SóProvas


ID
3000754
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Timbó - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O Deputado Estadual Laércio Schuster estará nesta quinta-feira, dia 14, na Secretaria de Estado da Defesa Civil. Será recebido pelo Secretário em Exercício, Coronel Losso, e toda a Diretoria. O objetivo é conhecer a atual estrutura da Defesa Civil e debater a situação das barragens da Celesc em Santa Catarina.

Para se ter uma ideia da importância desse tema, somente nas regiões do Médio e Alto Vale do Itajaí existem cinco barragens: Palmeira, Alto Cedro, Ibirama, Taió e José Boiteux. [...]

Segundo o deputado, o objetivo é assegurar que todas as barragens do Estado estejam em plena segurança, em especial neste momento de consternação e preocupação por parte dos brasileiros, em geral, e dos catarinenses, em particular, devido a tragédia de Brumadinho, em Minas Gerais. [...]

Disponível em https://www.timbonet.com.br/laercio-vai-se-reunir-com-diretoria-da-defesa-civil-sobre-barragens. Acesso em 13/02/2019. [adaptado]

A exemplo da palavra ideia, utilizada no texto acima, assinale a alternativa que contenha outra palavra que também perdeu o acento com o Novo Acordo Ortográfico:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ===> CUIDADO: A reforma ortográfica baniu o acento agudo nos ditongos abertos tônicos. Porém, e aqui está o pulo do gato, somente nas palavras PAROXÍTONAS!

    ===> heróico (antes) ===> paroxítona (logo não há acento). ===> correto: HEROICO.

    ===> herói ===> oxítona terminada em ditongo aberto (acento permanece).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Oh! Gente, mais um caso de ditongo aberto. Para resolver a questão atentemo-nos a alguns detalhes.

    Nesse sentido, observe:

    O acento agudo foi abolido nos ditongos abertos Ei e OI nas paroxítonas. Contudo, as palavras oxítonas continuam sendo acentuadas, não havendo mudança com o acordo ortográfico. Exs.: herói, heróis, anéis, papéis e pastéis.

    Heroico - por ser uma paroxítona em que se faz presente o ditongo aberto não será acentuada.

    Simples desse jeito ;)

    Letra D. 

  • GABARITO: D

    REGRA: Acentua-se as paroxítonas terminadas em ditongo.

    EXCEÇÃO: NÃO se acentua as paroxítonas terminadas em ditongo aberto: éiéu e ói.

    Exemplos: assembleia, boia, colmeia, Coreia, estreia, heroico, ideia, jiboia, joia, paranoia, plateia, etc.

    Essa exceção é importante, uma vez que as oxítonas terminadas em ditongo aberto serão acentuadas:

    éi (s): anéis, fiéis, papéis

    éu (s): troféu, céus

    ói (s): herói, constrói, caubóis

    FIXANDO - DITONGO ABERTO (ÉI, ÉU e ÓI)

    OXÍTONA: ACENTUA-SE

    PAROXÍTONA: NÃO SE ACENTUA.

  • GABARITO: LETRA D

    forma correta de escrita da palavra é heroico, sem acentuação gráfica. A palavra heróico, com acento agudo, está errada desde a entrada em vigor do atual acordo ortográfico, em janeiro de 2009.

    O adjetivo heroico se refere a algo próprio e digno de um herói, indicando alguém ou algo que é grandioso e magnânimo, bem como alguém que age com coragem e valentia, denotando heroísmo.

    Na literatura, a palavra heroico indica uma obra que narra os feitos de um herói. Na poesia, a palavra heroico indica um verso decassílabo acentuado na sexta e décima sílabas.

    FONTE: https://duvidas.dicio.com.br/heroico-ou-heroico/

  • A questão é sobre ortografia e quer saber qual das alternativas abaixo contém uma palavra que também perdeu o acento com o Novo Acordo Ortográfico, assim com "ideia". Vejamos:

     .

    Oxítonas: a sílaba tônica é a última. Acentuam-se as oxítonas terminadas em A, E, O (S), mesmo quando seguidas de LO(S), LA(S); e as terminadas em EM, ENS (com duas ou mais sílabas). Acentuam-se também as oxítonas terminadas com ditongos abertos ÉI, ÓI e ÉU, seguidas ou não de “s”.

    Paroxítona: a sílaba tônica é a penúltima. Acentuam-se as paroxítonas terminadas em l, n, r, x, i(s), u(s), ps, ã(s), ão(s), ei(s), om, ons, um, uns, ditongo (crescente ou decrescente), seguido ou não de "s".

    Proparoxítonas são palavras que têm a antepenúltima sílaba como sílaba tônica. TODAS as palavras proparoxítonas são acentuadas graficamente, segundo as regras de acentuação.

     .

    A) Heroi

    Errado. HE - RÓI: é uma oxítona terminada em ditongo aberto "ói".

     .

    B) Herois

    Errado. HE - RÓIS: é uma oxítona terminada em ditongo aberto "óis".

     .

    C) Aneis

    Errado. A - NÉIS: é uma oxítona terminada em ditongo aberto "éis".

     .

    D) Heroico

    Certo. HE - ROI - CO: de acordo com o Novo Acordo Ortográfico, os ditongos abertos "ei, oi, eu" não são mais acentuados quando tônicos, formando vocábulos paroxítonos. Ex.: ideia (i-dei-a), estreia (es-trei-a), heroico (he-roi-co), paranoico (pa-ra-noi-co)...

     .

    E) Papeis

    Errado. PA - PÉIS: é uma oxítona terminada em ditongo aberto "éis".

     .

    Gabarito: Letra D

  • Gab.: D

    REFORMA ORTOGRÁFICA: Heroicoplateia e paranoico perderam os acentos. A nova ortografia da língua portuguesa altera a acentuação dos ditongos abertos das paroxítonas: do "ei" e do "ói" que aparecem na penúltima sílaba das palavras.

    Regra de Acentuação para Monossílabas Tônicas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s).

    Ex.: má(s), trás, pé(s), mês, só(s), pôs...

    Regra de Acentuação para Oxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: sofá(s), axé(s), bongô(s), vintém(éns)...

    Regra de Acentuação para Paroxítonas:

    Acentuam-se as terminadas em ditongo crescente ou decrescente (seguido ou não de s), -ão(s) e -ã(s), tritongo e qualquer outra terminação (l, n, um, r, ns, x, i, is, us, ps), exceto as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(-ens).

    Ex.: história, cáries, jóquei(s); órgão(s), órfã, ímãs; águam, enxáguem;fácil, glúten, fórum, caráter, prótons, tórax, júri, lápis, vírus, fórceps.

    Regra de Acentuação para Proparoxítonas:

    Todas são acentuadas .Ex.: álcool, réquiem, máscara, zênite, álibi, plêiade, náufrago, duúnviro, seriíssimo...

    FONTE: A GRAMÁTICA PARA CONCURSOS PÚBLICOS 3a EDIÇÃO FERNANDO PESTANA.

    Bons Estudos!