SóProvas


ID
3000805
Banca
FURB
Órgão
Prefeitura de Timbó - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a NBR 13969, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, analise as afirmativas sobre tratamento complementar dos efluentes de tanque séptico e registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:


( ) O filtro anaeróbio submerso é o processo de tratamento de esgoto que utiliza um meio de fixação dos microrganismos, imerso no reator, sendo o oxigênio necessário fornecido através de ar introduzido por meio de equipamento. Sua característica é a capacidade de fixar grandes quantidades de microrganismos nas superfícies do meio, reduzindo o volume do reator biológico, permitindo depuração em nível avançado de esgoto, sem necessidade de recirculação de lodo.

( ) As valas de filtração e filtros de areia são processos de tratamento que consistem na filtração do esgoto através da camada de areia, onde se processa a depuração por meio tanto físico, quanto bioquímico, devido aos microrganismos fixos nas superfícies dos grãos de areia, sem necessidade de operações de manutenção complexas.

( ) O Processo de tratamento de lodo ativado por batelada consiste na retenção de esgoto no tanque reator, onde se processa a depuração e formação de flocos de microrganismos basicamente aeróbios, cujo oxigênio necessário é fornecido através de ar injetado por equipamentos. Os flocos são separados do líquido tratado na fase de sedimentação no mesmo reator, drenando-se o efluente.

( ) O filtro aeróbio consiste em um reator biológico onde o esgoto é depurado por meio de microrganismos não aeróbios, dispersos tanto no espaço vazio do reator quanto na superfície do meio filtrante.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

Alternativas
Comentários
  • 3.5 filtro aeróbio submerso; filtro aeróbio:

    Reator biológico composto de câmara reatora contendo meio filtrante submerso, basicamente aeróbia, onde ocorre a depuração do esgoto, e a câmara de sedimentação, onde os flocos biológicos são sedimentados e retornados para a câmara reatora.

    4.3 Valas de filtração e filtros de areia

    São processos de tratamento clássicos, consistindo na filtração do esgoto através da camada de areia, onde se processa a depuração por meio tanto físico (retenção), quanto bioquímico (oxidação), devido aos microorganismos fixos nas superfícies dos grãos de areia, sem necessidade de operação e manutenção complexas.

    4.4 Lodo ativado por batelada (LAB)

    É o processo de tratamento que consiste na retenção de esgoto no tanque reator, onde se processa a depuração e formação de flocos de microorganismos basicamente aeróbios, cujo oxigênio necessário é fornecido através de ar injetado pelos equipamentos. Os flocos são separados do líquido tratado na fase de sedimentação no mesmo reator, drenando-se o efluente

  • Qual a fonte @Silvão Concurseiro?

  • (F ) O filtro anaeróbio AERÓBIO submerso é o processo de tratamento de esgoto que utiliza um meio de fixação dos microrganismos, imerso no reator, sendo o oxigênio necessário fornecido através de ar introduzido por meio de equipamento. Sua característica é a capacidade de fixar grandes quantidades de microrganismos nas superfícies do meio, reduzindo o volume do reator biológico, permitindo depuração em nível avançado de esgoto, sem necessidade de recirculação de lodo. A definição dada nesse primeiro item é a de um filtro aeróbio submerso, pois não existem Filtro ANAERÓBIO Submerso! Portanto, a alternativa é falsa.

    (V) As valas de filtração e filtros de areia são processos de tratamento que consistem na filtração do esgoto através da camada de areia, onde se processa a depuração por meio tanto físico, quanto bioquímico, devido aos microrganismos fixos nas superfícies dos grãos de areia, sem necessidade de operações de manutenção complexas.

    (V) O Processo de tratamento de lodo ativado por batelada consiste na retenção de esgoto no tanque reator, onde se processa a depuração e formação de flocos de microrganismos basicamente aeróbios, cujo oxigênio necessário é fornecido através de ar injetado por equipamentos. Os flocos são separados do líquido tratado na fase de sedimentação no mesmo reator, drenando-se o efluente.

    (F) O filtro aeróbio consiste em um reator biológico onde o esgoto é depurado por meio de microrganismos não aeróbios (aeróbios), dispersos tanto no espaço vazio do reator quanto na superfície do meio filtrante. Como o filtro é aeróbio e possui micro-organismos não aeróbios? Isso é impossível, portanto, alternativa falsa.

    Resposta: A

    Fonte: NBR 13969.