-
Sendo ν chamado de coeficiente de Poisson e genericamente representado por:
νij=- εi/εj = deformação radial (-) / deformação axial (+)
Com ν variando entre 0 e 0,5.
-
Esta questão era uma daquelas pra ninguém errar. Vamos lá.
Dentro do regime elástico, a propriedade mecânica do material que relaciona a deformação axial “ ” com a deformação radial “ ” é o COEFICIENTE DE POISSON “ ”. Esse coeficiente adimensional mede a deformação transversal (em relação à direção longitudinal de aplicação da carga) de um material homogêneo e isotrópico. A relação estabelecida é entre deformações ortogonais, e pode ser obtida pela seguinte fórmula:
O sinal negativo está incluído na fórmula porque as deformações transversais e longitudinais possuem sinais opostos. Materiais convencionais têm coeficiente de Poisson positivo, ou seja, contraem-se transversalmente quando esticados longitudinalmente e se expandem transversalmente quando comprimidos longitudinalmente. O aço, por exemplo, possui υ=0,3.
Portanto, a alternativa (C) traz a resposta correta.
Resposta: C
-
Lei de Hooke – a deformação sofrida por um corpo elástico através da uma força.
Módulo de elasticidade ou modulo de Young – este módulo está relacionado com a rigidez do material ou a resistência a deformação elástica.
Coeficiente de Poisson – à relação entre a deformação transversal relativa a deformação longitudinal relativa.
o módulo de cisalhamento de um material, também conhecido por módulo de rigidez ou módulo de torção, é definido como a razão entre a tensão de cisalhamento aplicada ao corpo e a sua eformação específica.