SóProvas



Questões de Normas relativas à Pessoa do Auditor


ID
697738
Banca
FMP Concursos
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A seguir são apresentadas cinco assertivas relacionadas à auditoria.

I. A documentação de auditoria pode ser registrada em papel, em formatos eletrônicos ou outros. Exemplos de documentação de auditoria incluem: programas de auditoria e memorandos de assuntos do trabalho; resumos de assuntos significativos e cartas de confirmação e representação; e listas de verificação e correspondências (inclusive correio eletrônico) referentes a assuntos significativos.
II. No setor público, as exigências para relatar fraude, descobertas ou não durante o processo de auditoria, podem estar sujeitas aos aspectos específicos do mandato de auditoria de lei, regulamentação ou outra autoridade relacionada.
III. O auditor está sujeito a exigências éticas relevantes, inclusive as relativas à independência, no que diz respeito a trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis.

De acordo com as assertivas acima assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • As assertivas 1 e 3 estão certas. Logo, por falta de opção, marque a letra E.

     

    Mas esse termo "mandato de auditoria de lei" é bizarro.

  • A3. A documentação de auditoria pode ser registrada em papel, em formatos eletrônicos ou outros. Exemplos de documentação de auditoria incluem: (a) programas de auditoria; (b) análises; (c) memorandos de assuntos do trabalho; (d) resumos de assuntos significativos; (e) cartas de confirmação e representação; (f) listas de verificação; (a) correspondências (inclusive correio eletrônico) referentes a assuntos significativos.

  • Requisitos éticos relacionados à auditoria de demonstrações contábeis (ver item 14) A16. O auditor está sujeito a exigências éticas relevantes, inclusive as relativas à independência, no que diz respeito a trabalhos de auditoria de demonstrações contábeis. As exigências éticas relevantes abrangem o Código de Ética Profissional do Contabilista, relacionados à auditoria de demonstrações contábeis bem como as NBC PAs aplicáveis.


ID
761974
Banca
FCC
Órgão
TCE-AM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em relação às condições de impedimento para realização dos trabalhos de auditoria governamental, o auditor, em relação ao ente auditado,

I. não pode ter vínculo conjugal ou de parentesco consanguíneo em linha reta, sem limites de grau, em linha colateral até o 4o grau e por afinidade até o 3o grau, com administradores, gestores, membros de conselho, assessores, consultores, procuradores, acionistas, diretores, sócios ou com empregados que tenham ingerência na administração ou sejam responsáveis pela contabilidade, finanças ou demais áreas de decisão.

II. está impedido de manter relação de trabalho como servidor estatutário, contratado, empregado, administrador, diretor, membro de conselho, comissionado, função temporária, consultor ou colaborador assalariado, ainda que esta relação seja indireta, nos cinco últimos anos.

III. pode ter litígio com a entidade auditada, desde que não avalie a área de contingências da entidade.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • NAG - 3000
    3309 – Está impedido de executar trabalho de auditoria o profissional de
    auditoria governamental que tenha tido, em relação ao ente auditado:
     
    3309.1 – Vínculo conjugal ou de parentesco consanguíneo em linha reta, sem
    limites de grau, em linha colateral até o 4º grau e por afinidade até o 3º grau,
    com administradores, gestores, membros de conselho, assessores, consultores,
    procuradores, acionistas, diretores, sócios ou com empregados que tenham
    ingerência na administração ou sejam responsáveis pela contabilidade, finanças
    ou demais áreas de decisão.
     
    3309.2 – Relação de trabalho como servidor estatutário, contratado, empregado,
    administrador, diretor, membro de conselho, comissionado, função temporária,
    consultor ou colaborador assalariado, ainda que esta relação seja indireta, nos
    cinco últimos anos.

     
  • Cuidado: Não há mais previsão de consanguinidade na norma.


ID
1009279
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às normas relativas aos profissionais de auditoria governamental, julgue os itens a seguir.

A responsabilidade do profissional de auditoria governamental alcança as áreas administrativa, civil e penal, podendo atingi-lo mesmo em casos caracterizados apenas por negligência, imperícia ou imprudência. As responsabilidades éticas perante os usuários internos e externos devem constar no Código de Ética Profissional, sendo definidas em normas legais e regulamentares.

