Gabarito: C
Segundo a ISSAI 100, os Princípios Gerais de Auditoria do Setor Público são:
Ética e independência;
Julgamento, devido zelo e ceticismo profissionais;
Controle de qualidade;
Gerenciamento de equipes e habilidades;
Risco de auditoria;
Materialidade;
Documentação; e
Comunicação.
Dentre eles a documentação é:
"Documentação
42. Os auditores devem preparar documentação de auditoria que seja suficientemente detalhada para fornecer uma compreensão clara do trabalho realizado, da evidência obtida e das conclusões alcançadas."
Disponível em: <http://auditoriagovernamental.blogspot.com/p/intosaiissai.html>
Fala pessoal! Tudo beleza?
Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre os princípios de Auditoria no Setor Público, contidos na ISSAI 100 (NBASP 100).
Vamos às alternativas:
A) Incorreta. Segundo o item 36 da ISSAI 100:
Os auditores devem cumprir exigências éticas relevantes e ser independentes.
Princípios éticos devem estar incorporados ao comportamento profissional do auditor. As EFS devem ter políticas abordando exigências éticas e enfatizando a necessidade de seu cumprimento por cada auditor. Os auditores devem manter-se independentes, de modo que seus relatórios sejam imparciais e assim sejam vistos pelos usuários previstos.
Portanto, os relatórios do auditor devem ser imparciais (e não expressar opiniões pessoais).
B) Incorreta. O item 40 da ISSAI 100 assim se pronuncia:
O risco de auditoria é o risco de que o relatório de auditoria possa ser inadequado. O auditor executa procedimentos para reduzir ou administrar o risco de chegar conclusões inapropriadas, reconhecendo que as limitações inerentes a todas as auditorias significam que uma auditoria nunca pode fornecer absoluta certeza da condição objeto.
Ou seja, a auditoria pode fornecer uma garantia bastante robusta acerca da condição do objeto. Mas essa garantia nunca será absoluta.
C) Correta. Redação perfeita do item 42 da norma:
Os auditores devem preparar documentação de auditoria que seja suficientemente detalhada para fornecer uma compreensão clara do trabalho realizado, da evidência obtida e das conclusões alcançadas.
D) Incorreta. Segundo o item 38 da ISSAI 100:
Os auditores devem realizar a auditoria em conformidade com normas profissionais de controle de qualidade.
Os procedimentos de controle de qualidade devem abranger questões tais como a direção, revisão e supervisão do processo de auditoria e a necessidade de consulta a fim de alcançar decisões em assuntos difíceis ou controversos.
Portanto, o controle de qualidade é justificado para alcançar decisões em assuntos difíceis ou controversos (e não em assuntos de fácil entendimento).
E) Incorreta. Segundo o item 41 da norma:
Determinar a materialidade é uma questão de julgamento profissional e depende da interpretação do auditor acerca das necessidades dos usuários.
Assim, determinar materialidade depende, sim, da interpretação do auditor.
Gabarito do Professor: Letra C.