SóProvas


ID
3005986
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre Cultura Organizacional, analise os itens abaixo e marque a opção CORRETA.


I. A cultura organizacional delineia o caráter de uma organização, não sendo imposta ou espontânea, mas sim um contínuo processo de enriquecimento, em virtude, principalmente, das interações sociais. Os significados apreendidos pelos sucessos e pelas falhas da organização, a linguagem utilizada, as definições de papéis e de hierarquias, metas, visões e objetivos organizacionais traçam e consolidam a cultura organizacional.

II. A cultura das organizações tenderá a se modificar caso novos membros sejam integrados ou repelidos pelos grupos sociais, formal ou informalmente constituídos, de acordo com necessidades de adaptação interna ou externa da organização.

III. A cultura de uma organização é dinâmica e mutável, podendo acontecer transformações culturais motivadas por diferentes agentes causadores (diretrizes governamentais, movimentos de greve trabalhista, inovações tecnológicas, variação do estilo gerencial, modificação dos processos de trabalho e insatisfação dos empregados da organização, por exemplo).

IV. As duas principais bases disciplinares da cultura organizacional são a sociológica, a qual considera que as organizações têm culturas; e a antropológica, a qual considera que as organizações são culturas. Para cada uma dessas bases disciplinares, foram desenvolvidas duas abordagens distintas para a cultura: a abordagem estrutural, em que a cultura surge do comportamento coletivo; e a abordagem semiótica, em que a cultura consiste em interpretações individuais e cognições.

V. A abordagem funcional assume que pesquisadores e gestores podem determinar distinções entre culturas organizacionais, mudá-las e mensurá-las; reconhece a cultura organizacional como elemento potencial de diversos resultados organizacionais, como a eficácia. Por sua vez, a abordagem psicológica depreende que nada existe nas organizações além da cultura, compreendendo-a como um conceito a ser elucidado independentemente de outros fenômeno.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C)

     

    I - CORRETO - A cultura organizacional delineia o caráter de uma organização, não sendo imposta ou espontânea, mas sim um contínuo processo de enriquecimento, em virtude, principalmente, das interações sociais. Os significados apreendidos pelos sucessos e pelas falhas da organização, a linguagem utilizada, as definições de papéis e de hierarquias, metas, visões e objetivos organizacionais traçam e consolidam a cultura organizacional.

     

    II - CORRETO - A cultura das organizações tenderá a se modificar caso novos membros sejam integrados ou repelidos pelos grupos sociais, formal ou informalmente constituídos, de acordo com necessidades de adaptação interna ou externa da organização.

     

    III - CORRETO - A cultura de uma organização é dinâmica e mutável, podendo acontecer transformações culturais motivadas por diferentes agentes causadores (diretrizes governamentais, movimentos de greve trabalhista, inovações tecnológicas, variação do estilo gerencial, modificação dos processos de trabalho e insatisfação dos empregados da organização, por exemplo). Dessa forma, devemos analisar a perspectiva de cultura considerando-a em seu significado social e histórico, além da sua aplicação a organizações formais.

     

    IV - ERRADO - As duas principais bases disciplinares da cultura organizacional são a sociológica, a qual considera que as organizações têm culturas; e a antropológica, a qual considera que as organizações são culturas. Para cada uma dessas bases disciplinares, foram desenvolvidas duas abordagens distintas para a cultura: a abordagem funcional, a qual a cultura surge do comportamento coletivo; e a abordagem semiótica, a qual a cultura consiste em interpretações individuais e cognições.

     

    V - ERRADO - A abordagem funcional assume que pesquisadores e gestores podem determinar distinções entre culturas organizacionais, mudá-las e mensurá-las; reconhece a cultura organizacional como elemento potencial de diversos resultados organizacionais, como a eficácia. Por sua vez, a abordagem semiótica depreende que nada existe nas organizações além da cultura, compreendendo-a como um conceito a ser elucidado independentemente de outros fenômenos.

     

    Fontes: 

    https://www.researchgate.net/publication/307671731_Gestao_estrategica_um_estudo_de_caso_de_percepcao_de_mudanca_de_cultura_organizacional

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472016000200401

  • Borges (1999) definiu quatro categorias que compõem o significado do trabalho:

    Centralidade do trabalho – supõe uma hierarquização das esferas da vida (família, trabalho, religião, lazer e comunidade);

    Atributos descritivos – designa a percepção do trabalho, como ele é concretamente;

    Atributos valorativos – características atribuídas ao trabalho que definem como ele “deve ser”; e a

    Hierarquia de atributos – a organização hierárquica das características atribuídas ao trabalho pelos indivíduos.