Alternativas
Comentários
  • NAG - Responsabilidade

    3212 – O profissional de auditoria governamental pode ser responsabilizado administrativa, penal e civilmente pela não descoberta de fraude em consequência de negligência, imperícia e imprudência na execução dos trabalhos de auditoria governamental.

    3213 – O profissional de auditoria governamental, no exercício das atividades auditoriais, assume responsabilidades éticas e legais para com usuários internos e externos de seus trabalhos.

    3214 – As responsabilidades éticas do profissional de auditoria governamental devem ser descritas em Código de Ética Profissional. Elas são definidas pelas leis orgânicas, estatutos, regimentos internos, normas, resoluções, instruções ou regulamentos dos TCs.


ID
1069375
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Um auditor governamental deverá realizar os testes ou provas adequados nas circunstâncias, para obter evidências que fundamentem suas conclusões. Quando a evidência é coerente comas observações e recomendações da auditoria, evidencia-se a característica de qualidade denominada:

Alternativas
Comentários
  • Pertinência: a evidência é pertinente quando há coerência com as observações, conclusões e recomendações da auditoria.

     

    FONTE: http://www.cge.mg.gov.br/images/documentos/apostila-controle-interno-e-auditoria-governamental.pdf


ID
1088704
Banca
FGV
Órgão
CGE-MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

As alternativas a seguir apresentam princípios fundamentais do Código de Ética Profissional do Contabilista, quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis, à exceção de uma.

Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • PRINCÍPIOS ÉTICOS DE AUDITORIA: Integridade, Objetividade, Competência e zelo profissional, Confidencialidade e Comportamento/Conduta Profissional.


  • Letra E.

     

    Comentários:

     

    Compromisso comportamental (letra E) não se refere a um princípio fundamental do Código de Ética. Cuidado para não

    confundir, pois o princípio que está faltando é Comportamento Profissional.

     

     

     

     

    Gabarito: E

     

    Prof. Claudenir Brito

  • mnemônico ( I - O - CO - CO -CO) ==> fontes:NBC-TA 200 + NAT-TCU Portaria 280/2010.

    Bons estudos.

  • As referências aos princípios éticos são apresentadas em diversas normas de auditoria, técnicas e profissionais. Vejamos uma das fontes possíveis para responder essa questão.

    A NBC PG 100 estabelece os seguintes princípios éticos que o auditor independente é requerido a cumprir:

    -integridade;

     -objetividade;

     -competência e zelo profissionais;

    -sigilo profissional; e 

    -comportamento profissional.

    Gabarito E

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    Segundo  item  A17,  da  NBC  TA  200(R1),  “os  princípios  fundamentais  de  ética  profissional relevantes  para  o  auditor  quando  da  condução  de  auditoria  de  demonstrações  contábeis estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade. Esses princípios estão em linha com os princípios do Código de Ética do IFAC, cujo cumprimento é exigido dos auditores. Esses princípios são: ” 

    • (a) Integridade;  
    • (b) Objetividade;  
    • (c) Competência e zelo profissional;  
    • (d) Confidencialidade; e 
    • (e) COMPORTAMENTO (ou conduta) profissional.  


ID
1167517
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos às normas de conduta do auditor e à auditoria no setor público federal do Brasil.

Conforme o Código de Ética Profissional dos Contabilistas, é vedado ao auditor comunicar fraude e(ou) erros a terceiros, como forma de preservar a confiabilidade entre auditor e auditado.

Alternativas
Comentários
  • NBC TR 2400, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013
    Fraude e não conformidade com leis e regulamentos

    52.   Quando há indicação da efetiva existência ou da suspeita de fraude ou não conformidade com leis ou regulamentos na entidade, o auditor deve:

    (a)   comunicar o assunto para o nível apropriado da alta administração ou para os responsáveis ​​pela governança, conforme o caso;

    (b)   solicitar à administração a avaliação do efeito, se houver, sobre as demonstrações contábeis;

    (c)   considerar o efeito, se houver, do resultado da avaliação da administração em relação à fraude ou não conformidade com leis ou regulamentos, que chegaram ao conhecimento do auditor para a sua conclusão sobre as demonstrações contábeis e sobre o seu relatório; e

    (d) determinar a existência de responsabilidade de reportar a ocorrência ou suspeita de fraudes ou atos ilegais a partes fora da entidade (ver item A92).

