SóProvas


ID
3000718
Banca
FUNCERN
Órgão
Prefeitura de Jardim de Piranhas - RN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

O ato de inscrever o bem no registro patrimonial, com a concomitante afixação do respectivo código numérico, mediante plaqueta, gravação, etiqueta ou qualquer outro método adequado às suas características, refere-se ao

Alternativas
Comentários
  • GAB. D

  • Gab. D

    Para Loreni T. Brandalise (2017, p. 269) tombar significa arrolar, inventariar, registrar. Para efeitos de identificação e inventário, os materiais permanentes devem receber números sequenciais de registro patrimonial.

    O almoxarifado recebe os materiais e aqueles de caráter permanente são repassados para o setor de patrimônio que providencia o seu registro, que pode ser em um livro de tombo ou inventário, ou em meio digital. Os registros digitais normalmente são impressos ao final do exercício para sua autenticação.

    Segundo Fenili (2015, p. 145) Tombamento é o procedimento de identificação de um bem patrimonial, efetuado na incorporação do bem ao patrimônio de uma organização. Por ocasião do tombamento, cadastram-se, em um banco de dados, informações essenciais do bem (características físicas, valor de aquisição etc.). O bem recebe um número patrimonial, pelo qual é identificado, e uma plaqueta (ou etiqueta, ou gravação) contendo esse número de registro é afixada no bem (quando possível).

  • GABARITO: LETRA D

    O Ato da Mesa nº 63/1997, da Câmara dos Deputados, nos traz definição similar de tombamento:

    [Tombamento] é o ato de inscrever o bem no registro patrimonial, com a concomitante afixação do respectivo código numérico mediante plaqueta, gravação, etiqueta ou qualquer outro método adequado às suas características.

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • Inventário: relação de bens

    Termo de responsabilidade: documento que formaliza atribuições

    Comodato: empréstimo de algum bem por período contratual.

    Tombamento: inscrever o bem no registro patrimonial mediante afixação de código numérico.

  • Tombamento: identificação do bem feito na incorporação ao patrimônio. Banco de dados. Número patrimonial (sequencial). Plaqueta/Etiqueta/Carimbo. Regra geral de que todos os permanentes sejam tombados. 

    Não há necessidade de controle por número patrimonial (deve ter registro contábil) quando não houver custo-benefício para tanto. Custo de controle alto. Controle antieconômico. 

  • Tombamento é o ato de inscrever o bem no registro patrimonial, com a concomitante afixação do respectivo código numérico mediante plaqueta, gravação, etiqueta ou qualquer outro método adequado às suas características.

    Fonte: Enap Didáticos

    gab. D

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre como é conhecido o termo que possui as características contidas no enunciado.

    A - incorreta. Para Viana (2018, p. 43), "a atividade de inventário físico visa ao estabelecimento de auditoria permanente de estoques em poder do almoxarifado, objetivando garantir a plena confiabilidade e exatidão de registros contábeis e físicos, essencial para que o sistema funcione com a eficiência requerida".

    B - incorreta. termo de responsabilidade. é um documento em que o individuo assume os risco de uma escolha, eximindo terceiros de culpa.

    C - incorreta. comodato é o empréstimo gratuito de um bem não fugível.

    D - correta. De acordo com Renato Fenili (2014), tombamento é definido como um procedimento de identificação de um bem, efetuado na sua incorporação ao patrimônio de uma organização. Dado o tombamento, serão cadastradas, em um banco de dados, as informações mais importantes do bem tombado. Daí, ele receberá um número patrimonial, pelo qual ocorre sua identificação, e uma plaqueta contendo este número de registo afixada no bem, quando for possível.

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "D" é a correta.

    GABARITO: D

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.

    VIANA, J. J. Administração de Materiais: um enfoque prático. São Paulo: Atlas, 2018.