SóProvas


ID
3006031
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre psicodiagnóstico, assinale a opção CORRETA.


I. O psicodiagnóstico é uma modalidade de avaliação psicológica, frequentemente solicitada por profissionais que trabalham em parceria com psicólogos. No início de sua criação, entre os séculos XVIII e XIX, o processo possuía como objetivo identificar características da personalidade, forças e fraquezas do funcionamento psicológico, com objetivos comparativos quanto à normalidade do sujeito em relação a uma determinada população;

II. Em Psicologia Clínica, o diagnóstico é um passo anterior à psicoterapia, tendo como objetivo investigar os recursos e dificuldades do indivíduo e indicar a intervenção apropriada. Embora tenha pontos de contato com a psicoterapia (e.g., identificação dos conflitos nodais da personalidade, consideração de uma complexa interação dinâmica de variáveis) não apresenta diferença com ela, uma vez que intervenções terapêuticas fazem parte do seu processo;

III. Entre as duas grandes guerras mundiais, Galton, Cattell e Binet foram considerados os criadores do psicodiagnóstico por formularem testes mentais voltados à avaliação de diferenças individuais. Da mesma forma, os estudos nosológicos foram associados aos conhecimentos da psicanálise e aos testes projetivos, que complementavam as informações com compreensões psicodinâmicas dos casos;

IV. Nas décadas posteriores às guerras, o psicodiagnóstico clínico consolidou-se para além da prática restrita à descrição de características, traços e capacidades, desconsiderando o contexto e singularidades do que a pessoa poderia apresentar. Este trabalho evoluiu, oferecendo a compreensão dos resultados das testagens a partir da complexidade dos fatores envolvidos na vida do sujeito que poderiam estar associados ao quadro atual, tais como histórico familiar, condição socioeconômica, eventos passados e recentes, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • I -  ERRADO, segundo Cunha (2003), O Psicodiagnóstico derivou da Psicologia Clínica, introduzida,) por Lighter Witmer em 1896, e criada sobre a tradição da psicologia acadêmica e da tradição médica. Mas de acordo com Fernández-Ballesteros (1986), a paternidade do psicodiagnóstico também é atribuída a três autores, que deram os primeiros passos nos estudos sobre Psicodiagnóstico lançados no final do século XIX e no início do século XX:

    Galton, que introduziu os estudos da diferenças individuais;
    Cattell, a quem se devem as primeiras provas chamadas de testes mentais;
    Binet, que propôs a utilização dos exames psicológicos por meio de medidas intelectuais.

     

    II - ERRADO, Embora tenha pontos de contato com a psicoterapia (e.g., identificação dos conflitos nodais da personalidade, consideração de uma complexa interação dinâmica de variáveis) apresenta marcada diferença com ela, uma vez que intervenções terapêuticas não fazem parte do seu processo. Nesse sentido, a sessão destinada à devolução dos resultados tem um intuito principalmente informativo, embora nela possam sobrevir, de maneira involuntária, efeitos terapêuticos.

    http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26n3/a13v26n3.pdf

    Nesse mesmo artigo, é apresentado o conceito de Pscodiagnóstico interventivo que difere do Psicodiagnóstico Tradicional. 

  • Gab. B) Somente os itens III e IV estão corretos.

  • Questão que deveria ser anulada. Apenas a IV está certa. Galton, Cattel e Binet são anteriores a primeira Guerra, não entre as guerras, como a afirmativa III sugere.

  • Também concordo que a questão deveria ser anulada. A década de Galto é 1880. A primeira guerra mundial começou em 1914.