  • Errado.


    Fraudes e a não conformidade com leis e regulamentos (ver item 52(d))


    A92. De acordo com esta Norma, se o auditor tiver identificado ou suspeitar de fraude ou atos ilícitos, é exigido que ele determine se há responsabilidade de relatar a ocorrência ou suspeita a uma parte fora da entidade. Não obstante o dever profissional do auditor em manter a confidencialidade sobre as informações de clientes, que possa impedir tal relato, suas responsabilidades legais podem anular o dever de confidencialidade em algumas circunstâncias. 


    NBC TR 2400, DE 25 DE OUTUBRO DE 2013

  • O auditor deve ser honesto em relação ao cliente e também em relação aos usuários das demonstrações contábeis. Se fraudes ou erros causam distorções relevantes nas demonstrações contábeis, essas distorções devem estar evidenciadas no relatório do auditor, caso contrário não haveria sentido na auditoria independente.

    Manifestar-se por meio de um relatório com ressalvas ou adverso indicando que há distorções não se confunde com o sigilo que deve prevalecer na relação entre o auditor e terceiros.

    Resposta errado.

  • Quando tiver um tempo, joga ai no YouTube: "Enron, Os mais espertos da sala." Nesse filme documentário a gente vê a fraude sendo aplicada no seu nível mais elevado.
  • Na vida real as coisas são diferentes...

  • Apesar de esta questão não tratar especificamente do Código de Ética da INTOSAI, podemos resolvê-la com base neste código.

    Pois bem, segundo a INTOSAI, os valores éticos são:

    "(a) Integridade – agir honestamente, confiavelmente, de boa fé e no interesse público;

    (b) Independência e objetividade – ser livre de circunstâncias ou influências que afetem ou possam ser vistas como capazes de afetar o julgamento profissional e de agir de maneira imparcial e sem viés;

    (c) Competência – adquirir e manter conhecimentos e habilidades adequados ao papel, agir de acordo com as normas aplicáveis e com o devido zelo;

    (d) Comportamento profissional – cumprir as leis, os regulamentos e as convenções aplicáveis, e evitar qualquer conduta que possa desacreditar a EFS;

    (e) Confidencialidade e transparência – proteger adequadamente a informação, equilibrando isso com a necessidade de transparência e accountability."

    Repare que os valores éticos falam em “confidencialidade” (proteger a informação) e não em “confiabilidade” (que tem a ver com confiança).

    Portanto, confiabilidade não faz parte das exigências éticas. Além disso, se o auditor se deparar com fraudes, é responsabilidade dele informar às autoridades competentes. Este é um caso em que a confidencialidade deve ceder à transparência e accountability.

    Resposta: Errado

  • Os comentários do professor do Direção são horríveis. Uma dica: desconsiderem a orientação sobre ser desnecessário decorar as normas de auditoria; as bancas não levam isso a sério! Rs

  • Não entendi quando a questão disse "terceiros", pois dá a entender que se refere à pessoas alheias à entidade.

  • Questão velha e errada.


ID
1203886
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

No processo de Governança Corporativa Governamental, são elementos que identificam a boa conduta e podem compor o código de ética:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: 

    c) probidade e propriedade, objetividade e integridade. 

  • a)

    integridade, negligência e honestidade.

    b)

    relacionamento cordial, subjetividade e integridade

    c) CORRETA

    probidade e propriedade, objetividade e integridade. 

    d)

    centralização, transparência e evidência. 

    e)

    parcialidade, imprudência e propriedade.


    U = NÃO COMPÕEM BOAS CONDUTAS


    até mais! ;)

  • Diego Lima da onde voce tirou esse comentário por favor ?


ID
1797421
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às normas relativas aos profissionais de auditoria governamental, julgue o item a seguir.

O profissional de auditoria governamental deve aplicar todos os procedimentos recomendados para cada tipo de auditoria especificamente e não se desviar deles, nem reduzir a extensão ou profundidade dos exames, exceto por questões de tempo e programação definidas pelas circunstâncias internas ou externas.

