SóProvas


ID
3001834
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São Bernardo do Campo - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Atribuição conferida à Administração de impor limites ao exercício de direitos e de atividades individuais em função do interesse público primário.


O enunciado se refere ao poder

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

     

    Poder de Polícia é a faculdade conferida à administração pública de impor limites ao exercício de direitos e de atividades individuais em função do interesse público primário.

  • Para Hely Lopes Meirelles, o poder de polícia é “a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades, e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado”. Para o autor, o objeto do poder de polícia administrativa é “todo bem, direito ou atividade individual que possa afetar a coletividade ou pôr em risco a segurança nacional, exigindo, por isso mesmo, regulamentação, controle e contenção pelo poder público”, tendo assim a finalidade de proteger o interesse público.

    Fonte: Estratégia concursos

  • IMPOSIÇÃO DE LIMITE AO EXERCÍCIO DE DIREITOS E ATIVIDADE INDIVIDUAIS EM BENEFÍCIO DA COLETIVIDADE OU DO INTERESSE PÚBLICO

    ATRIBUTOS DO PODER DE POLÍCIA: DAC( DISCRICIONARIEDADE, AUTOEXECUTORIEDADE E COERCIBILIDADE)

    #PMBA2019

    FORÇA GUERREIROS

  • Para agregar conhecimento:

    Interesse Público Primário: coincide com a realização de políticas públicas voltadas para o bem estar social. Satisfaz o interesse da sociedade, do todo social. O interesse público primário justifica o regime jurídico administrativo e pode ser compreendido como o próprio interesse social, o interesse da coletividade como um todo. Pode-se afirmar também que os interesses primários estão ligados aos objetivos do Estado, que não são interesses ligados a escolhas de mera conveniência de Governo, mas sim determinações que emanam do texto constitucional, notadamente do art. 3º da Constituição Federal.

    Interesse Público Secundário: decorre do fato de que o Estado também é uma pessoa jurídica que pode ter interesses próprios, particulares. “O Estado pode ter, tanto quanto as demais pessoas, interesses que lhe são particulares, individuais.” Estes interesses existem e devem conviver no contexto dos demais interesses individuais. De regra, o interesse secundário tem cunho patrimonial, tendo como exemplos o pagamento de valor ínfimo em desapropriações, a recusa no pagamento administrativo de valores devidos a servidor público, a título de remuneração.

                  CABM, p. 55.

  • GABARITO B

    Poder de Policia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bensatividades e direitos individuais, em beneficio da coletividade ou do próprio Estado” (MEIRELLES, 2002p. 127).

    Tem como atributos:

    - Discricionariedade: margem de escolha que o agente possui para agir com livre conveniência e oportunidade, sempre de acordo com a lei.

    - Coercibilidade: Impor atos administrativos aos particulares independe da sua vontade. Ex.: auto de infração, multa.

    Autoexecutoriedade: Possibilidade de decidir e executar diretamente seus atos, sem intervenção do Judiciário.

  • Restringir bens e direitos individuais em prol do interesse público? Poder de polícia.

    Interesse público primário: Interesse da coletividade.

    Interesse público secundário: Interesse da administração pública.

  • Gabarito letra B para os não assinantes.

    Vamos fazer uma pequena revisão?

    PODER VINCULADO: é aquele que dispõe a Administração para a prática de atos administrativos com a mínima liberdade possível, ou inexistente a sua liberdade de atuação, uma vez que a Lei fixa todos os passos do administrador.

    PODER DISCRICIONÁRIO: é aquele que dispõe a Administração dispõe de uma razoável liberdade de atuação, podendo valorar a oportunidade e conveniência da prática do ato discricionários, sempre dentro dos limites legais.

    PODER DISCIPLINAR: Decorre do poder Hierárquico, consiste na prerrogativa conferida à Administração de punir seus próprios servidores, bem como aplicar sanção aos particulares vinculados a ela por meio de ato ou contrato.

    PODER HIERÁRQUICO: é a prerrogativa conferida ao superior hierárquico de ordenar, coordenar, controlar e revisar atos dos subordinados, bem como o poder de delegar e avocar competências.

    PODER REGULAMENTAR: também chamado de Poder Normativo, é o poder conferido ao chefe do Poder Executivo para editar atos normativos gerais e abstratos.

    PODER DE POLÍCIA: é a atividade do estado consistente em limitar o exercício dos direitos individuais em benefício da coletividade.

    fonte: Professor Ivan Lucas.

