SóProvas


ID
3006085
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Considere a seguinte definição, dada por Chiaverini (1986, p.114): “é o processo de estampagem em que as chapas metálicas são conformadas na forma de copo, ou seja, um objeto oco. As aplicações mais comuns correspondem a cápsulas, carrocerias e pára-lamas de automóveis, estojos, tubos, etc.”


A respeito da definição acima, é correto afirmar que se refere ao processo de fabricação denominado

Alternativas
Comentários
  • Para resolvermos essa questão, vamos primeiramente recordar sobre os processos de fabricação mencionados nas alternativas:

    BRASAGEM: é um processo de soldagem que visa a união de metais através do aquecimento abaixo da temperatura de fusão dos mesmos, adicionando-se uma liga de solda (metal de adição) no estado líquido, a qual penetra na folga entre as superfícies a serem unidas. Ao se resfriar, a junta formada torna-se rígida e resistente

    LAMINAÇÃO: é o processo de conformação mecânica que consiste em modificar a seção transversal de um metal na forma de barra, lingote, placa, fio, ou tira, pela passagem entre dois cilindros com geratriz retilínea ou contendo canais entalhados de forma mais ou menos complexa.

    FRESAMENTO: é o processo de usinagem no qual a ferramenta (fresa) apresenta arestas cortantes ao redor do seu eixo, girando com movimento uniforme (rotacional) para arrancar o cavaco. A ferramenta possui uma ou mais arestas de corte, e o movimento de corte é realizado pela ferramenta. O movimento de avanço pode ser executado tanto pela peça como pela fresa. A característica particular do fresamento é que a direção do movimento de avanço é perpendicular ao eixo-árvore principal (eixo de rotação). Em outras palavras, no fresamento a ferramenta de corte possui, geralmente, múltiplas arestas, e executa o movimento de giro enquanto é pressionada contra a peça. A superfície usinada pode ter diferentes formas, planas e curvas.

    EMBUTIMENTO: é o processo de “estampagem em que as chapas metálicas são conformadas na forma de copo, ou seja, um objeto oco. As aplicações mais comuns correspondem a cápsulas, carrocerias e pára-lamas de automóveis, estojos, tubos, etc.” O processo de estampagem envolve dois tipos de deformação: o estiramento da chapa e o arrastamento da chapa para dentro da cavidade da matriz por meio de uma punção.

    Assim, após essa breve revisão sobre os processos de fabricação, a alternativa (D) é aquela que traz a resposta correta. Dessa forma, o processo de “estampagem em que as chapas metálicas são conformadas na forma de copo, ou seja, um objeto oco é o EMBUTIMENTO.

    Resposta: D

  • Chega a ser engraçado que no livro do CHIAVERINI essa definição é sobre estampagem profunda, em nenhum lugar o termo "embutimento" é citado. Ainda bem que é fácil fazer a questão por eliminação, mas a banca da Aeronáutica viaja legal as vezes.

  • O embutimento ou estampagem profunda, é um processo onde as chapas metálicas, são conformadas em forma de “copo”, um objeto oco. Os produtos finais são produzidos através de chapas planas sem modificação de espessura durante o processo de conformação.

  • Brasagem é um processo de soldagem no qual a união é executada por meio de uma liga metálica, de ponto de fusão menor do que o do metal base, sendo a junta preenchida por efeito capilar.

    Laminação é um processo de conformação mecânica, o metal é forçado a passar entre dois cilindros girando em sentido oposto, com a mesma velocidade superficial, distanciados entre si a uma distância menor que o valor da espessura da peça a ser deformada.

    Fresamento é um processo de usinagem, destinado á obtenção de superfícies as mais variadas, mediante o emprego geralmente de ferramenta multicortantes ( com várias superfícies de corte); há dois tipos básicos: fresamento cilíndrico tangencial e o frontal.