SóProvas


ID
3002383
Banca
FCC
Órgão
SEMEF Manaus - AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                Disseminação da violência


      A violência não se administra nem admite negociação: é da sua natureza impor a força como método. Sua lógica final é a adoção da barbárie. As instituições humanas existem para regulamentar nossos ímpetos, disciplinar nossas ações, impedir que se chegue à supremacia da violência. São chamados justamente de “supremacistas” (um neologismo, para atender a uma necessidade de nossos tempos violentos) aqueles que querem se impor pela força bruta, alcançar um poder hegemônico. Apoiam-se eles em ideologias que cantam a superioridade de uma etnia, de uma cultura, de uma classe social, de uma seita religiosa. Acabam por fazer de sua brutalidade primitiva uma “instituição” organizada pelo princípio brutal da lei do mais forte.

      Talvez em nenhuma outra época foi tão premente a necessidade de se fortalecerem as instituições que de fato trabalham a favor do homem, da coletividade, do interesse público. A profusão e a difusão das chamadas redes sociais puseram a nu a violência que está em muitos e que já não se envergonha de si mesma, antes se proclama e se propaga com inaudito cinismo. Estamos todos diante de um grande espelho público e anônimo, onde se projeta o que se é ou o que se quer ser. Admirável como conquista tecnológica, a expansão da internet ainda não encontrou os meios necessários para canalizar acima de tudo os impulsos mais generosos, que devem reger nossa difícil caminhada civilizatória.

                                                                                              (Aníbal Tolentino, inédito)

É correta a seguinte afirmação sobre um procedimento utilizado na redação do texto:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    Instituições são estruturas ou mecanismos de ordem social, que regulam o comportamento de um conjunto de indivíduos dentro de uma determinada comunidade.

    No caso da assertiva a as aspas são utilizadas com o objetivo de alterar o sentido original da palavra instituição. Entre os diversos usos das aspas estão:

    Para enfatizar palavras ou expressões, utiliza-se as aspas, por exemplo: Que “Deus” é esse? Outro caso da utilização das aspas é quando o locutor pretende ironizar algo, por exemplo:

    Empregada para citar algum discurso proferido pelo próprio autor, utiliza-se as aspas antes e após o discurso:

    Note que as aspas vem identificar as palavras proferidas pelo presidente. Quando as citações diretas são escritas por meio digital, podemos acrescentar o itálico.

    O estrangeirismo (também chamado de neologismo estrangeiro) é o uso muito frequente de palavras estrangeiras que, por vezes, são acrescidas ao dicionário dependendo do uso, por exemplo, show, chat, web, dentre outros.

    Geralmente quando usamos palavras estrangeiras no texto devemos colocar as aspas ou quando digitamos no computador, o itálico, por exemplo:

    Quando uma palavra é criada dentro de um texto, por exemplo, um conceito novo, ela aparece entre aspas, com o intuito de demostrar que aquele termo foi criado, sendo, portanto, um vocábulo que ainda é inexistente nos dicionários, por exemplo:

    Quando na produção textual são empregadas as expressões populares, denominadas de gírias, utiliza-se as aspas, por exemplo:

    Quando queremos citar no texto o nome de uma obra, artigo, dissertações, teses, capítulos de livro, filmes, dentre outros, devemos utilizar as aspas (e ainda, o itálico), por exemplo:

    https://www.todamateria.com.br/uso-das-aspas/

    instagram: @concursos_em_mapas_mentais

    https://www.dropbox.com/sh/armweiavaz7kddb/AAD-_s3J1NRlSxn1F4Hwykb1a?dl=0

  • GABARITO: LETRA A

    ===> quando entre aspas, a palavra “instituição" adquire um sentido que já não lhe é próprio ===> instituição é algo que mantém a ordem entre os indivíduos que vivem em sociedade. ===> . Apoiam-se eles em ideologias que cantam a superioridade de uma etnia, de uma cultura, de uma classe social, de uma seita religiosa. Acabam por fazer de sua brutalidade primitiva uma “instituição” organizada pelo princípio brutal da lei do mais forte ===> A BRUTALIDADE É ALGO IRRACIONAL, QUANDO É DITO: DELA É FEITA UMA INSTITUIÇÃO, SIGNIFICA QUE ATRAVÉS DELA A SOCIEDADE É CONTROLADA E MANTIDA, OU SEJA, DESTOA DO SIGNIFICADO DENOTATIVO DA EXPRESSÃO.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A) quando entre aspas, a palavra “instituição" adquire um sentido que já não lhe é próprio.

    CORRETO. As aspas podem servir para fazer uma citação direta mas também para conferir outro sentido à palavra. Resolver questão: Q465123

    B) qualifica-se como neologismo um termo a que falta precisão de sentido.

    ERRADO. Neologismo é um fenômeno linguístico que consiste na criação de uma palavra ou expressão nova, ou na atribuição de um novo sentido a uma palavra já existente (Fonte: Q573360)

    C) adoção da barbárie e lei do mais forte constituem expressões com sentidos diametralmente opostos.

    ERRADO. São expressões com sentidos similares e se remetem à noção de violência.

    "Acabam por fazer de sua brutalidade primitiva uma 'instituição' organizada pelo princípio brutal da lei do mais forte"

    "A violência não se administra nem admite negociação (...) sua lógica final é a adoção da barbárie"

    D) a expressão impulsos mais generosos (2° parágrafo) refere-se ainda aos nossos ímpetos, do 1° parágrafo.

    ERRADO. Enquanto em um trecho "ímpeto" se refere a supremacia da violência, "impulsos" se refere a uma ideia de generosidade.

    "A expansão da internet ainda não encontrou os meios necessários para canalizar acima de tudo os impulsos mais generosos"

    "As instituições humanas existem para regulamentar nossos ímpetos, disciplinar nossas ações, impedir que se chegue à supremacia da violência"

    E) a caminhada civilizatória (2° parágrafo) surge como efeito da difusão das chamadas redes sociais.

    ERRADO. A difusão das redes sociais fez justamente o contrário.

    "A profusão e a difusão das chamadas redes sociais puseram a nu a violência..."

  • GABARITO A

     

    O sinal de aspas (") pode ser utilizado para expressar, no texto, palavras com outro sentido, palavras estrangeiras, fala de outros personagens, entre outros. 

  • Gabarito: A

    Neologismo: Criação de uma nova palavra/Atribuição nova.

    Exemplo: vc, hj, tbm, shippar, deboísmo...

  • Usam-se as aspas para:

    a) indicar uma citação:

    segundo Mattoso Câmara Jr., "estilo literário e gíria são, em verdade, dois polos da Estilística, pois a gíria não é uma linguagem popular, como pensam alguns, mas apenas um estilo que se intrega à língua popular".

    b) destacar palavra ou expressão que se queira dar especial relevo na frase, por exemplo, palavras estrangeiras, arcaísmos, neologismos ( palavras recém-criadas ou que adquirem um novo significado )

    Após a copa do Mundo, tudo parece voltar ao "normal" no Brasil.

    Virou hábito, em São Paulo, empregar o lugar-comum "viver é muito perigoso".

    A televisão brasileira cria os viciados em "reality shows".

    Sabe, "bicho", você tem que "entrar nesta onda".

    Eles tiveram um belo "weekend"!

    Gosto de visitar os "sites" sobre educação da "web".

    GAB A