COMPLEMENTO:
TRIAGEM NEONATAL --> Programa de Rastreamento que tem como objetivo geral identificar distúrbios e doenças no RN, em tempo oportuno, para intervenção adequada, garantindo tratamento e acompanhamento contínuo às pessoas com diagnóstico positivo.
O Programa abrange quatro doenças em seu painel de triagem: hipertireoidismo congênito, fenilcetonúria, doença falciforme e fibrose cística.
Com a publicação da portaria 2.829, os serviços foram ampliados, e foi incluso o serviço de triagem neonatal para hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase
FONTE: PORTARIA N. 822/2001 e
https://www.conass.org.br/programa-nacional-de-triagem-neonatal-inclui-a-fase-iv/
TRIAGEM NEONATAL
Testes do pezinho, orelhinha, linguinha, coraçãozinho e olhinho podem detectar doenças hereditárias e congênitas ou incapacidades graves.doenças congênitas que, se diagnosticadas precocemente, podem ser facilmente corrigidas com tratamento e não haverá prejuízo para a criança.
TESTE DA LINGUINHA
É um procedimento não invasivo e rápido realizado por meio de manobra para visualizar o frênulo lingual (freio da língua) e avaliar a funcionalidade durante a amamentação.
TESTE DO PEZINHO
Deve ser realizado do 3° ao 5° dia de vida em Unidade Básica de Saúde. O pezinho do recém-nascido, sobretudo a região lateral do calcanhar, é uma região bastante irrigada, o que facilita o acesso ao sangue para a coleta da amostra; é um procedimento pouco invasivo e bem menos incômodo do que a coleta de sangue venoso com seringa e agulha.
TESTE DA ORELHINA
Realizada ainda na maternidade, no 2° ou 3° dia de vida do bebê.
Consiste na produção de um estímulo sonoro e na captação do seu retorno por meio de uma delicada sonda introduzida na orelhinha do recém-nascido. Para o teste, usam-se emissões otoacústicas evocadas durante o sono natural do bebê, identificando-se uma possível deficiência auditiva.
TESTE DO OLHINHO
identificação de qualquer obstrução do eixo visual e transtornos oculares congênitos e hereditários.
consiste na identificação de um reflexo vermelho quando os olhos do bebê são iluminados por um feixe de luz, sendo o exame feito em um olho por vez. Como o Teste da Orelhinha, também deve ser realizado ainda na maternidade; de preferência, o pediatra deve realizar o exame logo após o nascimento do bebê.
TESTE DO CORAÇÕAZINHO
Deve ser realizado entre as primeiras 24 e 48 horas de vida do recém-nascido.
oximetria no MSD e em qualquer dos MMII , deve dar >95, e a diferenças dos membros avaliados deve ser de no mínimo 3
Se alguma alteração for identificada, deve se repetir o exame após 1 hora e se confirma alteração o bebê deve ser submetido a um ecocardiograma; conforme o resultado do exame e avaliação médica, o recém-nascido pode ser encaminhado a um centro de referência em cardiopatias para tratamento e acompanhamento.