SóProvas


ID
3001324
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Porto de Moz - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre o assédio vertical ou descendente é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • acredito que o erro da E é porque isso já não seria um assédio vertical
  • Assédio é o termo utilizado para designar toda conduta que cause constrangimento psicológico ou físico à pessoa, sendo sua espécie assédio moral, caracterizado por condutas abusivas praticadas pelo empregador direta ou indiretamente, sob o plano vertical ou horizontal, ao empregado, que afetem seu estado psicológico.

    A questão tem embasamento no artigo de Márcia Kazenoh Bruginski, intitulado “Assédio Moral no Trabalho - Conceito, Espécies e Requisitos Caracterizadores de Assédio Moral e Assédio Sexual", no qual a autora afirma que “o empregador é o principal agente causador de violência psicológica no local de trabalho, na medida em que possui o poder diretivo traçado pelo art. 2º da CLT e o empregado está a ele subordinado juridicamente (art. 3º da CLT). O que ocorre no assédio é que as atitudes do agressor extrapolam o poder patronal e atingem a pessoa do empregado e não a sua atividade."

    A autora afirma ainda que “o empregador, ao usar de sua superioridade hierárquica para constranger um subordinado, pratica o assédio vertical ou descendente" e cita Sônia Mascaro do Nascimento, que ensina que “o que se verifica no assédio vertical é a utilização do poder de chefia para fins de verdadeiro abuso de direito do poder diretivo e disciplinar, bem como, para esquivar-se das consequências trabalhistas".

    E traz um exemplo da mesma autora no qual o empregador “tenta convencer o empregado a pedir o seu desligamento para não ter que pagar as verbas rescisórias inerentes a uma dispensa imotivada, e pode agir utilizando de vários subterfúgios, como retirar sua autonomia no departamento, transferir todas suas atividades a outras pessoas, isolá-lo do ambiente, para que o empregado sinta-se de algum modo culpado pela situação, pedindo sua demissão."

    A alternativa E encontra-se equivocada por se tratar de outro tipo de assédio: o horizontal, que é praticado por um grupo de empregados do mesmo nível. Segundo a autora, “o fenômeno pode, inclusive, decorrer de ato patronal, consistente no estímulo à rivalidade entre seus empregados. Ou seja, o empregador estimula conflitos internos com o fito de se livrar de alguém incômodo, jogando uma pessoa contra a outra, com intuito de pressioná-la a pedir demissão".

    O artigo pode ser acessado na íntegra em: http://www.mpf.mp.br/pgr/documentos/assediomaoralesuaprevenotrilho1_2.pdf




    GABARITO: E

  • Resposta

    E) O fenômeno pode decorrer de ato patronal, consistente no estímulo à rivalidade entre seus empregados.