SóProvas


ID
3001360
Banca
IDECAN
Órgão
IF-PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Follet, administrar é a arte de fazer coisas através e com pessoas. A tarefa básica da Administração é a de fazer coisas, de maneira eficiente e eficaz (Chiavenato). São consideradas funções básicas da administração:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Nesta questão foram cobrados os princípios básicos da Adm.

    Planejamento -> definição de objetivos

    Organização -> alocar recursos, distribuir tarefas

    Direção -> comunicação, liderança

    Controle -> medir desempenho, corrigir desvios

  • Gabarito: A

    Questão auto explicativa. Belo resumo, aliás!

  • errei por acha que "e", entre direção e o controle, fosse uma conjunção aditiva.

    pqp

  • Desde quando direção mede desempenho?

  • Gabarito letra A

    A) O planejamento, que implica na definição de objetivos e programação de atividades, a organização de recursos e atividades para atingir os objetivos, a direção e o controle para medir desempenho.

    B) O preenchimento de cargos (seleção no RH) e definição de padrões de desempenho (função controle) não são funções, no entanto, fazem parte de algumas.

    C) Incompleto, mas não incorreto. Falta direção.

    D) Incompleto, mas não incorreto, pois falta o planejamento.

    E) O preenchimento dos cargos (seleção de RH)

  • ✅Letra A.

    É O PODC:

    Planejamento.

    Organização.

    Direção.

    Controle.

    Fonte: Aulas do Prof: Rafael Barbosa.

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre as funções básicas da administração para que seja respondida corretamente. Neste caso, marquemos a alternativas que apresentas as funções.

    Em relação às funções básicas da administração, podemos dizer que elas são: PODC

    • Planejamento
    • Organização
    • Direção
    • Controle

    Em que consiste cada uma dessas funções? Vejamos a seguir.

    Planejamento: serve de alicerce para as demais funções administrativas. A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.

    Dentre outras características do Planejamento que valem a pena ser mencionadas, podemos destacar as seguintes: visão sistêmica, desdobramento em longo, médio e curto prazo.

    Organização (estruturação): refere-se, basicamente, à divisão dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc.) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.

    Direção: volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (2000, p. 279) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar

    Controle: tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente.

    De acordo com Chiavenato (2004. p. 16) o controle é o “processo de assegurar que as atividades atuais das organizações estejam em conformidade com as atividades planejadas.

    As atividades acima mencionadas, quando consideradas em conjunto, dão origem ao processo administrativo. Quando consideradas isoladamente, por outro lado, constituem funções administrativas, é que ensina Chiavenato (2000. p. 131).

    Concluímos, portanto, que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

    CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. 2° ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017