceiro setor a questão social é qualificada como questão pública? Na minha visão, estariam certas apenas II e IV.
-
III - a refilantropização do social” opera uma profunda despolitização da “questão social”, ao desqualificá-la em suas dimensões de questão pública, questão política e questão nacional.
Como lembra Yazbek (2001), o pensamento neoliberal estimula um vasto empreendimento de “refilantropização do social”, e opera uma profunda despolitização da “questão social” ao desqualificá-la como questão pública, questão política e questão nacional
Fonte:http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/FaPa1Oy8kQ65voJ4T345.pdf