Alternativas
Comentários
  • não se reduz profundidade por questões de tempo


  • Infelizmente não é o primeiro, nem será o último comentário que vejo sem embasamento teórico e com fonte. Mas em fim...segue a luta por comentários pertinentes:

    Manual de Auditoria - Parte Geral - TCDF /2011

    Cap 4. Prerrogativas dos Autidores de Controle Externo:

    "Para que o ACE possa realizar os trabalhos de auditoria satisfatoriamente e obter desempenho adequado, mantendo a independência, ele deve, ainda

    g) aplicar todos os procedimentos de auditoria recomendados especificamente para cada tipo de auditoria e não se desviar deles, nem comprometer a qualidade, a extensão e os objetivos dos exames, quer por pressões de tempo e programação, quer por influências internas e/ou externas"

    Fonte: http://www.tc.df.gov.br/app/biblioteca/pdf/AC501026.pdf página 24

  • O EXCETO TORNOU A QUESTÃO ERRADA


ID
1797424
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às normas relativas aos profissionais de auditoria governamental, julgue o item a seguir.

O profissional de auditoria governamental designado para a realização de um trabalho em órgão ou entidade da administração não poderá recusá-lo, devendo-se considerar que a seleção para o cargo exige formação multidisciplinar e as equipes são interdisciplinares, sem prejuízo da requisição de especialistas em outras áreas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO


    O profissional de auditoria governamental poderá, motivadamente, recusar os serviços sempre que reconhecer não estar adequadamente capacitado para desenvolvê-los, contemplada a possibilidade da utilização de especialistas em outras áreas, em face da especialização requerida e dos objetivos da auditoria.

  • Normas de auditoria governamental (NAGs) 
    3103.1 – O profissional de auditoria governamental poderá, motivadamente, recusar os serviços sempre que reconhecer não estar adequadamente capacitado para desenvolvê-los, contemplada a possibilidade da utilização de especialistas em outras áreas, em face da especialização requerida e dos objetivos da auditoria


ID
1797427
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às normas relativas aos trabalhos de auditoria governamental, julgue o item seguinte.

O rodízio obrigatório dos profissionais de auditoria governamental responsáveis pela execução dos serviços é considerado um dos requisitos necessários à garantia de qualidade.

Alternativas
Comentários
  • A independência do profissional de auditoria governamental poderá ficar comprometida com a repetição dos trabalhos realizados, pois pode criar um vínculo inadequado entre auditor e auditado. Isso não é a regra, depende do nível de profissionalismo de cada lado. De qualquer forma, deve ser adotada a prática de rodízio periódico dos profissionais de auditoria em relação aos órgãos, áreas, fluxos operacionais, sistemas, programas, projetos, ações, atividades e metas a serem examinados, de modo a assegurar a sua independência.


    Resposta: Certo


    prof. rodrigo fontenelle

  • Rodízio obrigatório? Qual a fonte?

  • Gabarito CERTO

    NAG
    4604.2.1 – O rodízio dos profissionais de auditoria governamental responsáveis pela execução dos serviços é obrigatório e constitui um dos requisitos de garantia de qualidade.

    bons estudos

  • Normas de auditoria governamental (NAGs)
    3316 – Deve ser adotada a prática de rodízio periódico dos profissionais de auditoria em relação aos órgãos, áreas, fluxos operacionais, sistemas, programas, projetos, ações, atividades e metas a serem examinados, de modo a assegurar a sua independência.
    4604.2.1 – O rodízio dos profissionais de auditoria governamental responsáveis pela execução dos serviços é obrigatório e constitui um dos requisitos de garantia de qualidade.

  • NAG - Normas de Auditoria Governamental

       

    NAG 4000 - Relativa aos Trabalhos de Auditoria Governamental

       

     

    4604 – O CONTROLE DE QUALIDADE deve incluir a avaliação permanente da capacidade que o TC possui para auditar todos os entes jurisdicionados, quanto aos seguintes aspectos:

    4604.1 – Capacidade de atendimento à demanda de serviços de auditoria governamental, em face da estrutura existente no TC, determinada, dentre outros fatores, pela soma das horas disponíveis, segundo a programação para cada equipe técnica.

    4604.2 – A independência existente em relação aos jurisdicionados, abrangendo toda a equipe técnica que trabalhar para cada ente auditado.

