-
GABARITO: LETRA D
===> Metalinguística, pois o emissor se volta para a própria linguagem para mostrar como ele faz o autorretrato.
===> a metalinguagem consiste em explicar o código com o próprio código: ele usa um texto com o título de autorretrato para mostrar como se faz um autorretrato.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Puts! Fui direto na " A"
Arthur Carvalho, "tu" é brabo heim? rsrs
-
Fiquei entre A e D pois vi muita poesia.
-
Ainda não entendi a lógica de um texto/poema explicar como se faça um autorretrato seja função metalinguística, mas ok...
-
Também marquei a 'A'
Resumindo então: autorretrato é metalinguagem!
-
Nunca mais vou direto no poético, só pq é poema kkk
-
Função metalinguística nesse poema???!!!
-
Metalinguística: Caracteriza-se por trazer consigo uma explicação da própria língua, ou seja, o emissor explica um código usando o próprio código. Está presente principalmente em dicionários. Pode ocorrer também em poesias, obras literárias e etc.
-
É importante ressaltar que, a função poética não é marcada em sua essencia pelo ''SUBJETIVISMO'' e ''SENTIMENTALISMO'' essas caracteristicas são preponderantes na função EMOTIVA, que foca no autor/ emissor da mensagem.
Quando falamos da função poética, focalizamos na elaboração da mensagem recheada por jogo de palavras e utilização de palavras no sentido figurado.
-
O autor usou a escrita para explicar como ele faz uma pintura. Seria metalinguagem se houvesse usado a escrita para explicar como ele escreve um texto (poema, etc) ou usado uma pintura para explicar como ele pinta. Não faz sentido esse gabarito.
-
Muito cuidado com essas bancas de prefeituras...
B/C ---> não há dúvidas.
A ---> a preocupação com o "sentimentalismo" e a "subjetividade" são marcas da função EMOTIVA (EXPRESSIVA).
D ----> CORRETA (POR ELIMINAÇÃO)
-
Que bost* de gabarito. A meu ver, a função que predomina é a emotiva, não havendo nas opções, a que menos é absurda é a poética...
-
Respeito os comentários dos colegas, mas em minha humilde opinião, no poema há a predominância de duas funções. A Poética (inclusive por utilizar, figuras de linguagem, sentidos conotativos etc.) e a Metalinguística, pelo discurso do código para explicar o código, como no caso, o pintor fazendo um autorretrato.
Ao meu ver, duas alternativas corretas.
-
GABARITO: D
O autor usa um poema para explicar como ele faz o seu autorretrato, ou seja, a linguagem verbal escrita explicando como é feito o autorretrato (linguagem não verbal).
Código falando do código: função metalinguística.
-
Metalinguística, pois o emissor se volta para a própria linguagem para mostrar como ele faz o autorretrato.
já elimina as outras