SóProvas


ID
3004132
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Avelinópolis - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Dos três aos seis anos de idade é construída a personalidade infantil e no qual, frente à orientação intelectualista que a vida psíquica da criança terá nos anos subsequentes, há um forte predomínio da vertente afetiva, marcada pela necessidade especial que a criança tem nestes anos de carinho, apoio e reconhecimento (Coll, Palácios &Marchesi, 2004). Esta descrição se refere ao estágio do personalismo escrito por

Alternativas
Comentários
  • Wallon

  • A teoria psicogenética do desenvolvimento da personalidade de Henri Wallon integra a afetividade e a inteligência. Sempre destacando que essa dinâmica é marcada por rupturas e sobreposições, elucida que ela acontece por meio do mecanismo de 'alternâncias funcionais', esclarecendo que as mudanças de fases não se dão por sucessão linear, como compreende, por exemplo, Piaget. Para Wallon, o surgimento de uma nova etapa do desenvolvimento implica na incorporação dinâmica das condições anteriores, ampliando-as e ressignincando-as. A criança atravessa diferentes estágios que oscilam entre momentos de maior interiorização e outros mais voltados para o exterior, sendo possível demarcar alguns deles ao longo do desenvolvimento infantil: 

    - Estágio 1 - Impulsivo (0 a 3 meses) 

    Emocional (3 meses a 1 ano) 

    O primeiro ano de vida da criança é predominantemente afetivo e é por meio da afetividade que a criança estabelece suas primeiras relações sociais com o ambiente. Os movimentos do bebê, de início, são caóticos mas as relações que estabelece, gradualmente permitem que a criança passe da desordem gestual às emoções diferenciadas. 

    - Estágio 2 - Sensório-motor (12 a 18 meses) 

    Projetivo (3 anos) 

    Esse estágio se estende por volta dos 3 anos de idade e tem predomínio das relações exteriores e da inteligência. Esta é eminentemente prática e, uma vez que os campos funcionais são indissociáveis, o pensamento via de regra se projeta em atos motores. Nesse período, destacam-se os aspectos discursivos que, por meio da imitação favorece a aquisição da linguagem. 

    - Estágio 3 - Personalismo (3 a 6 anos) 

    Crise de Oposição (3 a 4 anos) 

    Idade da graça (4 a 5 anos) 

    Imitação (5 a 6 anos) 

    Refletindo a característica pendular do desenvolvimento, nesse estágio há predomínio da afetividade. Estendendo-se até os seis anos de idade, nesse período, forma-se a personalidade e autoconsciência do indivíduo, muitas vezes refletindo-se em oposições da criança em relação ao adulto e, ao mesmo tempo, com imitações motoras e de posturas sociais. 

    - Estágio 4 - Categorial (6 a 11 anos) 

    Mais uma vez predominando a inteligência e a exterioridade, no estágio categorial, que se estende até por volta dos onze anos de idade, a criança passa a pensar conceitualmente, avançando para o pensamento abstrato e raciocínio simbólico, favorecendo funções como a memória voluntária, a atenção e o raciocínio associativo. 

    - Estágio 5 - Adolescência (a partir dos 11 anos) 

    As transformações físicas e psicológicas da adolescência acentuam o caráter afetivo desse estágio. Conflitos internos e externos fazem o indivíduo voltar-se a si mesmo, para autoafirmar-se e poder lidar com as transformações de sua sexualidade.




    GABARITO: D

  • Quando se trata de personalidade, emoção, sentimento é Wallon.

  • Para Wallon, o surgimento de uma nova etapa do desenvolvimento implica na incorporação dinâmica das condições anteriores, ampliando-as e ressignificando-as. 

    • Estágio 3 - Personalismo (3 a 6 anos)

    Crise de Oposição (3 a 4 anos)

    Idade da graça (4 a 5 anos)

    Imitação (5 a 6 anos)

    Refletindo a característica pendular do desenvolvimento, nesse estágio há predomínio da afetividade. Estendendo-se até aos seis anos de idade, nesse período, forma-se a personalidade e autoconsciência do indivíduo, muitas vezes refletindo-se em oposições da criança em relação ao adulto

  • Olá!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Estude como se a prova fosse amanhã.