    4604.2.1 – O rodízio dos profissionais de auditoria governamental responsáveis pela execução dos serviços é obrigatório e constitui um dos requisitos de garantia de qualidade.

    4604.3 – Evidências de que a administração do jurisdicionado não adotou medidas administrativas que possam comprometer o trabalho do profissional de auditoria governamental e do próprio TC.


ID
2171005
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às normas gerais de auditoria aplicáveis ao controle externo brasileiro, julgue o item abaixo.

Uma licitação em que a escolha do vencedor seja feita com base na melhor combinação técnica-qualidade será coerente com a economicidade.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    NAG 1106 – ECONOMICIDADE: refere-se à alternativa mais racional (binômio preço x qualidade) para a solução de um determinado problema. Quando relacionado às aquisições, refere-se à oportunidade de redução de custos na compra de bens ou serviços, mantendo-se um nível adequado de qualidade.

    bons estudos

  • A economicidade é a minimização dos custos dos recursos utilizados na consecução de uma atividade, sem comprometimento dos padrões de qualidade. Refere-se à capacidade de uma instituição gerir adequadamente os recursos financeiros colocados à sua disposição.

    A eficiência é definida como a relação entre os produtos (bens e serviços) gerados por uma atividade e os custos dos insumos empregados para produzi-los em um determinado período de tempo, mantidos os padrões de qualidade. Essa

    dimensão, portanto, relaciona-se com o conceito de economicidade e mede o esforço do processo de transformação de insumos em produtos. Pode ser examinada sob duas perspectivas: minimização do custo total ou dos meios necessários para obter a mesma quantidade e qualidade de produto; ou otimização da combinação de insumos para maximizar o produto quando o gasto total está previamente fixado. Portanto, o conceito de eficiência está relacionado ao de economicidade.

    A efetividade diz respeito ao alcance dos resultados pretendidos, a médio e longo prazo. Refere-se à relação entre os resultados de uma intervenção ou programa, em termos de efeitos sobre a população-alvo (impactos observados), e os objetivos pretendidos (impactos esperados). Trata-se de verificar a ocorrência de mudanças na população-alvo que se poderia razoavelmente atribuir às ações do programa avaliado.

    A eficácia é definida como o grau de alcance das metas programadas (de produtos e serviços) em um determinado período de tempo, independentemente dos custos implicados. O conceito de eficácia diz respeito à capacidade da gestão de cumprir objetivos imediatos traduzidos em metas de produção ou de atendimento, ou seja, a capacidade de prover bens ou serviços de acordo com o estabelecido no planejamento das ações.

  • Comentário:

    A meu ver, trata-se de uma questão um tanto quanto “mal feita”, mas vamos tentar decifrá-la. A licitação destina-se a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração, de modo que as contratações devem sempre observar o princípio da economicidade, ou seja, deve-se buscar a redução de custos para o Poder Público, ainda que o critério de julgamento for a “melhor técnica” (ou, nas palavras da banca, “combinação técnica-qualidade”). Não é por outra razão que a Lei 8.666 estabelece que, nas licitações do tipo melhor técnica, o edital fixará o preço máximo que a Administração se propõe a pagar (art. 46, §1º). Além disso, é previsto que a Administração negocie o preço ofertado pelo licitante que apresentou a melhor técnica, tendo como referência a proposta de menor preço apresentada pelos demais licitantes classificados na fase de habilitação técnica. Com esses procedimentos, a lei busca assegurar que as licitações do tipo melhor técnica sejam coerentes com a economicidade, daí o gabarito.

     Gabarito: Certo

  • CABE RECURSO!

  • mais uma questão com o padrão CESPE de qualidade...

  • Super existe este tipo de Licitação.

     técnica-qualidade

  • E já tá liberado a COMBINAÇÃO ? não sabia ! Pelo menos a lei diz que é VEDADA .!


ID
2171017
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às normas relativas aos profissionais de auditoria governamental, julgue o item a seguir.

