SóProvas


ID
3004135
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Avelinópolis - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em sua obra clássica intitulada ‘Psicoterapia Breve Integrada’, Vera Lemgruber (1997) indica de forma didática, que a técnica da Psicoterapia Breve se baseia no tripé

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

  • foco, atividade e planejamento.

  • A Psicoterapia Breve é um tratamento psicológico de duração  limitada que busca obter uma melhora da qualidade de vida em curto prazo, escolhendo uma queixa principal e focando os esforços na sua resolução. Por essa razão, baseia-se no “tripé": foco, área a ser trabalhada no processo, o material consciente e inconsciente do paciente; atividade, pois é necessária maior atividade por parte do terapeuta ; e planejamento, que inclui a descrição da intenção dos objetivos terapêuticos dentro de um limite de tempo.

    Para a obtenção de tais objetivos, o terapeuta estabelece com o paciente a aliança terapêutica e tem um papel bastante ativo durante as sessões, atuando de maneira direta e participativa em todo o processo terapêutico.

    Para que essa técnica apresente resultados eficazes é importante que o paciente apresente um alto grau de motivação para a terapia, para entender a si próprio e para mudar. Também são fatores que favorecem o sucesso dessa técnica: a presença de um problema específico; a capacidade de expressar sentimentos e interagir flexivelmente com o terapeuta; disposição em participar ativamente da avaliação do seu problema; capacidade de reconhecer que seus sintomas são de origem psicológica; curiosidade a respeito de si próprio; abertura a novas idéias realistas em relação aos resultados do tratamento.

    É importante ressaltar que a seleção de pacientes para este tipo de atendimento é feita a partir de uma avaliação da estrutura de personalidade do paciente. A indicação deve considerar, além desta avaliação, o sintoma, síndrome ou quadro clínico e se o paciente apresenta motivação e disposição para mudar.




    GABARITO: B

  • No caso da psicoterapia breve, essa designação identifica uma abordagem baseada no tripé que indica as ênfases em determinadas táticas terapêuticas específicas, quais sejam: foco, atividade e planejamento. Essas táticas terapêuticas se contrapõem ao tripé básico da técnica psicanalítica tradicional: regra fundamental da associação livre, abstinência e neurose de transferência (Lemgruber, 1994).

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: B

  • Questão idêntica feita pela mesma banca em 2018.