a) Inventário - Descreve conjuntos documentais ou a série documental, a composição do fundo ou parte dele, pela enumeração de suas unidades de arquivamento. De acordo com o nível de detalhamento da descrição dada, o inventário pode ser sumário ou analítico.
b) Guia - Tem por finalidade propiciar uma visão de conjunto dos serviços de arquivo.
c) Índice - Aponta nomes , lugares ou assuntos em ordem alfabética e remetendo o leitor às respectivas notações de localização.
e) Catálogo - Descreve unitariamente as peças documentais de uma série segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, descritos de forma sumária ou analítica. (GABARITO)
O Instrumento de descrição arquivística estabelecido na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) é exclusivo do arquivo permanente. A descrição contendo a forma como os documentos foram arranjados.
A preparação de catálogos, guias e inventários é atividade de descrição, instrumentos de pesquisa.
Catálogo: Critério temático, cronológico, onomástico, toponímicos ou geográfico (relação metódica), descrição unitária dos documentos, forma resumida ou analítica.
Instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica.
O instrumento de pesquisa que descreve unitariamente as peças documentais de uma ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem de classificação
Catálogo seletivo ou repertório: detalhado, docs previamente selecionados, obedece a um critério especifico, a intenção é a de ressaltar docs individuais relevantes