  • Interesse Primário: Quando o Estado abre Concurso (carreiras Policiais) seu interesse primário é a aumento da Segurança Pública (bem comum).

    Interesse Secundário: Já a Polícia Civil de SP, por exemplo, necessita de novos profissionais por interesse PRÓPRIO. como Entidade.

  • PODER DE POLÍCIA 

    --> ATINGE O PARTICULAR SEM NENHUM VÍNCULO COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA.

    --> RESTRINGIU INTERESSE/DIREITO INDIVIDUAL--> P/ BENEFICIO DA COLETIVIDADE--> PODER DE POLÍCIA (SEMPRE COM ESSE FUNDAMENTO).

    GAB: LETRA B.

    FORÇA, GUERREIROS. VAMOS À LUTA!

  • GABARITO: B

    Conceito de poder de polícia: trata-se de atividade estatal que limita o exercício dos direitos individuais em prol do interesse coletivo

     

    VAMOS ESTUDAR!!!

  • Pessoal, não confundir o Poder de Polícia no comando da questão. Com aquele poder de Polícia do programa 24 horas. O da questão é o poder que o Estado, Município tem de impor alguns limites ao administrado. Por exemplo, fiscal chega no restaurante e o alimento vendido está vencido. O fiscal pode interditar, multar, etc. Portanto, o poder em sabatina é o citado do exemplo.

  • Pessoal, não confundir o Poder de Polícia no comando da questão. Com aquele poder de Polícia do programa 24 horas. O da questão é o poder que o Estado, Município tem de impor alguns limites ao administrado. Por exemplo, fiscal chega no restaurante e o alimento vendido está vencido. O fiscal pode interditar, multar, etc. Portanto, o poder em sabatina é o citado do exemplo.

  • '' Mole feito sopa de minhoca''. Fernandes, Aragonê.

  • GABARITO: B.

     

    PODER DE POLÍCIA

     

    - poder que a adm. possui de restringir o exercício de liberdades individuais para a garantia do interesse púb.

    - trata-se de uma maneira de materialização da supremacia do interesse púb. sobre o privado

    - trata-se da polícia administrativa e não da polícia judiciária (destinada à investigação de crimes, etc)

  • resp: B

    Poder de Policia

    '' Considera-se poder de policia, atividade da administração publica que, LIMITANDO ou disciplinando DIREITO, interesse ou liberdade, regula a pratica de ato ou abstenção de fato, em razão do interesse publico concernente a segurança, higiene, a ordem, aos costumes, a disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do poder publico, a tranquilidade publica ou ao respeito a propriedade e os direitos individuais ou coletivos."

  • Assertiva B

    de polícia.

  • Vamos às assertivas:
    A) ERRADO - Poder Hierárquico
    É o poder de que dispõe o Executivo para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos e ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal.

    B) CERTO - Poder de Polícia
    A doutrina é farta em definições. Fundamental em todas as conceituações é a noção de limitação à liberdade e propriedade dos particulares em prol do interesse público, por força da supremacia geral do Estado, como mostra o enunciado da questão.

    C) ERRADO - Poder Disciplinar
    Consiste na possibilidade de a Administração aplicar punições aos agentes públicos que cometem infrações funcionais. Trata-se de poder interno (nunca será exercido sobre particulares, exceto quando forem contratados da Administração)

    D) ERRADO - Poder Regulamentar
    Decorre do poder hierárquico e consiste na possibilidade de os chefes do Poder Executivo editarem atos administrativos (decretos e regulamentos) gerais, que podem ser abstratos ou concretos, expedidos para dar fiel execução à lei (Art. 84, IV, CF – prerrogativa concedida ao Presidente da República, que se estende a Governadores e Prefeitos por simetria)

    E) ERRADO - Poder Vinculado
    Segundo Mazza, fala-se em poder vinculado ou poder regrado quando a lei atribui determinada competência definindo todos os aspectos da conduta a ser adotada, sem atribuir margem de liberdade para o agente público escolher a melhor forma de agir. Onde houver vinculação, o agente público é um simples executor da vontade legal.




    Gabarito do Professor: B
    REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
    MAZZA, Alexandre. Manual de direito administrativo, 4. ed., São Paulo: Saraiva, 2018, p. 645.

  • GABARITO - BRAVO

    CTN:

    Art. 78. Considera-se poder de polícia atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interêsse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de intêresse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranqüilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos

    Fases ou ciclos do Poder de Polícia: poder aplicado às pessoas de modo geral.

    -> Legislação ou ordem.

    -> Consentimento.

    -> Fiscalização.

    -> Sanção.