O profissional de auditoria governamental deve aplicar todos os procedimentos recomendados para cada tipo de auditoria especificamente e não se desviar deles, nem reduzir a extensão ou profundidade dos exames, exceto por questões de tempo e programação definidas pelas circunstâncias internas ou externas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    NAG

    3308.5 – Definir o objetivo, o escopo e a metodologia da auditoria governamental, assim como realizar todos os trabalhos que julgar necessários para suportar sua opinião e dar ao exame a devida abrangência.
    3308.5.1 – Planejar e organizar o seu trabalho e elaborar o programa de auditoria com a devida autonomia e abrangência.
    3308.5.2 – Executar seu trabalho livre de interferências que possam limitar o objetivo, escopo e a exatidão dos exames ou impedir a sua realização.
    3308.5.3 – Aplicar todos os procedimentos de auditoria governamental recomendados para cada tipo de auditoria especificamente e não se desviar deles, nem comprometer a qualidade, a extensão e os objetivos dos exames, quer por pressões de tempo e programação, quer por influências internas e/ou externas.

    bons estudos

  • vimos na NAG 3300 (Independência), que o profissional de auditoria governamental, para levar a bom termo o seu trabalho e obter um desempenho adequado, mantendo a sua independência, deve:

              - Aplicar todos os procedimentos de auditoria governamental recomendados para cada tipo de auditoria especificamente e não se desviar deles, nem comprometer a qualidade, a extensão e os objetivos dos exames, quer por pressões de tempo e programação, quer por influências internas e/ou externas.

                   A questão erra pela expressão “exceto”, o que compromete o conceito utilizado na norma.

    Gabarito: ERRADO


ID
2171020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às normas relativas aos profissionais de auditoria governamental, julgue o item a seguir.

O profissional de auditoria governamental designado para a realização de um trabalho em órgão ou entidade da administração não poderá recusá-lo, devendo-se considerar que a seleção para o cargo exige formação multidisciplinar e as equipes são interdisciplinares, sem prejuízo da requisição de especialistas em outras áreas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    NAG

    3103 – Antes de iniciar o trabalho, o profissional de auditoria governamental deverá obter conhecimento preliminar das atividades a serem auditadas, mediante avaliação da complexidade das operações e das exigências para a sua realização, de modo a avaliar se está capacitado para assumir a responsabilidade pelos exames a serem realizados.

    3103.1 – O profissional de auditoria governamental poderá, motivadamente, recusar os serviços sempre que reconhecer não estar adequadamente capacitado para desenvolvê-los, contemplada a possibilidade da utilização de especialistas em outras áreas, em face da especialização requerida e dos objetivos da auditoria.

    bons estudos

  • vimos que, de acordo com a NAG 3100 (competência técnico profissional), o profissional de auditoria governamental poderá, motivadamente, recusar os serviços sempre que reconhecer não estar adequadamente capacitado para desenvolvê-los, contemplada a possibilidade da utilização de especialistas em outras áreas, em face da especialização requerida e dos objetivos da auditoria

      

    Gabarito: ERRADO


ID
2171023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às normas relativas aos profissionais de auditoria governamental, julgue o item a seguir.

A responsabilidade do profissional de auditoria governamental alcança as áreas administrativa, civil e penal, podendo atingi-lo mesmo em casos caracterizados apenas por negligência, imperícia ou imprudência. As responsabilidades éticas perante os usuários internos e externos devem constar no Código de Ética Profissional, sendo definidas em normas legais e regulamentares.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    NAG

    3212 – O profissional de auditoria governamental pode ser responsabilizado administrativa, penal e civilmente pela não-descoberta de fraude em consequência de negligência, imperícia e imprudência na execução dos trabalhos de auditoria governamental.

    3214 – As responsabilidades éticas do profissional de auditoria governamental devem ser descritas em Código de Ética Profissional. As suas responsabilidades são definidas pelas leis orgânicas, estatutos, regimentos internos, normas, resoluções, instruções ou regulamentos dos TC.

    bons estudos

  • vimos na NAG 3200 (zelo e responsabilidade profissional), que o profissional de auditoria governamental pode ser responsabilizado administrativa, penal e civilmente pela não descoberta de fraude em consequência de negligência, imperícia e imprudência na execução dos trabalhos de auditoria governamental.

              No exercício das atividades de auditoria, assume responsabilidades éticas e legais para com usuários internos e externos de seus trabalhos.

              As responsabilidades éticas do profissional de auditoria governamental devem ser descritas em Código de Ética Profissional. Elas são definidas pelas leis orgânicas, estatutos, regimentos internos, normas, resoluções, instruções ou regulamentos dos TCs.

