SóProvas


ID
3002380
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Disseminação da violência


      A violência não se administra nem admite negociação: é da sua natureza impor a força como método. Sua lógica final é a adoção da barbárie. As instituições humanas existem para regulamentar nossos ímpetos, disciplinar nossas ações, impedir que se chegue à supremacia da violência. São chamados justamente de “supremacistas” (um neologismo, para atender a uma necessidade de nossos tempos violentos) aqueles que querem se impor pela força bruta, alcançar um poder hegemônico. Apoiam-se eles em ideologias que cantam a superioridade de uma etnia, de uma cultura, de uma classe social, de uma seita religiosa. Acabam por fazer de sua brutalidade primitiva uma “instituição” organizada pelo princípio brutal da lei do mais forte.

      Talvez em nenhuma outra época foi tão premente a necessidade de se fortalecerem as instituições que de fato trabalham a favor do homem, da coletividade, do interesse público. A profusão e a difusão das chamadas redes sociais puseram a nu a violência que está em muitos e que já não se envergonha de si mesma, antes se proclama e se propaga com inaudito cinismo. Estamos todos diante de um grande espelho público e anônimo, onde se projeta o que se é ou o que se quer ser. Admirável como conquista tecnológica, a expansão da internet ainda não encontrou os meios necessários para canalizar acima de tudo os impulsos mais generosos, que devem reger nossa difícil caminhada civilizatória.

                                                                                              (Aníbal Tolentino, inédito)

Um segmento do texto tem seu sentido adequadamente traduzido em:

Alternativas
Comentários
  • Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano.

    --

    Em história política hegemonia é a supremacia de um povo sobre outros, ou seja através da introdução de sua cultura  ou por meios militares .

    --

    wikipedia

    significados.com.br

    .

  • GABARITO: LETRA B

    ===> alcançar um poder hegemônico (1° parágrafo) = atingir uma potência soberana ===> hegemonia significa a SOBERANIA de algo ou alguém: SOBERANIA (HEGEMONIA) DO RESPEITO E DAS BOAS ATITUDES (AS BOAS ATITUDES E O RESPEITO REGEM, DOMINAM, SÃO SOBERANOS).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Profusão: grande quantidade; abundância, exuberância

    Difusão: ato ou efeito de difundir(-se); estado do que é difuso. Por analogia: divulgação (de culturas, ideias etc.); propagação, multiplicação.

  • Acertei por exclusão, mas nunca que poder hegemônico = potência soberana

    Mas é aquele ditado, né ? "atura ou surta"

  • gab. B

  • Significado de Soberano

    adjetivo Capaz de exercer o poder de maneira extrema; que possui suprema autoridade: soberana rainha; verdade soberana. Que conserva ou carrega o poder; que retém o poder; que domina; dominador. 

    Significado de Hegemonia

    substantivo feminino Supremacia, domínio, poder que algo ou alguém exerce em relação aos demais: a Ferrari busca a hegemonia mundial no automobilismo. ... Etimologia (origem da palavra hegemonia). Do grego hegemonía, "comando".

  • Alternativa B.

    Acertei por eliminação.

  • Essas questões de significado forçam a barra na maioria das vezes. É como o Leandro falou, temos que aturar. Não se briga com as bancas.

  • GABARITO: LETRA B

    Significado de Hegemonia:

    substantivo feminino

    Supremacia, domínio, poder que algo ou alguém exerce em relação aos demais: a Ferrari busca a hegemonia mundial no automobilismo.

    Influência absoluta, liderança ou superioridade: hegemonia política.

    Superioridade ou poder absoluto que uma cidade, um país ou um Estado tem em relação aos demais: a luta pela hegemonia celebrizou Esparta e Atenas.

    [História] Proeminência política ou bélica nas sociedades da Grécia antiga.

    Etimologia (origem da palavra hegemonia). Do grego hegemonía, "comando".

    FONTE: https://www.dicio.com.br/hegemonia/