- ID
- 3006034
- Banca
- COPESE - UFPI
- Órgão
- UFPI
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
Preencha a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) George Mead
(2) Sigmund Freud
(3) Jurgen Habermas
(4) Ludwig Wittgenstein
(5) Axel Honeth
( ) Contempla as forças incontroláveis do inconsciente e os sucessos de significação linguísticos como os dois polos do sujeito cuja oposição marcada de tensão produz a obrigação à individuação humana. Conclui que se trata de condições constitutivas para o desenvolvimento da identidade do eu.
( ) Contesta a capacidade de o sujeito individualmente ser o criador de sentidos e de significados, negando, com isso, "a ideia de autonomia no sentido da autoria do sujeito"
( ) Demonstra a existência de forças e de impulsos pessoais que escapam ao controle da razão ou da consciência do indivíduo, comprovando que "o sujeito não pode ser transparente para si mesmo da maneira como se afirma pela ideia clássica de autonomia"
( ) O ser humano constitui-se mediante processos de aprendizagem, de socialização e de individuação que ocorrem no seio fecundo do mundo da vida e no recurso ao agir comunicativo, o que "permite o entrelaçamento de individuação e socialização".
( ) O self constitui-se, por meio de processos de socialização e de individuação progressivos, numa matriz intersubjetiva, simbólica e comunicativa. A gênese e a estrutura do self são sociais porque "os indivíduos se convertem em um objeto para si mesmos, precisamente, porque descobrem a si mesmos adotando a atitude dos outros que estão envolvidos nas suas condutas".