    Gabarito: CORRETO


ID
3004900
Banca
INAZ do Pará
Órgão
CORE-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em relação aos princípios de Auditoria no Setor Público, assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Segundo a ISSAI 100, os Princípios Gerais de Auditoria do Setor Público são:

    Ética e independência;

    Julgamento, devido zelo e ceticismo profissionais;

    Controle de qualidade;

    Gerenciamento de equipes e habilidades;

    Risco de auditoria;

    Materialidade;

    Documentação; e

    Comunicação.

    Dentre eles a documentação é:

    "Documentação

    42. Os auditores devem preparar documentação de auditoria que seja suficientemente detalhada para fornecer uma compreensão clara do trabalho realizado, da evidência obtida e das conclusões alcançadas."

    Disponível em: <http://auditoriagovernamental.blogspot.com/p/intosaiissai.html>

  • Em relação aos princípios de Auditoria no Setor Público, assinale a alternativa correta:

    C) Os auditores devem preparar documentação de auditoria a qual seja suficientemente detalhada para fornecer uma compreensão clara do trabalho realizado, da evidência obtida e das conclusões alcançadas.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    Princípios gerais

    Ética e independência: 

    • Os auditores devem cumprir exigências éticas relevantes e ser independentes. 

    Julgamento, devido zelo e ceticismo profissionais:

    • os auditores devem manter comportamento profissional apropriado, aplicando ceticismo profissional e julgamento profissional e exercendo o devido zelo ao longo de toda a auditoria.

    Controle de qualidade: 

    • os auditores devem realizar a auditoria em conformidade com normas profissionais de controle de qualidade. 

    Gestão de equipes de auditoria e habilidades: 

    • os auditores devem possuir ou ter acesso às habilidades necessárias. 

    Risco de auditoria: 

    • os auditores devem gerenciar os riscos de fornecer um relatório que seja inadequado nas circunstâncias da auditoria. 

    Materialidade: 

    • os auditores devem considerar a materialidade durante todo o processo de auditoria. A materialidade é relevante em todas as auditorias. Uma questão pode ser julgada material se o seu conhecimento é suscetível de influenciar as decisões dos usuários previstos. Determinar a materialidade é uma questão de julgamento profissional e depende da interpretação do auditor acerca das necessidades dos usuários.

    Documentação:  ->GAB DA QUESTÃO

    • os auditores devem preparar documentação de auditoria que seja suficientemente detalhada para fornecer uma compreensão clara do trabalho realizado, da evidência obtida e das conclusões alcançadas.

    Comunicação:

    • os auditores devem estabelecer uma comunicação eficaz durante todo o processo de auditoria. 

    =-=-=

    PRA AJUDAR!

    Q787833 - Q1147796

  • Fala pessoal! Tudo beleza?

    Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre os princípios de Auditoria no Setor Público, contidos na ISSAI 100 (NBASP 100). 

    Vamos às alternativas:

    A) Incorreta. Segundo o item 36 da ISSAI 100:

    Os auditores devem cumprir exigências éticas relevantes e ser independentes.

    Princípios éticos devem estar incorporados ao comportamento profissional do auditor. As EFS devem ter políticas abordando exigências éticas e enfatizando a necessidade de seu cumprimento por cada auditor. Os auditores devem manter-se independentes, de modo que seus relatórios sejam imparciais e assim sejam vistos pelos usuários previstos.

    Portanto, os relatórios do auditor devem ser imparciais (e não expressar opiniões pessoais).

    B) Incorreta. O item 40 da ISSAI 100 assim se pronuncia:

    O risco de auditoria é o risco de que o relatório de auditoria possa ser inadequado. O auditor executa procedimentos para reduzir ou administrar o risco de chegar conclusões inapropriadas, reconhecendo que as limitações inerentes a todas as auditorias significam que uma auditoria nunca pode fornecer absoluta certeza da condição objeto.

    Ou seja, a auditoria pode fornecer uma garantia bastante robusta acerca da condição do objeto. Mas essa garantia nunca será absoluta.

    C) Correta. Redação perfeita do item 42 da norma:

    Os auditores devem preparar documentação de auditoria que seja suficientemente detalhada para fornecer uma compreensão clara do trabalho realizado, da evidência obtida e das conclusões alcançadas.

