SóProvas


ID
3002362
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                         A corrida armamentista do consumo


      Imagine uma corrida em que os contendores se afastam cada vez mais do objetivo pelo qual competem. A corrida armamentista tem dinâmica e propriedades conhecidas: um país decide se armar; os países vizinhos sentem-se vulneráveis e decidem fazer o mesmo a fim de não ficarem defasados; sua reação, porém, deflagra uma nova rodada de investimento bélico no primeiro país, o que obriga os demais a seguirem outra vez os seus passos. A escalada armamentista leva os participantes a dedicarem uma parcela crescente de sua renda e trabalho à garantia da segurança externa, mas o resultado é o contrário do pretendido.

      A corrida do consumo tem uma lógica semelhante à da corrida armamentista. Nenhum consumidor é uma ilha: existe uma forte e intrincada interdependência entre os anseios de consumo das pessoas. Aquilo que cada uma delas sente que “precisa” ou “não pode viver sem” depende não só dos seus “reais desejos e necessidades”, mas também, e talvez sobretudo, ao menos nas sociedades mais afluentes, daquilo que os outros ao seu redor possuem. A cada vez que um novo artigo de consumo é introduzido no mercado, o equilíbrio se rompe e o desconforto causado pela percepção da falta impele à ação reativa da compra do bem.

      Em ambas as corridas - a armamentista e a do consumo - a lógica da situação obriga a todos a correrem cada vez mais, como hamsters confinados a esferas rotatórias, para não sair do lugar.

(Adaptado de: GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 102-103)

O que permite ao autor do texto associar a corrida armamentista à corrida do consumo é o fato de que ambas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

     

     

    Em ambas as corridas - a armamentista e a do consumo - a lógica da situação obriga a todos a correrem cada vez mais, como hamsters confinados a esferas rotatórias, para não sair do lugar.

     

     

    Na corrida armamentista, toda vez que um país adquire armas, os outros vão lá e também adquirem, pois não querem ficar para trás e atrasados em relação àquele primeiro país. Só que essa corrida não tem fim, porque nenhum país vai querer ficar defasado diante de seus vizinhos, comprando, assim, cada vez mais armas.

     

    Na corrida do consumo, toda vez que um produto novo é inserido no mercado por uma empresa e as pessoas sentem a necessidade de consumi-lo, as suas concorrentes também decidem inserir o mesmo produto para não ficarem defasadas. Consequentemente, a primeira pensará em outra coisa para oferecer aos seus clientes e, assim que esse novo objeto for posto para venda, as outras empresas a copiarão. Percebam que aqui, do mesmo modo que na corrida armamentista, estamos diante de uma disputa que nunca vai acabar.

  • GABARITO: LETRA B

    ===> Aquilo que cada uma delas sente que “precisa” ou “não pode viver sem” depende não só dos seus “reais desejos e necessidades”, mas também, e talvez sobretudo, ao menos nas sociedades mais afluentes, daquilo que os outros ao seu redor possuem. ===> CONSUMO ===> uma competição, havendo uma comparação com as outras pessoas.

    ===> Imagine uma corrida em que os contendores se afastam cada vez mais do objetivo pelo qual competem. A corrida armamentista tem dinâmica e propriedades conhecidas: um país decide se armar; os países vizinhos sentem-se vulneráveis e decidem fazer o mesmo a fim de não ficarem defasados ===> ARMAMENTISTA ===> disputa e comparação de um país com o outro.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gab.: B

    O que permite ao autor do texto associar a corrida armamentista à corrida do consumo é o fato de que ambas estimulam uma incessante e interminável disputa entre os que nelas se empenham.

    3º parágrafo - Em ambas as corridas - a armamentista e a do consumo - a lógica da situação obriga a todos a correrem cada vez mais (incessante) como hamsters confinados a esferas rotatórias, para não sair do lugar (interminável).

  • GABA: B

    Que exercício difícil!!! li umas 30 vezes, mas acertei. A letra B tem bastante sentido quando lemos o trecho final do texto.

  • se você entendeu que o examinador estava tentando te fazer uma lavagem cerebral, foi fácil acertar todas as questões desse texto. Tem-se que ver que o examinador estava de intenção maliciosa nessas questões

  • Se um país testa uma nova bomba o outro também quer testar uma

    Se uma pessoa compra um lançamento de um carro a outra também quer comprar

    Ambas situações não levam a lugar algum.... É mais ou menos isso.

  • GABARITO: LETRA B

    EM AMBAS AS CORRIDAS - A ARMAMENTISTA E A DO CONSUMO - A LÓGICA DA SITUAÇÃO OBRIGA A TODOS A CORREREM CADA VEZ MAIS, COMO HAMSTERS CONFINADOS A ESFERAS ROTATÓRIAS, PARA NÃO SAIR DO LUGAR.