SóProvas


ID
3001618
Banca
FUNRIO
Órgão
Prefeitura de Porto de Moz - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                             Apelo


      Amanhã faz um mês que a Senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido na conversa de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relance no espelho. Com os dias, Senhora, o leite primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou debaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. Uma hora da noite eles se iam e eu ficava só, sem o perdão de sua presença a todas as aflições do dia, como a última luz na varanda.

      E comecei a sentir falta das pequenas brigas por causa do tempero na salada - o meu jeito de querer bem. Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas na janela, não lhes poupei água e elas murcham. Não tenho botão na camisa, calço a meia furada. Que fim levou o saca-rolhas? Nenhum de nós sabe, sem a Senhora, conversar com os outros: bocas raivosas mastigando. Venha para casa, Senhora, por favor. (Dalton Trevisan) 

Assinale a oração em que a concordância verbal está incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    → Com as expressões NENHUM DE.../ALGUM DE..., o verbo concorda no SINGULAR, ou seja, considera-se a unidade da expressão e não seus elementos.

    → Portanto, o correto seria: NENHUM DE NÓS SABE (E NÃO SABEMOS)...

    → "NENHUM DE NÓS FEZ a atividade" ou "ALGUM DE NÓS FEZ a atividade" são frases corretas.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Na letra E o sujeito é partitivo,ou seja,poder ser usado tanto o verbo no singular como no plural.

  • OBS: AGREGANDO AO COMENTÁRIO DO COLEGA ARTHUR!

    SE ESSAS EXPRESSÕES ESTIVESSEM NO PLURAL, POR EXEMPLO, ALGUNS, MUITOS, POUCOS, A CONCORDÂNCIA OSCILARIA DE ACORDO COM O PRONOME. NO CASO DE "NÓS", PODE FICAR NA 1ª OU 3ª PESSOA DO PLURAL. EX: ALGUNS DE NÓS TRABALHAMOS/TRABALHAM AQUI; se COM "VÓS", 2ª OU 3ª PESSOA DO PLURAL. EX: MUITOS DE VÓS TRABALHASTES/TRABALHAM AQUI.

  • GABARITO: LETRA B.

    SE ESSAS EXPRESSÕES ESTIVESSEM NO PLURAL, POR EXEMPLO, ALGUNS, MUITOS, POUCOS, A CONCORDÂNCIA OSCILARIA DE ACORDO COM O PRONOME. NO CASO DE "NÓS", PODE FICAR NA 1ª OU 3ª PESSOA DO PLURAL. EX: ALGUNS DE NÓS TRABALHAMOS/TRABALHAM AQUI; se COM "VÓS", 2ª OU 3ª PESSOA DO PLURAL. EX: MUITOS DE VÓS TRABALHASTES/TRABALHAM AQUI.

  • questões com ambiguidade só para fuder o candidato .

  • GABARITO é a letra B e seja feliz.

  • Nenhum de , cada um de ,algum de = não aceitam plural .

    O segredo do sucesso é nunca desistir !!!

  • EXPRESSÕES PARTITIVA O VERBO PODE FICAR NO SINGULAR OU PLURAL

    Cerca de cem pessoas foram ao espetáculo teatral."

    Cerca de cem pessoas FOI ao espetáculo teatral."

  • Gabarito B

    "Nenhum de nós sabemos"...

    Palavras com força de RESUMO:

    >TUDO - NADA - NINGUÉM - NENHUM leva o verbo para o singular.

  • "Nenhum de nós sabemos."

    Se a oração apresentar os seguintes sujeitos: Qual de nós/vós, algum de nós/vós e nenhum de nós/vós, o verbo ficará na terceira pessoa do singular, portanto a concordância nessa frase está errada.

    Alternativa correta: B

    .

    VAMO QUE VAMO!

  • Nenhum de nós sabe

  • REGRA PURA, PURA!

    ANOTEM!

    PRONOMES INDEFINIDOS, INTERROGATIVOS E DEMONSTRATIVOS NO PLURAL ACOMPANHADOS POR "DE NÓS" OU "DE VÓS" O VERBO PODERÁ CONCORDAR TANTO COM OS PRONOMES CITADOS QUANTO COM " DE NÓS" OU "DE VÓS"

    EX: QUAIS DE VÓS ME AJUDARÃO/ ME AJUDAREIS?

    EXCEÇÃO(NO PORTUGUÊS, EXCEÇÕES NÃO FALTAM): SE O PRONOME INDEFINIDO OU O PRONOME INTERROGATIVO ESTIVEREM NO SINGULAR, MESMO QUE ESTEJAM ACOMPANHADO POR "DE NÓS" OU "DE VÓS" FICARAM OBRIGATORIAMENTE NO SINGULAR, OU SEJA, CONCORDANDO EXCLUSIVAMENTE COM OS PRONOMES INTERROGATIVOS OU COM OS PRONOMES INDEFINIDOS.

    EX: NENHUM DE NÓS SABE.

  • E a C está certinha sim, vai nessa. Banca de fundo de quintal...