    D) Incorreta. Segundo o item 38 da ISSAI 100:

    Os auditores devem realizar a auditoria em conformidade com normas profissionais de controle de qualidade.

    Os procedimentos de controle de qualidade devem abranger questões tais como a direção, revisão e supervisão do processo de auditoria e a necessidade de consulta a fim de alcançar decisões em assuntos difíceis ou controversos.

    Portanto, o controle de qualidade é justificado para alcançar decisões em assuntos difíceis ou controversos (e não em assuntos de fácil entendimento).

    E) Incorreta. Segundo o item 41 da norma:

    Determinar a materialidade é uma questão de julgamento profissional e depende da interpretação do auditor acerca das necessidades dos usuários.

    Assim, determinar materialidade depende, sim, da interpretação do auditor.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.


ID
4832482
Banca
CEV-URCA
Órgão
Prefeitura de Brejo Santo - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Analise as expressão abaixo:

I) As responsabilidades da auditoria do setor público podem ser ampliadas em virtude de lei ou regulamento;
II) Os princípios fundamentais de ética profissional relevantes para o auditor quando da condução de auditoria de demonstrações contábeis estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista e na NBC PA 01, que trata do controle de qualidade. Dentre este princípios estão: integridade e confidencialidade;
III) O ceticismo profissional inclui estar alerta, por exemplo, a: circunstâncias que sugiram a necessidade de procedimentos de auditoria além dos exigidos pelas NBC TAs.

Escolha a opção errada: 

Alternativas
Comentários
  • Fala pessoal! Tudo beleza?

    Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre Auditoria Governamental e sobre auditoria de demonstrações contábeis:

    Vamos aos itens:

    I - Correto. Uma nova lei pode acrescentar novas competências aos auditores do setor público, atribuindo a eles uma nova área de trabalho, por exemplo. Um regulamento, como um novo decreto, apesar de não ter força de lei, também pode aumentar as responsabilidades da auditoria do setor público, ao exigir dos auditores que realizem a auditoria de uma determinada maneira, por exemplo.


    II - Correto. É o que diz o item A7 da NBC PA 01:

    A7. Os princípios fundamentais da ética profissional a serem observados pelos auditores incluem: 

    (a) integridade; 
    (b) objetividade; 
    (c) competência profissional e devido zelo; 
    (d) confidencialidade;
    (e) comportamento profissional. 

    Esses princípios estão implícitos no Código de Ética Profissional do Contabilista.


    III - Correto. Segundo a NBC TA 200, que trata dos objetivos gerais do Auditor Independente:

    A20. O ceticismo profissional inclui estar alerta, por exemplo, a: 

    - evidências de auditoria que contradigam outras evidências obtidas; 
    - informações que coloquem em dúvida a confiabilidade dos documentos e respostas a indagações a serem usadas como evidências de auditoria; 
    - condições que possam indicar possível fraude; 
    - circunstâncias que sugiram a necessidade de procedimentos de auditoria além dos exigidos pelas NBCs TA.

    Portanto, todos os três itens estão corretos.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
4912333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às normas relativas aos profissionais de auditoria governamental, julgue o item a seguir.


A responsabilidade do profissional de auditoria governamental alcança as áreas administrativa, civil e penal, podendo atingi-lo mesmo em casos caracterizados apenas por negligência, imperícia ou imprudência. As responsabilidades éticas perante os usuários internos e externos devem constar no Código de Ética Profissional, sendo definidas em normas legais e regulamentares.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    NAG - Responsabilidade

    3212 – O profissional de auditoria governamental pode ser responsabilizado administrativa, penal e civilmente pela não descoberta de fraude em consequência de negligência, imperícia e imprudência na execução dos trabalhos de auditoria governamental.

    3213 – O profissional de auditoria governamental, no exercício das atividades auditoriais, assume responsabilidades éticas e legais para com usuários internos e externos de seus trabalhos.

    3214 – As responsabilidades éticas do profissional de auditoria governamental devem ser descritas em Código de Ética Profissional. Elas são definidas pelas leis orgânicas, estatutos, regimentos internos, normas, resoluções, instruções ou regulamentos dos TCs.